A Amiga da Onça - Episódio 3

A MENSAGEM QUE SE SEGUE É INAPROPRIADA PARA TODAS AS AUDIÊNCIAS DEVIDO A ELEVADOS TEORES DE SARCASMO.

Tenho a certeza que isto já vos aconteceu, meus queriduchos, andarem a salivar por uma sessão de roleplay com o "Mestre Dos Mestres", sabem, aquele GM que toda a gente elogia e fala e diz que ele é um génio. Os outros GMs reverenciam-no e falam dele em murmurios sussurados estilo velhas beatas na igreja a comentar o penteado pindérico da Dona Clotilde. Os jogadores tecem elogios e falam de como ele é TÃO espetacular e fixe e tem ideias bestiais -- elogiam tanto que só falta dizerem que gostavam de ficar prenhes do bendito homem e de fazer de incubadora do semen do homem durante nove meses só para que o mundo pudesse disfrutar de mais criaturas  divinas como ele.

Sabem, aquele gajo que é tão maravilhoso mas tão maravilhoso que até inimigos fidagais concordam que ele é bestial. Imagine-se que o homem deve ser o filho de deus, ou se não filho, pelo menos enteado favorito.

Portanto, por milagre ou cunha conseguem permissão para jogar no jogo dele, para alaparem o vosso rabinho á mesma mesa que a encarnação do deus Gygax. Passam horas a preparar a personagem, para que cada detalhe esteja perfeito, os nervos de primeiro dia de escola nova a voltarem, aquela necessidade imperativa de fazerem boa figura em frente ao icone vivo de GMdade. 

E o jogo começa.

Vem a primeira sessão. E a segunda. E a terceira. E lá pelo meio começa uma vozinha interior a falar-vos: "Oh pá, tu deves ser uma granda besta." "Realmente, deves ser um toni de todo o tamanho. Afinal tás a jogar no jogo do DEUS e estás a apanhar mais seca que daquela vez que deixaste a noob mestrar Vampire e ela meteu dois lobisomens a darem uma fodinha rápida dentro da piscina do teu PC... só porque sim."

Sim, porque só uma BESTA do calibre da Lili Caneças conseguia sentar-se à mesa do "Grande GM" e pensar que preferia estar numa sessão no dentista (que é meu tio, cheio de massa, e geralmente sempre que lá lhe caio no consultório, em vez de ser eu a pagar a consulta, é ele que me dá uma notita para os meus "alfinetes").

Porque o plot parece coisa colada às três pancadas e resume-se em 4 linhas de texto. Porque a história se centra TODA à volta de uma PC (amiguinha pessoal e graxista do deus) e o resto dos pobres PCs só lá estão para ver a banda passar. Aliás, minto... o resto dos PCs estão lá para servir de amas para defender a PC ou para serem alvos e distribuir porrada enquanto a menina está doente por ter sido envenenada.

Porque tirando as cenas de porrada (e as cenas de romance que se desenvolveram entre dois PCs sidekicks por necessidade imperativa: ou seja, ou faziam aquilo ou os jogadores caiam em coma) os outros jogadores todos não estavam ali a fazer nada. 

Porque quando um jogador faltava e o GM fazia-lhe o PC como NPC, o PC fazia exactamente o mesmo que se o jogador estivesse ali - ou seja, ser um espantalho para servir de "defesas" para a Miss Protagonista.

Porque quando a primeira série acaba e a segunda começa, a Miss Protagonista faz uma nova PC, desta feita uma feiticeira\cortesã, que é nobre e superior em importância a todos os outros PCs. E pode fazer a personagem com MUITO mais pontos que qualquer personagem inicial (porque os outros tb levaram XPs) mas em resultado enquanto que a minha PC continua no mesmo nivel (n é que me queixe, ela dá porrada) e a dela começa 1 nivel acima da minha.

E porque está-se mesmo a ver que a história vai ser sobre magia e coisas do outro mundo e os PCs não Miss Protagonista são TODOS guerreiros e vão ficar ali á espera que caia uma ameaça fisica do céu para eles se entreterem.

E PORQUE DURANTE UMA SESSÃO DE 7 HORAS O RESUMO (ALARGADO) DO QUE ACONTECEU FOI:

- Um esteve a dormir; Outra estar sentada a uma mesa esperando que  a senhora "Super Feiticeira Cortesã" se decidisse ir dormir também; Outro estava a tentar meter conversa com uma sentada a uma mesa e a querer ir dormir; E a SFC (super feiticeira cortesã) a falar com NPCs, a fazer conversa de chacha (contra isso nada, mas dentro da medida, n?)

