8000 partidas a solo

Hoje alcancei 8000 partidas a solo, fica aqui o post que coloquei no BGG:



-----------------------------------------------------------------------



Today I reached the mark of 8000 solo plays.



I do log app solo plays (if equal to the solo variant in the physical game), and they represent about 15\20% of my total game plays.



As you can see down there, I do enjoy a lot fast and short games, with 2 young daughters time control is important, but I love the occasional brain burner game. I'm mostly a solo gamer, nowadays solo gaming represent about 80\90% of my total plays.



Here are some stats of my solo gaming through the years:



------------------------------------------------------------------------



An overall picture of how it went through the years.



2010

Total Solo Plays - 1 (Less than 1% of all time plays)

Most Played Game - Reiner Knizia Decathlon (P&P) - 1 Play (100% of 2010 plays)



2011

Total Solo Plays - 3 (Less than 1% of all time plays)

Most Played Game - Arkham Horror - 2 Plays (66% of 2011 plays)



2012

Total Solo Plays - 147 (1,8% of all time plays)

Most Played Game - Friday - 72 Plays (49% of 2012 plays)



2013

Total Solo Plays - 13 (Less than 1% of all time plays)

Most Played Game - Onirim - 6 Plays (46% of 2013 plays)



2014

Total Solo Plays - 73 (Less than 1% of all time plays)

Most Played Game - Infection Humanity's Last Gasp - 33 Plays (45% of 2014 plays)



2015

Total Solo Plays - 832 (10,4% of all time plays)

Most Played Game - Onirim - 74 Plays (8,9% of 2015 plays)



2016

Total Solo Plays - 644 (8,1% of all time plays)

Most Played Game - Airborne Commander - 67 Plays (10,4% of 2016 plays)



2017

Total Solo Plays - 1447 (18,1% of all time plays)

Most Played Game - Onirim - 340 Plays (23,5% of 2017 plays)



2018

Total Solo Plays - 1940 (24,3% of all time plays)

Most Played Game - Herbaceous - 290 Plays (15,8% of 2018 plays)



2019

Total Solo Plays - 1900 (23,8% of all time plays)

Most Played Game - Noch Mal - 535 Plays (28,2% of 2019 plays)



2020 So far…

Total Solo Plays - 1000 (12,5% of all time plays)

Most Played Game - Noch Mal - 120 Plays (10,5% of 2020 plays)



------------------------------------------------------------------------



Some additional stats:



Total Different Solo Games Played: 233

Total Different Solo Games Played with 10+ Plays: 121



Total Logged games in BGG: 10994



Solo games represent 72,7% of my gaming.



My Solo H-Index is 41 - Total Logged Solo Plays (8000)



Solo H-Index January 1st 2011 - 01

Solo H-Index January 1st 2012 - 01

Solo H-Index January 1st 2013 - 03

Solo H-Index January 1st 2014 - 03

Solo H-Index January 1st 2015 - 06

Solo H-Index January 1st 2016 - 18

Solo H-Index January 1st 2017 - 21

Solo H-Index January 1st 2018 - 28

Solo H-Index January 1st 2019 - 35

Solo H-Index January 1st 2020 - 40

Solo H-Index January 1st 2021 - 41 (current)



Top 10 Played games:



09,3% - 749 - Onirim

08,2% - 655 - Noch Mal (P&P)

05,5% - 436 - Herbaceous

03,4% - 275 - Skyline

02,8% - 225 - Cheese Chasers (P&P)

02,7% - 212 - Star Realms

02,4% - 195 - Castellion

02,0% - 160 - Urbion

01,9% - 151 - Friday

01,9% - 151 - Nations Dice Game

01,9% - 148 - Port Royal



------------------------------------------------------------------------

My milestones through time:



1000th play - 9th December of 2015

2000th play - 9th March of 2017

3000th play - 3rd November of 2017

4000th play - 14th March of 2018

5000th play - 16th December of 2018

6000th play - 28th March of 2019

7000th play - 29th December of 2019

8000th play - 30th April of 2020


É um feito deveras impressionante :slight_smile:



Como jogas a solo o Star Realms? Tenho comigo a versão base e pelo que li há uma expansão que permite o jogo a solo. Haverá alguma variante que permita o solo só com a versão base?

