A Game of Thrones: LCG - a minha review

[i]Um jogo de intriga, poder e conflito militar...[/i]




[u]Jogo de Cartas ou Jogo de Tabuleiro?[/u]


O AGOT é um [b]LCG[/b] ou [b]Living Card Game[/b], como a Fantasy Flight Games o apelida, e creio que foi o primeiro jogo do género a aparecer na FFG. Este jogo já existia como CCG há alguns anos e como a FFG detém os direitos sobre a saga com os seus jogos de tabuleiro (AGOT BoardGames; Battles of Westeros) albergou também este CCG que tem algum sucesso nos US.

O AGOT tem uma mecânica interessante que permite funcionar como um típico jogo de cartas com 2 jogadores (1 VS 1) mas torna-se num jogo diferente quando jogado entre 3 ou 4 jogadores, oferecendo vários papeis aos jogadores que lhes permitem formar/condicionar alianças bem como oferecerem promessas que não terão necessariamente de serem cumpridas.

Os eventos de AGOT são normalmente jogados em modo Melee com 4 jogadores, sendo as Finais jogadas em modo Joust, entre dois jogadores. No entanto existem eventos onde só se joga no modo Joust e outros só em modo Melee.
Existem mais algumas variantes a estes modos de jogo base, como o Littlefinger onde cada jogador pode comprar favores a outros jogadores; a variante Hand of the King onde cada jogador escolhe o seu próprio Hand of the King entrando automaticamente em jogo; Kingsmoot em que o objectivo é adquirir vários títulos (este permite 6 jogadores) e ainda a variante Civil War, não utilizada em torneios, onde todos os jogadores partilham um deck comum.

Por isso, se há jogos de cartas como o Race for the Galaxy ou o Dominion que podem ser chamados jogos de tabuleiro, o AGOT com 3~4 jogadores consegue replicar muito melhor essa jogabilidade devido à necessidade de interacção entre jogadores.

O aspecto do tabuleiro:
[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic864126.jpg[/img]

Um jogo com 4 jogadores a decorrer:
[img]https://cf.geekdo-images.com/images/pic433006.jpg[/img]

[u]Living Card Game[/u]

Este conceito foi introduzido pela FFG no mundo dos jogos de cartas/tabuleiro. Um LCG junta o melhor de dois mundos, o de um jogo de cartas coleccionáveis e o de um jogo de cartas coleccionáveis! :)
Num LCG não existem cartas raras. Todas as edições são lançadas com conhecimento do que existe no set que se compra. Isto vai invalidar os famosos "mercenários" dos CCGs a enganarem os incautos. Aqui vem tudo listado, e as últimas edições disponibilizam 3 vezes cada nova carta, facilitando também a vida aos jogadores de torneio. (o máximo permitido para cada carta igual num deck é de 3x)
Isto também invalida os "cashiers" que têm dinheiro para investir na aquisição de cartas singulares (e raras) e montarem um deck que tiraram da net para poderem vencer a jogadores que não têm essa possibilidade de investimento.

Existem mais modelos de LCG como o Warhammer: Invasion, o Call of CThullu e o Lord of the Rings: The Card Game.

[u]Como é que se joga?[/u]

A FFG produz sempre videos de qualidade para apresentar os seus jogos, e este jogo não é excepção.

Como tal o melhor é verem esses videos:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=NRoMga4-w88&hd=1[/youtube]

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=gF8VptTIrxM&hd=1[/youtube]

O meu parecer à mecânica do jogo: [b]EXCELENTE![/b]

Primeiro porque neste jogo o turno é jogado em ex-aequo, com um jogador a agir em primeiro lugar. O turno é definido pela carta de Plot que se escolhe, irá definir o valor do dinheiro a receber, a iniciativa do jogador e o número de penalização que este irá poder causar ao adversário.

Em segundo lugar, não há turnos mortos. O setup permite colocar alguma coisa na mesa e não existe o "enjoo" de invocação de outros jogos. Mal se joga uma carta (um terreno ou character que faça efeitos) pode-se virar essa carta para utilizar o seu efeito.

Os combates... a escolha entre acções militares que obrigam o adversário a sacrificar unidades, as acções de intriga que descartam cartas da mão do adversário e as acções de poder que servem para acumular pontos para vencer o jogo tornam este jogo um monstro estratégico. Já li nalguns fóruns reportes sobre eventos e vários decks e estratégias utilizadas que vão desde o típico weenie-rush, a Power Surges, a Controlo... tudo o que existe noutros CCGs também é viável neste jogo. No entanto existem muitos factores que invalidam tácticas e decks, sendo usado um pouco o conceito de pedra-papel-tesoura, não existindo uma única fórmula que supere todas as outras.
E só o facto de se poder deambular entre um jogo 1-contra-1 para um jogo com mais 3 jogadores, aumenta muito mais o desenho estratégico na construção de um deck.

A fase de Domínio! Depois de muita porrada e efeitos é ainda contabilizada uma fase de domínio para dar poder a quem mantém o domínio no final da fase de combates (ou Chalenges).