- Vão dormir.

- Acordam.

- Entram num barco.

- Um rapaz pesca uma coisa esquisita do mar que o capitão manda atirar de volta, e que ficamos sem saber se era plot twist, preview, foreshadowing, excertos do proximos capitulos, ou só tentativa do GM ganhar tempo ou encher chouriças.

- Vem uma tempestade.

- A  SFC acalma a tempestade.

- Toda a gente faz lançamentos para não ser atirada borda fora.

- A SFC desmaia com o esforço.

Ora, como diria o sacana do meu irmão: "Maluco posso ser, mas pregos não como". Não, desculpem, o que eu queria dizer era: "Mas que MERDA vem a ser esta, PORRA?"

7 HORAS perdidas da minha VIDA! Porque me fio na fama de um gajo. Já joguei para cima de 20 sessões, sempre  com esperanças, sempre a pensar que o mal era meu, que era uma obtusa e que a fina arte do Deus GM era desperdiçada em mim.

Depois o nosso querido Aramoro juntou-se à festa (inteligente trocadilho com "Party", vá, riam-se).

E chegou à mesma conclusão que eu.

Sabem o que vos digo? Pregos não como, mas maluca devo ser porque continuo a jogar com o GM mais secante que já vi.

Alguém chame o 112, 115, tinóni ou que raio queiram chamar, porque estou a sentir uns arranques e acho que ou vou começar a vomitar ou a morder em toda a gente. 

Ainda há pouco contei uma história parecida no rpg.net.

Estive sem jogar rpg (bom ou mau, sem jogar ponto) durante vários anos, apesar de continuar a comprar os livros e a lê-los avidamente, eu e um grande amigo meu; até que um dia vimos num forum tuga um anuncio a pedir jogadores para uma nova campanha de D&D. Imediatamente fui investigar os posts anteriores do GM, e vi que toda a gente lhe elogiava a campanha. Pareceu-me bem.

Falei com o meu amigo, e juntos proposemo-nos jogar com o dito GM, que por sorte até morava perto de mim e tudo, portanto matavam-se 2 coelhos com uma cachaporrada só.

Fizemos personagens (um halfling ex-jogador de Blood Bowl a ser perseguido por apostadores, depois de ele falhar de proposito o passe que lhes garantiria a fortuna!), e lá fomos jogar.

Ao invés de pegar nas nossas coisas, o dito GM pegou mas foi numa aventura da Dungeon onde basicamente tinhamos que andar atrás lá de um NPC bêbado de caracóis azuis que saltava e dizia "olá estou aqui!", isto durante 3 sessões. O meu amigo queria desistir, eu é que insisti que ficássemos, e por minha causa aturámos as 3 sessões disso. Na última sessão tivemos o ponto alto, quando passámos à frente de uma aldeia goblin, toda a gente se escondeu e eu carreguei valentemente; a meio caminho parecia uma almofada de agulhas, tal a quantidade de setas espetadas, mas mesmo assim ainda fui a tempo de espetar uma cabeçada no chefe goblin que o deitou por terra - usar a cabeça! Bom, 3 sessões de nada, roleplay muito perto do zero, chatisse à volta da mesa que só faltou adormecer, aturar o meu amigo que queria desistir.

Finda a aventura, no caminho para casa, propuz experimentarmos um novo jogo chamado Mutants and Masterminds. Aceitaram, e até agora só temos jogado isso, basicamente.

Entretanto, esse jogador e a sua namorada saíram da party, acusando-me de fazer railroad e de lhes roubar a party. :)

Noutro assunto, geralmente o GM rock star sou eu. ;)

Edit: esqueci-em de dizer: bom assunto como já vem sendo hábito, muito melhor moderação da linguagem. ;)

Já tive minhas experiências com os supostos "Deuses GM".

Dentro das positivas encontrei que meu primeiro GM é um dos tais Deuses mesmo que ele recuse-se a aceitar o título, e realmente ele merece o título, sempre capaz de tirar um coelho do chapeu nos plots pra nos manter amarrados, mesmo que isso inclua nos dar uma sova daquelas, ele não tem grilo nenhum dá-le sova. Estou a tentar convencé-lo de unir-se ao FRO, pena que ele está tapado de trabalho.