De umas cartas especiais, tal como na expansão frontiers, mas facilmente se encontra na net e joga-se.

​​​​​​. 

​​​​​​. 

​​​​​​. 

Só posso dar-te os parabéns!

8k solo plays é muito jogo laugh, e mais de 1000 partidas nos últimos anos  igualmente impressionante!



Grande abraço e que continues a disfrutar deste hobby wink

impressionante :smiley: e o ritmo está a crescer, solo players devem ser os unicos que jogam mais agora do que antes do covid… bom, talvez os online players :stuck_out_tongue:



p. falar nisso, time control é óptimo com jogos digitais async, dá para fazer literalmente 3 minutos de jogos, mas o ritmo não é apelativo a toda a gente ^^

Antes de mais, parabéns :). 



Gosto de jogar com mais pessoas, mas realmente creio que solo game seja a minha preferência. Ainda estou muito longe destes números porque, embora goste de jogos de tabuleiro desde pequeno, só ultimamente me comecei realmente a debruçar seriamente no assunto. No natal deram-me um jogo novo e a partir daí foi o descalabro. Creio que já é mais um vicio do que um hobby.



No entanto só comecei a adquiri jogos a partir de meio de Março, após 3 meses de pesquisa intensa de jogos, reviews, canais youtube, etc.



E escolhi bem, visto que entrámos todos em quarentena nessa altura :).



Desde então adquiri 11 jogos para juntar aos míseros 3 que tinha. Ainda acho que são muito poucos, mas já é um começo. A carteira também chora de vez em quando :D.



Queria aproveitar para perguntar o seguinte, visto que há aqui muita gente com mais experiência que eu.

  1. Que Apps usam para registar cada jogo que fazem? (já perdi uns quantos registos)
  2. Uma das coisas mais chatas nos jogos mais complexos ou com mais componentes, é montar e arrumar tudo, de forma a deixar tudo devidamente acondicionado (nao gosto de estragar o que tenho e perco algum tempo a repor tudo em sacos de plástico). Como costumam arrumar os vossos jogos, quando não têm um incert de origem? Apenas com geekboxes ou similares, ou existe outra forma mais simples? Por exemplo o Scythe, ou o First Martians, são jogos que demoram a montar e a arrumar se for apenas em sacos de plástico...
  3. Os próximos jogos que gostaria de adquirir, por parecerem ter bons solo modes, são relativamente caros, pelo que pretendia obter algumas indicações de quem já os tenha jogado e o que achou destes. Do que li são todos bons, mas queria uma opinião mais pessoal de quem já tenha experimentado:
  • This War of Mine
  • Mage Knight
  • Wingspan
  • Spirit Island
  • Zombicide Black Plague
  • Lord of The Rings: Journey in Middle Earth
  • Anachrony
Não sei se alguém já jogou a isto, até porque são jogos relativamente pesados e pica miolos em termos de componentes, estratégia e regras, mas se puderes e quiserem dar alguma opinião, agradecia :).

Obrigado. Caracol
 

Primeiro bem vindo, é sempre bom haver malta nova nestas andanças. 

  1. Eu pessoalmente registo tudo no bgg, se não tiver net na hora, costuma guardar no notepad do telemóvel e registo depois
  2. Há jogos que não tens grande hipótese, tem um setup chato e vai ser sempre chato, mas alguns até não usam alguns componentes e acabas por adaptar a organização dos mesmos para solo
  3. Posso dizer que já joguei e tenho o mage knight, meu favorito, this war of mine é excelente, wingspan é bom solo mas um pouco repetitivo, e o journeys ainda não explorei muito. Gostava muito de jogar o spirit island e o anachrony, o zombicide não é muito a minha onda, random demais. Mas dá uma vista de olhos aqui no grupo nos tops da malta para teres umas ideias novas

    ​​​​​​. 

    ​​​​​​. 

    ​​​​​​. 