Se quiserem dar uma vista de olhos às cartas bem como a artigos sobre o jogo, consultem este site: [url]https://cardgamedb.com/[/url]
Tem todas as cartas deste sistema e também dos restantes LCG da empresa. Só não tem o Warhammer: Invasion devido a políticas de copyright.

[u]Comparação com outros jogos[/u]

Dos CCG que já joguei (muitos!!), se este não é o melhor pouco lhe falta.

É um jogo bastante simples mas não simplista, e ao fim de uns 4 ou 5 jogos já se começa a dominar a mecânica e a perceber a estratégia.

No modo Melee o jogo lembra-me muito o Vampire: TES, mas em bom!

A utilização de recursos é semelhante a jogos como M:TG ou BattleTech.

O objectivo único de alcançar 15 pontos de poder não o torna num jogo como o M:TG, YGO e outros onde só conta chegar lá... este jogo apesar de ter um único objectivo tem 3 tipos de "combate" distintos com 3 efeitos, e pode condicionar e muito o plano. Fazer Rush e TopDeck neste jogo não o vence por si só! É capaz de oferecer um feeling semelhante ao Legend of the 5 Rings nesse aspecto, apesar do L5R oferecer vários tipos de vitória.

Dois tipos de cartas que fundamentam a estratégia de um deck: os Plots e as Agendas. Os Plots podem ajudar com os seus efeitos o funcionamento do deck enquanto a Agenda condiciona o seu tipo de jogo. Um exemplo interessante é ter uma Agenda que promove a aquisição de cartas enquanto a estação for o Verão, e condiciona se a estação mudar para Inverno.

Existem 6 Casas (Facções) e mais uma! Cada casa tem os seus pontos fortes e fracos, umas mais para a Intriga, outras para o Militar. E dentro das Casas existem diferentes formas de jogo, por exemplo os Stark têm decks Weenie-Rush, de Combos e de Control. Existe uma Casa que não tem qualquer associação a uma das famílias e pode ser usada para criar decks diferentes.

A política LCG torna-o num jogo extremamente acessível a qualquer bolsa. As novas expansões não invalidam cartas existentes nas expansões anteriores e nem são overpowered por serem de uma nova edição. As edições são temáticas e nunca com o intuito de introduzir mais-e-melhor à semelhança de outros CCG que vivem das rotatividades das expansões.

A política de eventos também é interessante. Erratas e FAQs sempre presentes ou não estaríamos a falar da FFG e restrição de cartas existe mas num grau menor.

Creio que o único jogo acima deste, de acordo com o meu gosto pessoal, somente seria o Middle-Earth CCG, pelas várias formas diferentes de se vencer o jogo.
Consegue estar à frente do L5R e BattleTech e muito mas muito à frente do M:TG e do V:TES!

[u]Opinião Final[/u]

Este jogo é definitivamente para fãs de CCGs que não gostam de andar em constante luta contra rotatividade de expansões e em cruzadas de procura "daquela carta" mega-rara que vence o jogo só porque sim! E facilmente se apresenta a não-jogadores, inclusive raparigas, devido ao tema (e também se seguirem a série, ajuda muito).
É de facto um evoluir de um CCG, onde o consumir consegue comodamente comprar o que quer e onde não existe qualquer política de vendas a condicionar o funcionamento do jogo.
E é um jogo para aqueles que gostam/gostaram de jogar Magic: The Gathering e também para jogadores de Yu-Gi-Oh que gostassem de jogar um jogo paralelo e com um pouco mais de tema e mecânica.

Tenho pena de não ter entrado em contacto com este jogo mais cedo. Apesar de ter ficado um pouco [i]hyped[/i] pela série, este jogo em nada está relacionado à série tendo sido produzido a partir de 2008. Algumas edições encontram-se fora de produção mas devido à série de TV a FFG pondera voltar a imprimir os sets antigos. Espero que o façam pois já ando à caça!

Comprei 1 Core Set e 2 Expansões "Big Boxed", uma para a Casa Martel e outra para a Casa Baratheon. Mais do que suficiente para jogar, mas recomendo a compra de 2 Core Sets para poderem complementar os decks do jogo. O tamanho dos decks é de 60 cartas mínimo, no entanto os Core sets trazem decks de 45 cartas.
Neste momento consegui um negócio com um beef que me vai vender 2 Core Sets e umas quantas expansões para formar 6 bons decks para o jogo.

Se alguém estiver interessado em experimentar este jogo é só dizerem-me qualquer coisa. Por ora só tenho mesmo decks de 45 cartas (dão para jogar na mesma) e não limitam o jogo de forma alguma.
Posso fazer demonstrações aos Sábados na loja Homem Azul e alguns dias de semana com aviso prévio. Também animo casamentos e baptizados!

E este é o único jogo que interessa...