Já do outro lado quero esganar quem foi o meu primeiro GM de Shadowrun (que mais parecia Spotlightrun) ele supostamente era O GM de Shadowrun, é tal como você diz, passamo-nos 6-7 horas a fazer o personagem com o GM, realmente até aí parecia tudo ótimo, ele realmente pedia explicações pras coisas e fez-me escrever um background de -duas- páginas, eu ADORAVA o personagem mesmo antes de começar... mas quando vc se encontra que tem um personagem adepto físico, com cyberimplantes Delta (que não lhe tiravam escencia) e uma katana de monofilamento de diamantita (sim é um Rip-off de cyberpunk além do mais) que basicamente era uma picadora Moulinex com ZERO personalidade e capacidades de RP além do "Ataco assim e assado, corto, rebano, decepo e faço suco num só round. Quanto Kharma vc me dá?" cuja história não passava de dois parágrafos de 7 linhas você suspeita de que a coisa de ser O Senhor GM de Shadowrun não é bem assim, foram 4 sessões de Moulinex enquanto nós o resto do party estávamos a babar de sono na mesa esperando que algo acontecesse que nos incluísse em cada sessão.

Verdade seja dita, continuei a jogar nesse party pq o resto de meus jogos estava parado e o desespero era tal que ia cada noite com a esperança de que Mr. Moulinex deixasse algo pra nos entreter... coisa que nunca aconteceu mais que uma vez que ele FALHOU um ataque, o resto do party parecía uma matilha de cães raivosos, a brigar por matar o coitado do inimigo que fora "poupado para interrogação" (como posteriormente foi dito por Mr Moulinex que NUNCA deixou ninguém com mais de dois membros colados ao corpo). Depois dessa ninguém mais foi pra sessões exeto Mr. Moulinex e o GM que a pesar de tudo continuaram a jogar a capanha, dizia o GM cada vez que chegava ao Pub (Um antro de geeks chamado "Tierra Média" quantas saudades desse lugar, as pizzas eram fantásticas, lembro-me especialmente de uma chamada "Alento de Smaug") onde jogávamos "Aceito Jogadores pra campanha de Shadowrun, tem diversão pra todos"

Realmente, agradeço que posteriormente em minha vida como RPer encontrei outro GM de Shadowrun que me mostrou o verdadeiro setting e tive sessões espectaculares.

Deveria ser criada uma associação para a proteção de players desamparados ou em mãos de GMs  patéticos, acho que seriamos mais do que pensamos.

Moderação de linguagem??? COMEQUIÉ?

Ai, que o menino é fino e delicado e tem ouvidos sensiveis. Pois, olhe só por isso lhe digo que no proximo episódio vai ter uma entrada só com caralhadas de propósito para si. Ai, que esta agora....

Não somos todos crescidinhos? Ainda temos medo dos palavrões, é?

Eu sou contra a obscenidade gratuita. No entanto, acho que depois de todas as merdas que tive que aturar, eu tinha mais que direito de dizer todo o tipo de palavrões possiveis e imaginários. Aliás, acho que eu precisava de DOIS dicionários inteiros de palavrões só para me exprimir o que vai na alma.

Histórias de horror como estas foram um dos grandes elementos que contribuiram para o movimento Indie em grande parte. Assim como para os sentimentos negativos alimentados por muitos dos defensores dessa nova geração em relação aos jogos ditos tradicionais.

Admito que nunca joguei numa campanha assim (quer dizer, fiz uma sessão que estava a ir nesse sentido, mas não nos voltamos a reunir). Como as minhas experiencias sao mais na base de mestrar, tentei sempre evitar as plots centradas num unico personagem. Estraga a diversão toda aos outros jogadores, e por arrastamento, o jogo. Sei evitar essas coisas como o diabo da cruz, até porque costumo ter jogadores que quando têm cenarios desses costumam dizer "porra para isto! olha, vou dar uma volta e deixo o resto do pessoal a fazer as coisas á maneira deles" e aí a sessão fica completamente partida. Mas eu acho que jogadores q façam isto têm razão. Se não se estao a divertir, podem aranjar maneira de alterar as coisas e mostrar a todos que assim não dá. Não será muito bonito pela parte dos jogadores, mas é uma maneira de dar uma estalada de luva branca aos DMs.

