Estamos aqui a falar de gente que acha que "interpretar personagens é uma estupidez" - e portanto não deve ser uma actividade criativa, quando é aí que reside TODA A CRIATIVIDADE dos jogadores. Que "estamos a jogar um jogo e o que interessa é lançar os dados".
Claro, eu não vejo nada de criativo em lançar dados e ver tabelas. E mexer as personagens como peças de xadrez, completamente afastadas dos jogadores. Isso é estratégia. É o que se faz nos boardgames. Uma experiência lúdica extremamente diferente (notem que não digo que seja mais ou menos divertida ou de qualidade superior ou inferior) que os RPGs.
O que me fazes lembrar.. sim também o conheço faz muito muito muito tempo.
Remonta à altura em comecei a jogar Vampire Masquerade 2nd edition.
Na altura o mestre de jogo era o Tullaris e que historias de horror e gozo para contar sobre o Necro.
Tinha eu um Nosferatu e consegui convencer o Ventrue dele a fazer uma visita aos esgotos com o seu melhor fato Armani LOL.
Em Cthulu depois de ele ter feito muita merda, acabou em Beja (1920) sem um olho com uma pala, uma perna de pau e um papagaio que se afeiçooua ele e não o largava.
Também como elfo queimou uma floresta para matar uns Orcs ou algo do género...As historias não acabam.
Já agora um pequeno reparo em relação aos "suspeitos do costume" aka os mestres de jogo de sempre.
Sim, é chato ser sempre o mesmo e gostamos de ser jogadores de vez em quando. Ajuda a refrescar as ideias e a fazer melhores sessões de futuro, sentarmos na cadeira de jogador e só termos de nos preocupar com um personagem.
Aproveito para acrescentar que SIM estou como jogador numa sessão de Vampire depois de vários anos como GM!!! Como é bom ser o insignificante micróbio no cosmos de novo :) e estamos a fazer New Orleans by Night (antes do Catrina)
Boa! Andei há pouco a rever coisas antigas de Masquerade e acabei por dar uma vista de olhos no New Orleans. Acho que prefiro a versão do Requiem, eh, eh.
Se quiseres inspiração, apesar de ser pós-Katrina, dá uma vista de olhos numa série da HBO chamada “Tremé” e numa graphic novel da Vertigo chamada “Dark Rain”.
O NecroSavant!? Esse ficou famoso no Porto, por organizar aqui o primeiro Live Action de sempre (de Vampire) que deu muito que gozar. Infelizmente, foi um mau embaixador para os RPers Alfacinhas, porque ele falava como se fosse o melhor RPer de lá -- o que fazia toda a gente achar que os lisboetas eram Rpers mais doidos de sempre.
Basta lembrar o Gangrel Sheriff dele de Aparencia 4, com asas de morcego que usava enroladas como se fosse uma capa, e uma cauda que enrolava á volta da cintura a fazer de cinto... que usava para dar cepas no pessoal que estava sentado ao bar (com ajuda de Obfuscate).
Essa história do LARP de Vampire soma-se a centenas de outras na RPGNET. Porque raio que será que os tipos que jogam esse LARP em particular acabam por descambar numa fantasia auto-masturbatória de "ser vampire é ultra-cool e in the zone" e "tenho poderes à barda que me fazem mais ultra-cool que tudo o resto porque, de resto, é a minha única maneira de interagir com outros seres-humanos, rebaixando-os e mostrando-lhes teh true way of the vampire!?
Já não vinha ao Abre o Jogo há varios anos. Entretanto, o RPL disse-me que este post existia e eu tive que vir ver.
Woot! May of 2006 and Still Going Strong! :D
Quanto ao teu post em si, acho que fizeste um bom esforço para o compôr e isso merece crédito. Algumas coisas que tu dizes fazem sentido, embora eu me limite a não concordar. Outras indicam claramente que não percebeste o que eu estava a dizer. Outras ainda indicam que tentaste extrapolar o meu ponto de partida e falhaste redondamente.
Pessoalmente, estou disposto a discutir isto tudo com alguma profundidade. (E abertura. Já me aconteceu diversas vezes mudar radicalmente de opinião durante uma discussão sobre RPGs.) Não sei se comentários a um blog post são o fórum ideal para isso, mas estou disposto a tentar.
Não vou, no entanto, construir uma resposta detalhada aos pontos todos do teu post. Isso só ia servir para alimentar umas quantas flame wars completamente desnecessárias. Mas se quiseres, fazemos isto a um ponto de cada vez.