Obrigado :). Eu sempre gostei de jogos de tabuleiro, mas nunca tinha ninguem com quem jogar. Este ano descobri que existe um mundo de jogos Solo, e que estamos a atravessar uma excelente década em termos de jogos. Posso dizer que pareço novamente uma criança :D:D.



Uma das coisas que já no ano passado pesquisava experadicamente era encontros de boardgamers, mas este ano a maioria foi cancelada por razões óbvias, e acabei por nao conhecer ninguem pessoalmente ou integrar-me em algum grupo específico. Felizmente a minha mulher também percebeu que até gosta bastante de jogos de tabuleiro. E consegui introduzir jogos a outros dois meus amigos/vizinhos :). agora já vamos jogando com alguma regularidade. 3 vezes por semana em tempo de covid é um exagero, mas como também não temos para onde ir nos finais do dia e noite…



Em relação às respostas:

  1. Obrigado. Boa dica. Só preciso agora de descobrir onde faço isso e começar.
  2. Não sei se percebi muito bem o que indicaste, mas creio que já faço isso. Há jogos que usei alguns acessórios para guardar material de forma mais rápida.em outros que uso mais vezes.
  3. Obrigado pela opinião. Realmente o Mage Knight parece-me ser o que mais me intriga e me leva a querer experimentar. Até porque como ainda tenho poucos jogos, quero tentar variar o mais possível em termos de mecânicas e de categorias de jogos.
NOTA: Quando indicas para ver alguns dos jogos que outros jogadores aqui apreciam, existe algum local com os rankings, ou tenho de ir individualmente a cada pessoa?

Por exemplo, os jogos que tenho são:
  • Terraforming Mars
  • Scythe
  • Catan
  • Alien Artifacts
  • Firs Martians: Adventures on the Red Planet
  • 7 Wonders e o Duel
  • Cities Skylines
  • Agrícola
  • Guilds of London
  • Imperio em 8 Minutos
  • Ricochet Robots (Não sei se foi comprado ou impigido há vários anos atrás :D)
  • Monopoy City (Comprado há muitos anos)
  • Risco (original) (Deram-me há muitos anos)
Tenho outros 4 ou 5 mais pequenos, apenas para quando quero introduzir jogos e mecânicas a outras pessoas que nunca jogaram, por forma a perceber quais as suas preferencias.

Daí querer variar um pouco. Nao tenho nenhum dentro do género do Mage Knight, Mansion Madness ou Gloomhaven. Também nao tenho nenhum com dice drafting. Enfim... mas os preços às vezes não são convidativos para quem quer colmatar o vício e experimentar sempre coisas novas! :(.

Principalmente porque até já no kickstarter tenho algum dinheiro empatado (The Great Wall, Afe of Atlantis, Terraforming Mars Big Box...).

Boas,



Bem vindo ao mundo solitário :slight_smile:



1- Eu uso a app BG Stats. Sincroniza com o BGG e dá-te uns belos gráficos e dados interessantes de veres e acompanhares (mesmo na versão gratuita)



2- Eu uso várias coisas e depende mesmo do jogo. Por exemplo jogos que venham com slots individuais para os minis normalmente mantenho pois como pinto os minis aproveito para os ter bem guardados. Também uso os saquinhos claro e é o que normalmente uso. Também uso muito as caixas de plastico (chamam normalmente Plano Box) para separar tokens por exemplo e ser mais rapido colocar na mesa pois basta tirar e pronto está Ok para ser usado. Fica aqui um link com exemplos de como a malta usa estas caixas mas eu normalmente procuro promoções nos supermercados, Aki, Leroy, etc:



https://boardgamegeek.com/geeklist/65321/o-plano-boxes-how-do-i-love-thee/page/1





3- Eu jogo mais jogos temáticos mas também gosto de jogar coisas do Vital por exemplo. Falando dos jogos que mencionas-te:

