A Game of Thrones LCG

Boas.

Gostaria de saber se alguém costuma jogar ao A Game of Thrones LCG (não confundir com o boardgame ou com o antigo CCG), impressões acerca do jogo, se recomendam, se funciona tão bem com 2 jogadores como com 3 ou 4, etc.

Obrigado.

Da ultima vez que pensei em comprar este LCG, fiquei com a ideia que é o tipo de jogo que demora uma hora e meia a jogar, se incluirmos o tempo de explicação, o que me parece um bocado pesado para um jogo de cartas.

Pois. Tanto quanto sei cada sessão dura em torno de uma hora, se os jogadores já conhecerem as regras.

Interessei-me pelo jogo pela natureza LCG (não tem o mesmo problema que afastou tanta gente do Magic the Gathering) e pelo que dizem ser a sua profundidade em termos de decisões estratégicas.

Tenho o jogo e gosto bastante. Para saberem se é um jogo que vos pode interessar posso dizer o seguinte:

- Para jogo de cartas é complexo e demorado. O reverso da medalha é que tem profundidade estratégica e táctica bem como muita variedade de opções, escolhas e decisões.

- O tema para quem leu os livros está bem implementado e enriquece muito a experiência de jogo

- O jogo funciona bem com 2 ou mais jogadores, havendo mesmo cartas que se adequam mais a uma versão ou a outra.

- Recomendo que antes de experimentar a versão para 3/4 jogadores, os mesmos estejam já familiarizados com o jogo na versão 2 jogadores. E estejam conscientes que é um jogo-sessão e não um filler.

Obrigado pelas respostas!

Aproveito para fazer mais umas questões:

Por tua experiência, quanto demora cada sessão? 1 hora, 1 hora e meia?

Mais complexo de aprender do que MTG?

E, mais importante: o jogo a 2 jogadores consegue ser tão interessante como com 3 ou 4?

Nunca li os livros mas até sou gajo para o fazer, quando acabar os que tenho do Cornwell.

Obrigado.

Eu tambem comecei a ganhar algum interesse pela "natureza LCG" como tu dizes. Ainda não tive oportunidade de ver nem de experimentar esse Game of Thrones, mas recentemente joguei e gostei muito de outro LCG: Warhammer Invasion.

Se ainda não experimentaste, aparece numa 4ªFeira dos Boardgamers que combinamos uma jogatina. Wink

Pessoalmente gosto da ideia dos LCG, de não estar a fazer um "blind buy", ou seja, gastar dinheiro sem saber se vais ter o que queres para fazer os teus decks ou "palha".

No entanto ainda não estou muito convencido. o LCG do Warhammer anda a lançar mini-expansões a cada mês pelo que parece, com 40 cartas diferentes cada. (55 na ultima). Só o facto de ser todos os meses significa que é necessário um grande investimento para acompanhar o jogo, e para piorar as coisas, dessas 40 cartas, 30 são em multiplos de 3 para teres o "playset" (o que é fixe), e as outras 10 são apenas uma de cada (o que não seria problema se as cartas fossem todas "unique" mas não é o caso), ou seja se quiseres ter 3x de cada uma dessas 10 cartas tens que comprar 3 vezes a mesma expansão e ficas com 9 cartas de cada uma das outras... muito má ideia na minha opinião.

Ao que parece eles vão mudar esse formato no futuro, mas é esperar para ver antes de decidir se me meto num LCG ou não.

Por mim continuo a investir $$$ em L5R que é um jogo tambem muito estratégico (não é "filler") e após fazer uma análise conclui que gastamos 16x menos dinheiro do que gastariamos em Magic, o que é uma diferença muito considerável.

L5R... estamos a falar disto:

https://www.boardgamegeek.com/boardgame/1887/legend-of-the-five-rings

?

As 4ªs dos Boardgamers são realizadas onde? (nunca fui a uma coisa dessas)

O interesse do A Game of Thrones também me surgiu porque posso comprar o core set por 25 euros já com portes. Mas, lá está, também tem o problema que referes em relação ao Warhammer, têm sido lançadas muitas expansões.

[quote=hyped78]

L5R... estamos a falar disto:

https://www.boardgamegeek.com/boardgame/1887/legend-of-the-five-rings

?

[/quote]

Sim, estou a falar disso mesmo, eu jogo vários card games diferentes, boardgames, RPGs, etc e esse é "hands down" o meu predilecto. Se quiseres podemos combinar um dia para eu te fazer uma demonstração e experimentares a ver se gostas. Wink

Podes contactar-me aqui pelo Abreojogo ou através do contacto que está no meu perfil

[quote=hyped78]

As 4ªs dos Boardgamers são realizadas onde? (nunca fui a uma coisa dessas)

[/quote]

Então não fazes mesmo ideia do que andas a perder! Laughing Aparece e não te vais arrepender.

O próximo encontro semanal é nesta quarta feira dia 24 (que por azar calha no dia da greve).

Tens o link aqui do evento aqui: https://www.abreojogo.com/node/7955

Este próximo fim de semana (27 & 28) tambem vamos ter o encontro nacional/anual cá em Lisboa, o maior evento do ano. Não faltes! (Link: https://www.abreojogo.com/node/7951 Website: https://lisboacon.com)

[quote=hyped78]

O interesse do A Game of Thrones também me surgiu porque posso comprar o core set por 25 euros já com portes. Mas, lá está, também tem o problema que referes em relação ao Warhammer, têm sido lançadas muitas expansões.