Quanto à tua "ameaça" com o Alfa Pendular, fica desde já o meu convite para cá vires e termos uma conversa animada. Eu pago-te o jantar. :)
Uma nota acerca do teu disclaimer inicial: unnecessary. Não há uma única palavra no teu post que possa ser interpretada por qualquer indivíduo inteligente como um ataque à minha pessoa. (Infelizmente, não se pode dizer o mesmo de alguns dos comentários de outros utilizadores, mas enfim...)
Anyway, thanks again for this. :)
Edit: Só agora é que reparei que isto já tinha mais de um mês. :( O Red só me falou disto agora. Peço desde já desculpa pela mild thread necromancy...
[quote=Rui]Olha, e veres os comentários no teu próprio blog, hein? :-) Está tudo bem contigo e com os teus?[/quote]
Juro que vi e que estive cá Agosto (quase) todo, mas que os dias foram passando uns a seguir aos outros, e quando dei por mim, estava a meio de Setembro... :(
Then again, tu tens o meu número de telefone... ;p
[quote=JMendes]Pessoalmente, estou disposto a discutir isto tudo com alguma profundidade. (E abertura. Já me aconteceu diversas vezes mudar radicalmente de opinião durante uma discussão sobre RPGs.) Não sei se comentários a um blog post são o fórum ideal para isso, mas estou disposto a tentar.[/quote]
Este parágrafo era um convite, em jeito de desafio, passível de ser aceite ou rejeitado, conforme te apetecer. Estou, no entanto, na franca esperança que aceites. :D
Eu não sei o que andam a dar de comer ao pessoal de Lisboa, mas isto é muito esquisito! Eu digo mal dele, e ele convida-me para jantar E ainda paga?
Isto vai involver veneno na sopa á DiMedici, tou mesmo a ver.
Mas a sério, teria muito gosto de ter encontros sobre teorias de jogo, e até acho que vai ser possível, porque tou a pensar mesmo aparecer por aí em LX nos finais de Outubro, junto com o Rick e o Aramoro. Mais gente para se juntar à festa. Claro que eu vou precisar de pessoas a guiarem-me porque com o meu infâme sentido de orientação, vou andar às aranhas em Lx. Aramoro, leva o GPS!
[quote=LadyEntropy]Eu não sei o que andam a dar de comer ao pessoal de Lisboa, mas isto é muito esquisito! Eu digo mal dele, e ele convida-me para jantar E ainda paga?[/quote]
Heh! Não disseste mal de mim. Limitaste-te a questionar o que eu escrevi, o que para mim é bastante útil. Se não nos questionarem, como é que sabemos que temos razão? (E mais a sério, como é que crescemos e aprendemos?)
[quote=LadyEntropy]Mas a sério, teria muito gosto de ter encontros sobre teorias de jogo, e até acho que vai ser possível, porque tou a pensar mesmo aparecer por aí em LX nos finais de Outubro, junto com o Rick e o Aramoro. Mais gente para se juntar à festa. Claro que eu vou precisar de pessoas a guiarem-me porque com o meu infâme sentido de orientação, vou andar às aranhas em Lx. Aramoro, leva o GPS![/quote]
Avisa quando chegas e como vens, que a gente há-de se arranjar. Entretanto, vou distorcer esta tua resposta e interpretar como sendo um sim à discussão sobre os vários pontos deste teu post. Fica atenta ao meu blogue (o daqui, não o Lisbon Gamer), que este thread tem já demasiados side-posts para ser útil...
[quote=JMendes]Entretanto, vou distorcer esta tua resposta e interpretar como sendo um sim à discussão sobre os vários pontos deste teu post. Fica atenta ao meu blogue (o daqui, não o Lisbon Gamer), que este thread tem já demasiados side-posts para ser útil...[/quote]Não se esqueçam desta singela secção do fórum:
ME-DO!!! Há anos que não ouvia pronunciar esse nome e viveria feliz sem o ter voltado a ouvir. Poucos seres à face to planeta provocam tamanhos cenários de terror. Desconhecia por completo é que tal personagem se auto-intitulava jogador de RPG e que efectivamente se mostrava como tal :S Enfim... não é palavras que descrevam tamanho ser abjecto.
Os meus pêsames Lady Entropy e a todos os que estiveram presentes. Por outro lado, jamais encontrarão algo tão mau em Lx, já atingiram o fundo.