  • This War of Mine - Tenho e "gosto" do tema e como ele é apresentado. É bastante longo para o meu gosto mas é porreiro
  • Mage Knight - Não tenho e nunca joguei mas é complicado de jogar e acho que tens muita coisa mais acessivel e igualmente boa
  • Wingspan - É OK a solo mas se jogares com outras pessoas vale a pena ter
  • Spirit Island -  Nunca joguei
  • Zombicide Black Plague - É o unico jogo de Zombies que tenho e mantive. Dar porrada em Zombies é este jogo. Adoro o tema.
  • Lord of The Rings: Journey in Middle Earth - Gostas de LOTR então ou jogas War of the Ring ou este. Se gostares mais de Dungeon Crawlers e levelar os teus herois então jogar o JiME. Gostei apesar de a história ser apenas OK.
  • Anachrony - Não gostei do jogo multiplayer e nunca joguei solo

Se gostas de jogos temáticos e de suspense então vê o Mansions of Madness 2nd Edition. É o meu jogo favorito
Se gostas de Aliens vê o Nemesis
Cthulhu Death May Die também é brutal e bastante temático e divertido. Zombicide com tema do Lovecraft mas muito melhor.

Coisas menos temáticas:
  • Architects of the West Kingdom
  • Raiders of the North Sea
  • Scythe
  • Clank
  • Euphoria
  • Suburbia


 

Mage knight não é fácil de entrar, mas depois de passar a fase de aprendizagem, é um open world/rpg/deck builder fabuloso. O Gloomhaven recomendava dares uma vista de olhos no que vai sair agora Jaws of the lion, que serve de introdução ao Gloomhaven.

Tens de ir a guild cantinhos dos jogos a solo para ver os tópicos. 

Eu sou grande fã de jogos curtinhos e baratos, recomendo estes assim de repente: Onirim, Urbion, aerion, sylvion, Castellion, Friday, Lux aeterna, herbaceous, Airborne commander, Noch mal, after the virus, nmbr9, hit z road, tiny epic galaxies,Hostage negotiator, entre outros, podes sempre ver o meu perfil no bgg para veres o que tenho

​​​​​​. 

​​​​​​. 

​​​​​​. 

Obrigado pela resposta. Mas, como bom jogador que sou e interessado pelo tema, surgiram-me algumas dúvidas pelo caminho…

  1. A App BG Stats diz-me que é paga apenas... a não ser que esteja a verificar a app errada. A que encontro é da Eerko e é um fundo verde com um "piton" branco
  2. Excelente ideia :). Sabia que aqui iria encontrar novas ideias. Obrigado pela dica.
  3. Eu também prefiro os mais temáticos do que os abstractos :). Mas pretendo ter vários menos temáticos, tal como a lista que sugeriste, para jogar com outras pessoas que eventualmente queiram experimentar alguma coisa.
  • Estive quase a conseguir o Zombicide novo por 74 euros, mas acabou por não vir. Foi cancelado pelo fornecedor à última da hora... :(. Está esgotado em todo o lado, tal como a maioria dos jogos que pretendo :D.
  • Sim, gosto muito do universo LoTR, daí pretender o JiME. O War of the Rings parece um pouco fora do que procuro, e igualmente caro :).
  • O Mansions of Madness 2nd Edt também já considerei, mas terror não é bem a minha onda nos jogos de tabuleiro. Pelo menos acho eu. Daí preferir o LoTR, que creio ser similar em termos de mecânicas, e mais a minha preferência, Mas já ouvi dizer que é muito bom. No entanto o mais barato que encontro já disponível fica perto dos 92 euros
  • Gosto de Aliens sim, mas não sei porquê, embora já tenha ouvido falar muito bem do Nemesis, nunca me conseguiu cativar a atenção o suficiente. Talvez porque ainda tenho outros jogos que me interessam mais adquirir até considerar esse... Não sei!
  • Cthulhu Death May Die é um dos que também me chamou a atênção. Claro que está esgotado também lolol. E é bastante caro, pelo que existem outras opções mais baratas que pretendia primeiro, por forma a ter mais variedade nas prateleiras.
Nota: Na lista que sugeriste de menos temáticos, acertaste em todos :). Constam todos na minha wishlist. (menos o scythe que já tenho)

Jogos curtos são bons de se ter, visto que em algum momento me apercebi que os maiores e mais complexos, pelo tempo de preparação, jogo em si e respectivo arrumo, acabam não saltar muitas vezes para a mesa. É necessário ter alguns que seja apenas 45m a 1h entre preparar, jogar e arrumar. E mesmo assim às vezes já é muito :).