[/quote]

Pessoalmente não conheço o Game of Thrones por isso não posso comentar sobre esse, mas gostei muito da experiencia do meu 1º "LCG" (o Warhammer). Mas se a tua escolha se deve puramente a nivel monetário, digo-te que nós em L5R gastamos 30€ ... de 3 em 3 meses (fazendo as contas: 10€/Mês) e arranjamos tudo o que precisamos para jogar. Claro que é preciso gostar do jogo, visto que é mais estratégico e complexo que Magic e demora um pouquinho mais tempo a jogar. Não é para quem anda simplsmente à procura de um "Filler".

O jogo a 3/4 jogadores é mais interessante no sentido de multiplicares ainda mais as opções e as estratégias. No entanto dificilmente o jogas em 1h30 a não ser que os decks sejam de tal modo desequilibrados que um jogador "limpe" os outros com rapidez.

O jogo a 2 joga-se em menos de 1 hora e como tal é mais fácil de encaixar no horário. O jogo é suficientemente rico para ser também uma experiência bastante interessante. Não ficas com a sensação de ser o parente pobre da versão multiplayer.

Quanto à aprendisagem, um jogador habitual apanha depressa a lógica mas ajuda ter uma cábula com o significado dos vários termos. Não tenho comparativo com o Magic pq nunca o joguei.

O Passionfruit é um... restaurante?

Já agora, reparei pelo teu profile que somos vizinhos! Moro no Lumiar.

João, check your mail. Wink Enviei-te os meus contactos para falarmos melhor já que somos "vizinhos".

Aqui tens um pequeno youtube que foi filmado lá no Passion Fruit para nos ficares a conhecer um bocadinho:

https://www.youtube.com/watch?v=z-NWUTu9u8s

Nós aqui em Coimbra temos um grupo que está bastante activo no que toca a Game of Thrones LCG.

Posso concordar com a maior parte das opiniões até aqui mencionadas. Gostaria de acrescentar que em relação à diferença entre jogar a 2 ou em multiplayer há bastantes diferenças, especialmente se levares o jogo mais a sério. Apesar das regras serem praticamente as mesmas, é bastante diferente jogares contra 3 adversários em vez de teres de te preocupar com apenas um.

O investimento inicial neste jogo é bastante bom porque providencia tudo o que é preciso para jogar uns jogos directamente "out of the box" com os 4 baralhos pré-construídos que dão bastante bem para aprender o jogo e além disso dão diversão para uma série de dias.

Quanto a desenvolver o jogo e comprar mais cartas. Para acompanhar o jogo é necessário o investimento de cerca de 12€ mensais que é quanto custa cada expansão que sai mensalmente e que traz 60 cartas fixas (3 cópias de cada). Parece-me razoável e sinceramente o formato LCG é bastante justo porque toda a gente tem as mesmas cartas para construção de decks.

O nosso grupo de jogo aqui em Coimbra gostaria muito de encontrar outra malta aí pelo país que jogue Game of Thrones. Fomos este ano ao torneio europeu que teve lugar em Bacharach na Alemanha.

Se quiseres mais informação dá uma olhadela no nosso antigo blog (https://taquinasblog.blogspot.com) onde podes ver dois artigos sobre Game of Thrones na página inicial, um sobre o torneio de Stahleck em Bacharach e outro sobre como se joga AGOT no fim da página. Se fores ao site https://www.fantasyflightgames.com/edge_minisite_sec.asp?eidm=10&esem=4 encontras um tutorial em video e até podes fazer download de demo decks para experimentares o jogo antes de comprar.

Espero ter ajudado e já agora se houver aí mais grupos que joguem AGOT, ou se souberem da existência de grupos, que se pronunciem.

Boas a todos!

Eu comecei agora a minha experiência aGoT:LCG! Mais por culpa da série da HBO... e consegui implementar este jogo à minha cara metade que gosta e joga jogos de tabuleiro mas sempre considerou os jogos de cartas enfadonhos... neste momento este é um dos jogos preferidos dela, e meu!

Como jogo de cartas per se (como em CCG/LCG) é capaz de ser um dos melhores que joguei. Gosto da forma como o jogo nos envolve e nas várias possibilidades de vitória. As Agendas dão uma dimensão táctica diferente dos CCGs onde só interessa o Rush e o Topdeck. Não tem tantas possibilidades como o Legend of the 5 Rings mas também não vence sem interactividade, como é possível no L5R.

Eu escrevi uma review extensa no fórum da loja Homem Azul (https://forum.homem-azul.com/forum3/viewtopic.php?f=6&t=2138) e estou à espera de receber a minha restante encomenda (mais 2 core sets e umas expansões) para criar os decks/estratégias que tenho em mente e começar a fazer Demos/Sessões nessa mesma loja.

Se depois quiserem marcar jogos estejam à vontade... espero ganhar calo suficiente para tentar ir ao Europeu deste ano!

E este é, no momento, o melhor jogo de cartas do mercado! Thumbs Up

Comprei o core set na Fnac, e jogo este jogo á já algum tempo, estou a pensar comprar umas expansões.

Costumo jogar mais a 2, com um dos meus primos.

Mas gostava de conhecer mais pessoal de portugal, para jogarmos!!

Podiamos combinar um encontro em lisboa e fazer uns bons jogos!!!

Quero muito conhecer mais pessoal que joga este jogo!!!

gosto da ideia de nos juntarmos todos um dia