Light allows us to see, Darkness forces us to create...

Caralhos ta fodam mulher, és mesmo peixeira!

Já te disse que essa merda de andar a jogar RPG na ribeira aos sabados de manha é PODRE e depois sai desta merda!!!

E só para não dizerem que é gratuito, porra, este custou 3 centimos.

The contents of this e-mail have been determined by Minitrue as doubleplusungood crimethink. Memories of this e-mail will be corrected by Miniluv to restore goodthink.

Sou muito adverso ao text based roleplaying e acho que secas dessas devem ser frequentes para quem nao tem o MAME a mão.

Eu até compreendia se vcs fossem pessoas que não jogavam RPGs live mas tanto tu como o Aramoro têm facil acesso à droga. Porra, nos ultimos 7 dias foram 3 sessoes e hoje à noite esta a afigurar-se mais uma. Pensa assim: 7 horas dava para vires ca acima jogares e voltares e ainda por cima tinhas o prazer da minha godlike company :D

Pois o problema é explicar à mamã porque é que ando a ir dormir a braga a casa de gajos semana sim semana não.

A mulher ainda toda ressaibiada desde que descobriu que na vossa casa é só pilas.....

Todas as pessoas deviam dizer o que lhe vai na alma, mas por ex, em vez de dizer "vai prá puta que te pariu" podias dizer "vai dar caldinhos à mãmã, se te aprouver"; em vez de "a cona da tua tia é como o túnel das Amoreiras", dizias "a tua familia deve estar realmente contente contigo", e em vez de "vai levar na peida oh paneleiro da merda caralhos ta fodam a ti e ao teu pai com um pau de 2 metros", dizias simplesmente "o teor desta conversa é digno de apenas 1 cêntimo do meu tempo". Era mais divertido e menos agressivo para os olhos.

*tira notas* Eh pá! Que aprendi umas coisas novas! É o que é preciso!

Encosta a cabecinha no ombro da Amiga e chora, anda! Ou, como é mais o caso, pragueja que nem um carroceiro... Bom obrigada pelas dicas.... já aprendi mais umas coisas :D 

E por isso que em certas alturas se evita contar tudo às mamas.... "O que nao sabes nao te magoa" or some silly shit like that. :)

Se bem que no teu caso é mais "O que nao sabes nao te da motivos para me chatear"  

Nao se pode censurar a senhora pq enfim, alguem lhe pode ter dado a minha descrição.

Tasse mesmo a ver a imaginação selvagem, a visualizar a filhinha pequena sentada numa mesinha, oprimida por um gajo grande e mau, vulgo "eu", de capacete preto a proferir certas palavras...

"You were not wise to have come o'little one!"

Depois querem o que? Claro que já nem a deixa sair a rua, não vá o calmeirão andar em tournee!  

[quote=Rui]

Ainda há pouco contei uma história parecida no rpg.net.

Estive sem jogar rpg (bom ou mau, sem jogar ponto) durante vários anos, apesar de continuar a comprar os livros e a lê-los avidamente, eu e um grande amigo meu; até que um dia vimos num forum tuga um anuncio a pedir jogadores para uma nova campanha de D&D. Imediatamente fui investigar os posts anteriores do GM, e vi que toda a gente lhe elogiava a campanha. Pareceu-me bem.

Falei com o meu amigo, e juntos proposemo-nos jogar com o dito GM, que por sorte até morava perto de mim e tudo, portanto matavam-se 2 coelhos com uma cachaporrada só.

Fizemos personagens (um halfling ex-jogador de Blood Bowl a ser perseguido por apostadores, depois de ele falhar de proposito o passe que lhes garantiria a fortuna!), e lá fomos jogar.

Ao invés de pegar nas nossas coisas, o dito GM pegou mas foi numa aventura da Dungeon onde basicamente tinhamos que andar atrás lá de um NPC bêbado de caracóis azuis que saltava e dizia "olá estou aqui!", isto durante 3 sessões. O meu amigo queria desistir, eu é que insisti que ficássemos, e por minha causa aturámos as 3 sessões disso. Na última sessão tivemos o ponto alto, quando passámos à frente de uma aldeia goblin, toda a gente se escondeu e eu carreguei valentemente; a meio caminho parecia uma almofada de agulhas, tal a quantidade de setas espetadas, mas mesmo assim ainda fui a tempo de espetar uma cabeçada no chefe goblin que o deitou por terra - usar a cabeça! Bom, 3 sessões de nada, roleplay muito perto do zero, chatisse à volta da mesa que só faltou adormecer, aturar o meu amigo que queria desistir.