Obrigado pelas indicações de jogos mais rápidos. Os únicos que já pesquisei daí são o Friday, Tiny Epic Galxies e o Onirim. Aerion e Hostage Negotiator já ouvi falar, mas não analisei com atenção.



Os restantes, não conheço mesmo de todo.



Nota: Tens de ir a guild cantinhos dos jogos a solo para ver os tópicos. –> Afinal já seguia este grupo e não me lembrava :D.

Vai ao tópico top 10 jogos a solo, tens lá várias análises da malta e deves ter umas boas ideias para explorar

​​​​​​. 

​​​​​​. 

​​​​​​. 

 

[quote=Joao Caracol]Obrigado pela resposta. Mas, como bom jogador que sou e interessado pelo tema, surgiram-me algumas dúvidas pelo caminho…

  1. A App BG Stats diz-me que é paga apenas... a não ser que esteja a verificar a app errada. A que encontro é da Eerko e é um fundo verde com um "piton" branco[/quote]

Eu estou a falar desta:

https://play.google.com/store/apps/details?id=nl.eerko.boardgamestats

Se é paga é novidade para mim pois acho que não paguei por ela, mas dava por ela 1€ ou 2€ sem pensar duas vezes. É muito util a app se gostas de monitorizar os teus jogos e depois analisar o que jogaste, quando jogaste, com quem jogaste, etc.

Sim, essa agora é paga. 4,29€. Mas se é efectivamente boa aplicação, talvez vá nisso na mesma :). Obrigado.

Se te derem acesso a tudo é fixe. Eu por acaso existem algumas coisas dentro da app que não comprei.



Vê alguns videos para veres como funciona, mas para mim tornou-se um "must have".

Boas João, 



Bem-vindo ao mundo do solo gaming. Se fores como nós vais-te perder nas possibilidades que existem neste mundo enorme do solo! 



Qto às as perguntas, já foram aqui bem respondidas… Acrescento só que também uso uma app para registo de sessões de jogo e para "gestão" da colecção: BG Stats. Mas podes fazer o registo directamente no BGG tal como o Pedro faz. 



Quanto aos jogos que referes tenho todos menos o Zombicide e o LotR: Journey.



O This War of Mine é uma experiência única, não é para todos devido ao tema, mas é daqueles que nunca sairá da minha colecção devido a ser tão especial, com mecânicas inovadoras e altamente immersivo! 



O Mage Knight é uma referência no mundo solo e é imprescindível na colecção de um solo gamer, mas sinceramente não aconselho para alguém que esteja a começar… Foi o 2o jogo que comprei e acabei por o jogar dp de ter adquirido uns 50 a seguir…! 



Wingspan é bom no sentido que é ligeiro e adaptar-se bem para aquelas oportunidades em que tens mais gente a jogar, especialmente se for a "patroa". Das tal como Balrogas refere, pode tornar-se repetitivo. 



O Spirit Island está no meu top 3 dos jogos solo "não - wargames". Têm uma elevadíssima replayability, não há duas sessões de jogo iguais. As expansões trazem ainda mais variabilidade e mecânicas! Altamente recomendado. AndrePor e Balrogas… Têm que acrescentar isso à vossa colecção ;) 



O Anachrony é puxado a nível de queimar neurónios e tem um tempo de setup considerável, mas é um jogo mto bom a nível mecânico e estratégico. O Chronobot (adversário que tens qd jogas a solo) dá luta e é mto fluído nas suas acções! Recomendo tb dares uma vista de olhos… 



Tens um outro subgrupo enorme no mundo do solo gaming que são os wargames… Se mais tarde quiseres alguma dicas nesta onda falamos de novo. 



