Depois do miminho aos fãs com a reedição do Space Hulk, se bem que uma pequena fortuna, a empresa inglesa volta a mostrar porque é que não é propriamente adorada no Board Game Geek.
Pediu ao site para que se removesse todos os conteúdos referentes aos seus jogos. Cenários feitos por fãs, FAQs, folhetos de ajuda, traduções de regras, basicamente, tudo. Diz-se até que ainda virá a pedir que se removam as imagens.
Isto depois de, por exemplo, dar caça a uma das grandes comunidades de Blood Bowl por, por exemplo, ter um símbolo dos manuais deles no topo da página. Isto a uma comunidade que é fã de um jogo há muito OOP, e que era provavelmente uma das poucas razões pelas quais alguém ainda jogasse aquilo.
A philibert, pelos vistos, também foi obrigada a remover imagens da empresa que lá tivesse.
Enquanto tiverem a vender a pontapé prós putos na casa dos 12 aos 16 anos, tão-se a borrifar com o resto do ppl que lhes exige serviço de suporte a clientes, regras claras e concisas, FAQ's etc.
Há neste espaço um thread antigo que li recentemente onde se debatia a velha questão dos PDF e da Pirataria nos RPG. Quando somos deparados com acções destas por parte das mega empresas que PRECISAM do NOSSO dinheiro para sobreviver para que lado crêem que pende a balança? É nestas situações que um fan legítimo atacado desta maneira começa a considerar meios pouco recomendáveis de acesso aos jogos...
Acho que é de lhes responder e dizer: Já que o material exposto os prejudica tanto, que vão banir os jogos da Games Workshop do forum. Para idiota, idiota e meio.
Não se aplica ao caso. Precisam mais eles de nós que nós deles. Se as pessoas se unissem (e olhem que a internet já demonstrou coisas destas possíveis que até então eram inacreditáveis) e realmente boicotassem os produtos da Games Workshop ias ver como eles voltavam com o rabinho entre as pernas. É que perderem 10 fans é uma coisa, mas olha que se de repente perdem 10.000 envolve muito dinheiro, postos de trabalho, lucros e cabeças rolam na empresa.
Isso é o ideal, os consumidores falarem com a carteira de que não gostam de certas decisões de uma empresa e por isso se recusam a comprar determinado produto (ou mesmo todos).
No entanto um boicote desse tipo parece-me tão exequível como um boicote à Wizards, não se arranja massa crítica suficiente para fazer mossa no negócio e tudo continua na mesma.
Talvez esteja enganado, mas infelizmente a maior parte das pessoas pensa apenas no seu próprio umbigo quando há uma destas acções de mobilização.
Sou 100% a favor da ideia de votar com a carteira. É mais uma razão que posso usar para não me desgraçar e ir comprar a terceira edição de Warhammer :)
Estar a substimar o poder da internet é um grande erro. Aquelas petições que chegam até nós através de e-mail e que se pede para assinar, enquanto umas são treta há outras que já tiveram cobertura mediática pelos telejornais e que até conseguiram atingir objectivos.
Hoje em dia é uma ferramente muito poderosa e usada assim em foruns pode ser eficaz. Começar pelo Board Game Geek, contactar os users, e pô-los a contactar os amigos e por aí fora, um site protesto onde as pessoas assinam (não é assinatura que vale, mas é para dar visibilidade à quantidade de pessoas que se recusam a comprar GW). Pode ser que pegue... Além disso o "não" toda a gente tem por garantido, por isso não há nada a perder.
Agora, há um senão, eu não sei a razão que levou a GW a tomar essa atitude, se houve alguma violação do protocolo e/ou regras de trademark para exibir os simbolos deles, criar fan material, etc, então não leva a lado nenhum, pelo contrário, vai parecer só patético. No entanto se cada regra foi criteriosamente seguida e eles fizeram isto só porque lhes apeteceu então aí os fans têm grandes hipóteses.
É que da minha experiência em Foruns Oficiais, o fan material não só é aceite como até encorajado não só no próprio site como em Fan Sites desde que cumpram as regras.
[quote=Tiago]No entanto um boicote desse tipo parece-me tão exequível como um boicote à Wizards, não se arranja massa crítica suficiente para fazer mossa no negócio e tudo continua na mesma.[/quote]Acho que há três factores que mitigam qualquer boicote. Primeiro, a GW tem efectivamente boas miniaturas e ideias interessantes. Tudo o resto, incluindo os preços, pode ser mau, mas há muita gente que valoriza o produto final e eles nisso são bons. Segundo, essa gente que valoriza o produto da GW são clientes que ao longo dos anos já se habituaram a não se importarem com as prácticas de negócio da GW, ou seja, não querem boicotar porque querem continuar a comprar coisas de que gostam. Terceiro, o próprio boicote em si é uma acção bastante indefenida, já que há muita coisa da GW que está licenciada a outras empresas, desde jogos de tabuleiro a jogos de computador. Até que ponto tanta gente diferente deve ser prejudicada por estas más decisões da GW?
O que a GW precisa é de ser abalada pela concorrência e isso infelizmente é que ainda não aconteceu. Por isso, a melhor maneira de os prejudicar não é boicotar, é comprar a mesma coisa noutro lado.