Finda a aventura, no caminho para casa, propuz experimentarmos um novo jogo chamado Mutants and Masterminds. Aceitaram, e até agora só temos jogado isso, basicamente.

Entretanto, esse jogador e a sua namorada saíram da party, acusando-me de fazer railroad e de lhes roubar a party. :slight_smile:

Noutro assunto, geralmente o GM rock star sou eu. :wink:

Edit: esqueci-em de dizer: bom assunto como já vem sendo hábito, muito melhor moderação da linguagem. :wink:

[/quote]

O dito DM nesta história sou eu… a dita coisa passou-se numa unica sessão, o dito NPC bêbado de caracóis azuis era um ranger que estava louco e vocês foram incumbidos de o procurar, a dita historia foi tirada de uma Dungeon, básica, práctica, simples, ideal para pessoas que não jogavam há colhões de tempo…

Todos fizeram os pcs que quiseram sem qualquer restrição, jogou-se, puderam fazer tudo o que lhes deu na telha, e sim, inclusive carregar sozinho sobre uma aldeia de goblins…, no final da sessão a dita deu para tudo, para o Rui fazer o seu pc como um ex-jogador de bloodbowl e a cada diálogo mostrar isso, para uma tiefling rogue insinuar-se, para a elf gray wizard ser arrogante, de tudo… queixas? isso tive-as eu e não apenas eu depois…

O pior aconteceu depois… No final dessa aventura o Rui, que devia sofrer da doença crónica DM a Necessitar de Jogar sugeriu jogarmos MnM. Como eu já tinha a minha campanha habitual aos sábados porque não, fiz um pc com poderes mentais, o telepata da party e lá fomos curtir…

Ou achava eu… Após umas sessões foi fácil ver que conhecimento de regras era quase nulo, o uso das mesmas era arbitrário e consoante o humor do GM, e finalmente a peça de arte, que foi o rapto do meu PC, a morte dele de maneira arbitrária e claro, o ficar 3 !!! sessões sem fazer nada, e no fim… o dito GM diz-me que nao posso fazer de novo um telapata porque seria demasiado poderoso… ou seja o meu PC morreu e estive 3 sessões a olhar para o ar porque o GM não teve tomates para me dizer isso na cara… e depois? lá fiz um novo pc… lá fomos num plot com mais buracos que um queijo suiço, com opções do género "voces têm de fugir da prisão senão morrem" ou coisas giras como as duas heroinas sao feridas, nao conseguem fazer nada, quando chegam os homens fazem tudo num ápice… em resumo, railroading do mais pesado, GM arbitrario… chegou, eu sai de lá, nao fui o unico e do que ouvi depois, plot digna de x-files, mas não das primeiras seasons

Em resumo, sim, é mau quando um GM acha-se tão bom que pensa que ele está carregado de razão, nem vê o obvio, depois diz ainda que me pediu desculpas pelo que fez ao meu pc, quando nunca o fez, e depois faz-se de coitado! Lição para a vida sem dúvida! Continuo no meu canto com os meus pcs, já tive que pedir a alguns para sairem, mas nunca foi hipocrita!

Quanto a roubar a party… Bem, só podes ter ilusões de grandeza, a única pena minha foi ter perdido o convivio com as pessoas que valiam a pena estar á volta de uma mesa, e aliás até a hipotese de me despedir delas foi negada quanto te recusaste a levar-me á sessão apos te ter dito que iria sair da campanha e os motivos… Enfim, coisas de um puto e não de alguem que supostamente é maturo…

bem ... estive a ler estes posts todos e já agora vou expressar a minha opinião tambem:

1º - não existem DM Deuses. Nunca Existiram não existem nem nunca iram existir.

2º - não existem Mega Jogadores. até os melhores morrem da maneira mais simples e estupida ou porque simplesmente rolaram um 1

3º - Roleplay não é um "take home, consume, and have a nice day". se querem que um roleplay seja em condições têm de fazer por isso. o DM não é o unico responsavel por uma sessão correr melhor ou pior. os jogarores têm pelomenos 50% dessa responsabilidade (talvez ate mais). é obrigação dos jogadores ajudarem o DM a criar a historia e o seu desenrolar. se os jogadores n têm paciencia para isso, mais vale comprarem uns livronhos verdes muito bons que se chamam "Aventuras Fantasticas" que esses sim, é ir para casa, consumir e viver feliz para sempre.