Conselhos vários:



1 Player Guild no BGG: um mundo de informações!! 



Tens no BGG tb uma lista anual votada pelos users qto ao top100 jogos solo (é bom para ficares com uma ideia geral e podes ver em cada jogo os comentários vários das pessoas) 



Tens vários grupos FB de solo boardgaming mto acessíveis e onde pessoal está sp a postar fotos e opiniões dos vários jogos… 



Podes também procurar os nossos users no BGG e ver as nossas colecções para teres uma ideia dos nossos gostos, ver o que é mais semelhante ao teu gosto… E tirar daí algumas ideias. 

Obrigado pelas dicas :).



Já percebi que moras perto de mim. Em Odivelas. Eu sou de Caneças. É mesmo ao lado.



Em relação à app indicada, o Balrogas também comentou essa. Vou analisar melhor a mesma.



"Se fores como nós vais-te perder nas possibilidades que existem neste mundo enorme do solo! " –> Rapidamente me tornei como vós. Perdido já ando eu, pois a vontade era gastar já umas centenas de € para adquirir vários jogos que quero. Mas como também não ia ter tempo para jogar todos ao mesmo tempo, acabo por ir comprando.



Em relação aos jogos, obrigado pelas opiniões. Foram muito úteis e importantes, visto que embora eu nao me importe muito com a complexidade do jogo, mesmo sendo um jogador recente, visto que felizmente tenho conseguido aprender os jogos de forma relativamente fácil. Mas começo a considerar outras opções para adquirir um jogo este mês, visto que o Mage Knight está esgotado em quase todo o lado, enquanto que o Mansion of Madness e o Spirit Island consigo arranjar aqui próximo. Como também tenho o grupo com quem jogo, se calhar o Spirit Island será mais aconcelhado, visto que acredito ser menos pesado e mais curto em tempo.



Embora seja maioritariamente para jogar solo, sabes se o jogo funciona também bem a 2 ou 3? É que no BGG diz que 2 é o recomendado, mas a 3 já não é muito bom!



E nem tenho bem a noção dos preços do Spirit Island, nem se 70/80 euros é caro ou não… :(.



"Tens um outro subgrupo enorme no mundo do solo gaming que são os wargames… Se mais tarde quiseres alguma dicas nesta onda falamos de novo." –> Sim, estou interessado porque é algo que me parece que aprecio, embora o único mais próximo de war que tenho é mesmo o Scythe, e acredito que nem sequer tenha nada a ver com o que queres dizer aqui :D.



Tenho de ver é quando haverá o próximo evento, encontro ou feira, seja o que for, para tentar estar presente. Pessoalmente é sempre mais fácil trocar ideias e conhecer o grupo.



Mais uma vez, obrigado pela resposta.



Cumprimento, João Caracol.

Joã … Começando pelo fim… Quando falo de wargames, não falo do Scythe ;) 



Podes vir no meu BGG alguns exemplos:



https://boardgamegeek.com/collection/user/cyberalien18



Comancheria;

Enemy Action Ardennes;

Falling Sky;

Castle Itter;

D-day at Tarawa;

Empire of the Sun. 



E outros que não tendo solo dedicado (por bots ou sistema q simule adversário…) acabam por se jogar mto bem jogando os lados todos:



Unconditional Surrender;

Paths of Glory;

Cataclysm;

LnL Tactical: Heroes of Normandy;

Normandy '44;

Etc… 



Mas isso vais ser para qd descobrires os tipos de jogos que preferes. 





Qto ao Spirit Island concordo que seja melhor jogável a solo ou 2 players, mas já joguei a 3 e continua a ser apropriado … Mais do que isso não aconselho pois torna - se mto complexo e demorado! 

​​​​

E sim, 70€ é preço justo

Bela lista de jogos que tens. Quando for grande também vou ter várias estantes com jogos xD.



Em relação aos wargames calculei que fossem outra coisa diferente do que tenho. Desse género ainda não experimentei nenhum. Ainda estou a descorbir o que mais gosto em termos de mecânicas e tipos de jogos. Mas pelo menos já sei alguns que não gosto. Já ajuda :).



Quanto ao Spirit Island, obrigado pelas dicas.