Muito bom! Obrigado pela review. É um dos jogos que gostaria de experimentar. Achas qe tem de se ir mesmo para a caça às cartas e para a construção dos decks, ou o jogo base mais umas 2 ou 3 expansões consegue satisfazer?

Boas Pombeiro!

Se quiseres experimentar o jogo é combinarmos um destes dias, ou no Homem Azul ou num dos encontros mensais (aqueles que não são feitos à noite) e eu apareço com o jogo para uma demo! ;)

O jogo base traz 4 decks de 45 cartas. Nas regras de torneio mencionam que os decks devem conter o mínimo de 60 cartas, no máximo 3 cópias de cada. O jogo base permite uma experiência agradável jogado tanto a 2P como a 3P ou 4P. As expansões que irás adquirir vão dar-te mais liberdade para a criação dos decks mas é só isso. A não ser que optes por comprar 2 expansões específicas para complementares as 6 casas/facções do jogo.

Ao contrário dos CCGs este sistema da FFG é porreiro porque as novas expansões vêm Tournament Ready, ou seja, trazem 3 cópias de cada carta. Por isso se quiseres mesmo apostar num jogo competitivo é aconselhável 2x Core Sets e umas quantas expansões, dependendo do tipo de deck que queres construir.
Mas se queres o jogo só para uma experiência agradável e para gerar intriga a 4P, 1 Core Set chega bem, e expansões só a Princes of the Sun para teres a casa Martell e a Kings of the Sea para a casa Greyjoy.

Ou então ficas compulsivamente agarrado ao jogo (como eu) e desatas a comprar expansões e criares vários decks diferentes! :D

Abraço, e ainda bem que gostaste da Review!

Carlos Saldanha

Quando é que se marca aí um encontro para uma jogatana? Sempre estás a pensar em ir ao campeonato de Stahleck este ano?

Por acaso... não era mal pensado! Tenho de ponderar bem orçamento e disponibilidade. :P

Jogas só aos fins-de-semana... estou à espera dos packs dos Maesters para fazer umas experiências com uns decks! :)

E já saiu nova errata!

Eu fiquei à espera que aparecesses no encontro mensal de boardgamers para jogarmos isso.

Ontem estive com o jogo nas mãos, mas estive montes de tempo para arranjar 4 gajos para o jogarmos e acabamos por não o começar. Undecided

Quanto é que há oportunidade de jogarmos isso então? Podes vir a um dos encontros semanais ou mensais dos boardgamers?

Que tal no [url=https://www.abreojogo.com/node/9592]2º Encontro de Boardgamers de Odivelas?[/url]

Já agora quanto é o tempo de jogo a multiplayer de GoT a 4 jogadores? Ontem assustaram-me um pouco ao dizerem-me que já fizeram jogos a chegar a 8 horas. Mesmo que tu ganhes 3 power por turno, se os jogadores tiverem sempre a roubar power uns aos outros (por power-challenges) o jogo pode-se arrastar indefinitivamente não? ConfusedPrincipalmente com novatos que ainda não dominam os decks e as subtilezas estratégias do jogo.

Boas,

Epá... desculpa lá não te ter dito mais nada!

É-me muito díficil de aparecer nos encontros dos BGs.

1º porque os "normais" são feitos à noite e isso para quem vive na periferia e utiliza a rede pública de transportes é inconcebível.

2º porque só tenho dois dias por semana, um para a família a outro para o Hobby, e esse dia é sempre o Sábado, e normalmente opto por visitar a loja Homem Azul e fazer 1/2/3 jogos, seja de sistemas com miniaturas, sejam BGs, sejam CCGs.

Bom, a questão relacionada com o tempo de jogo depende muito dos jogadores e decks utilizados. Se usarem os decks base vai depender da agressividade dos jogadores enquanto se usarem decks já costumizados depende muito do tipo de deck e da sua orientação.

O normal num jogo de GoT competitivo é terminar ao 3º ou 4º turno em Joust e mais 1 a 2 turnos em Melee. Inclusive há decks que conseguem vencer ao primeiro turno, é ridículo mas acontece!

Mas lá está, depende sempre do deck e da agressividade dos jogadores. Se tiverem decks de Spam (muitos Characters namesa) vai criar um impasse chinês do qual é difícil de se sair a não ser que um jogador decida ser o agressor. E no modo Melee é preciso lembrar que os títulos servem para condicionar o jogo; se jogador A e B tiverem decks de Spam, C e D decks de controlo, existir um empate técnico entre Characters de A e B, um desses jogadores pode escolher o Role do turno de forma a que condicione o outro jogador, como por exemplo escolher um Role que seja o suporte desse jogador (assim jogador A-B não se podiam atacar) e atacar outros sem ter o receio de ser atacado por esse jogador.

E não esquecer o melhor deste jogo, pode-se sempre fazer pactos entre jogadores a cada turno! E quebrar esses mesmos pactos! ;)

E este é o único jogo que interessa…



Defenitivamente!

amo este jogo!!



Quero ver se jogo com mais pessoal, algem me arranja contactos??

encontros semanais, mensais de gamers??