Pela segunda vez em outros tantos anos, este ano tive mais uma vez a oportunidade de fazer o tipo de férias que eu e a minha familia mais gostamos, na companhia de uma familia amiga, que tem três miúdos, que juntando ao meu faz uma catefrada de petizada, o que faz com que todos os adultos passem a ter olhos na parte de trás da cabeça. E assim, é mais uma vez que nos mudamos de armas e bagagens para dentro de um T0 com rodas e lá vamos nós passear pela Europa durante umas quantas semanas.
O engraçado é que esta família que nos passou a acompanhar a primeira vez à dois anos, que antes dessa primeira viagem não conheciam os jogos de tabuleiro modernos, este ano antes da viagem dispararam logo com a pergunta: e levas daqueles jogos? Uma das coisas que enfiei oura vez este ano no T0 rodoviário foi mais uma vez um sacalhão do IKEA cheio de jogos. Passou a ser um hábito sempre que se porporcionava à noite quando nos juntávamos depois do jantar, e depois de todos terem feito as suas respectivas tarefas diárias, ir buscar e ensinar e jogar estes jogos. Aquando da primeira vez a surpresa que tive o gozo de ver depois de alguma insistência minha e do meu miúdo em que jogássemos um jogo de tabuleiro, foi quase que electificante. Foi ver um mundo novo a abrir-se para eles, e o ínicio de umas férias que se tornaram assim ainda mais memoráveis.
Este ano ao percorrermos a Europa, fui-lhes dando a descobrir mais uma série de jogos. Assim juntou-se à viagem uma forma de entreter os serões que fio sempre diferente todas as noites. De algumas das noites deste Verão, ficaram-me na memória algumas que se tornaram épicas, como um jogo de Agricola ou uma noitada com um simples Rythm & Bullet. Juntando a isto as memórias que ficam de um parque de diversões baseado no melhor jogo de construções com pequenos tijolos, até à passagem pelos cemitérios da Idade do Bronze em Stonehenge, até às magnificas paisagens onde parece que ainda ecoa o grito de "Freedom!!", e a visita a capitais europeias enquanto que à noite se jogava um Ticket to Ride: Europe. Tornou-se assim um hábito para mim levar o hobby de férias comigo, e criar assim um enlace quase perfeito para todos os presentes.
Depois de três semanas e mais de oito mil quilómetros, o sentimento mais marcante é já o de saudade, esse sentimento tão português, que nos faz já estar a começar a planear a viagem do ano que vem, e a recomendação que já tenho, de levar outra vez mais "daqueles jogos".