4º - é da responsabilidade dos jogadores adaptarem o personagem á campanha onde vão jogar. se a campanha está emcaminhada num sentido, e se os jogadores fizerem um personagem que esta encaminhado para outro, depois n se queixem que isto ou aquilo aconteceu, ou qeu o DM não deixou fazer isto ou aqui, ou por ai em diante.

5º - não existem Deuses na terra. o mais parecido que pode haver poderam assim .. muuuuito remotamente haver alguns Avatars E mesmo esses tambem não são Deuses. são masi humanos do que divinos, e como qqr outro humano que se prese, comete erros, e nem sempre estas nos seus melhores dias, e como nem sempre estas nos melhores dia pode cometer erros. como vêm é um ciclo vicioso. É OBRIGAÇÃO DOS JOGADORES ajudarem o DM a corrigir esses erros e não a simplesmente dizerem mal porque sim porque é muito masi facil e n dá trabalho nenhum. por isso façam o favou de parar de madnar vir com os DM que se esforçam (ou mais ou menos) para nos oferecerem uma tarde de divertimento, e façam qualquer coisa para ajudar a concretizar isso. qualquer DM que se prese aceita criticas constructivas e sugestões.

"gosto muito de quem fala bem, mas gosto ainda mais dos que fazer"

lembrem-se que isto É APENAS UM JOGO, e como qualquer jogo, o objectivo é divertirem-se. e não andarem á chapada.

obrigado.

Bom, é sempre chato quando acontece uma coisa destas. A gente conta as nossas histórias e dá as nossas opiniões, que é um direito que nos assiste (e um mal necessário para analisarmos os nossos jogos e procurarmos melhorá-los), sem mencionar nomes... mas isso obviamente não é grande consolo para quando um dos visados lê a história e se sente injuriado. Aconteceu-me o mesmo, aqui neste mesmo portal, no seu início de vida, quando usei como exemplos as sessões de jogo de um dos GMs que mais influenciou o meu estilo de jogar. Eu pensava que o estava a elogiar com a maioria dos meus comentários, e afinal... Bom, felizmente as coisas resolveram-se a bem e continuamos amigos e parceiros de jogo.

Mas voltando a este guisado específico, agora que ambas nos deram a sua visão dos mesmos acontecimentos, vou fechar os comentários neste post (em que realmente a nossa Ana trazia à mesa, com o refrescante espalhafato do costume, um problema importante). Não quero ninguém a acrescentar coisas com a cabeça quente, nem ninguém a vir em apoio de uma ou outra parte à procura de mais sangue, nem ninguém a cair na tentação de dizer só mais uma palavrinha em defesa da sua honra.

Conheço pessoalmente tanto o Rui como o Fernando, conheço pessoalmente o modo de jogar do Rui e acho que conheço o suficientemente bem o modo de jogar do Fernando através das histórias que ele e quem joga/jogou com ele contam. Deixem-me que diga a todos aqui que qualquer um dos dois sabe bem o que faz e é um entertainer por natureza; ambos sabem bem o que querem de um jogo e ambos sabem a melhor maneira de o conseguir. Só que, fatalmente, ambos querem coisas diferentes e incompatíveis. Eu, mesmo não partilhando de nenhuma das duas, admiro as convicções do Rui tal como admiro as convicções do Fernando, que se manteve fiel a um estilo bem definido de jogar mesmo quando este saiu de moda e começou a ser encarado por boa parte da comunidade de roleplayers como algo abaixo de cão, sendo que só de há uns anos para cá recomeçou a ter o respeito que - não se enganem - lhe é devido.

Sei que depois da troca pessoal de galhardetes tão cedo não vos vamos ver a apertar as mãos, mas espero que pelo menos possam coexistir em paz e manterem-se longe dos jogos um do outro. O hobby é pequeno demais para se poder dar ao luxo de ficar dividido por zangas irreconciliáveis.

Se alguém quiser discutir o assunto ou precisar de algum esclarecimento adicional, podem contactar-me pelos meios habituais ou por intermédio do formulário de contacto aqui.