A ilha dos gatos


Sinopse:

A ilha dos gatos é um jogo em que o objetivo é salvar gatos de uma ilha, esses gatos estão representados em diferentes poliminós que cada jogador tem de colocar no seu barco. No fim ganham pontos pelas diferentes famílias de gatos e por objetivos comuns e os pessoais que entram em jogo ao longo das 5 rondas que o jogo dura, além de outras variáveis pontuáveis. Quem tiver mais pontos final do jogo é declarado vencedor!

Como se joga:

⇒ Setup

No início coloca-se o tabuleiro da ilha no centro da mesa e o barco Vesh (preto) na casa 5 da escala de rondas (parte de baixo do tabuleiro).

Por baixo do tabuleiro da ilha colocam-se as fichas de tesouros comuns em função do número de jogadores:
 5 de cada tipo a 1 e 2 jogadores;
 8 de cada tipo a 3 jogadores;
 11 de cada tipo a 4 jogadores.

Por baixo do tabuleiro da ilha colocam-se também 6 fichas de gatos Oshax (gatos brancos), todas as figuras de peixe e de gato nas diferentes cores (verde, lilás, vermelho, laranja e azul).

Dentro do saco colocam-se todas as fichas de gatos e todas as fichas de tesouros raros

Baralham-se as cartas de descobrimentos e forma-se uma pilha de bisca.

Cada jogador recebe um tabuleiro individual representando o seu barco (lado com o gato vermelho voltado para cima) e um cesto permanente.

Escolhe-se o jogador inicial. Esse jogador começa por escolher um gato da reserva na cor que desejar e coloca-o na 1ª posição da ordem de turno (tabuleiro da ilha). Por ordem, e no sentido dos ponteiros do relógio, todos os outros jogadores fazem o mesmo, de acordo com a sua ordem de turno, definindo-a assim antes de começar a partida.

O barco de cada jogador está dividido em 7 divisões distintas e identificadas por pequenos ícones: 2 de papagaio, 2 de lua, 1 de maçã, 1 de espiga e 1 sem ícone. Há ainda ícones de mapa do tesouro em 5 cores diferentes (verde, lilás, vermelho, laranja e azul) espalhados pelo barco que quando são cobertos por uma ficha de gato dessa cor permitem ganhar um tesouro comum de bónus.

⇒ Desenvolvimento

Uma partida dura 5 rondas (representando os 5 dias que dura o resgate dos gatos). Em cada dia os jogadores executam as seguintes fases:

  • Encher os campos
  • Pesca
  • Exploração
  • Ler manuscritos
  • Resgatar gatos
  • Achados raros
  • Manutenção

Encher os campos

Nesta fase o jogador inicial vai colocar fichas de gato, retiradas do saco, para o lado direito e para o lado esquerdo do tabuleiro de ilha. O número de fichas é sempre 2 fichas de gato por jogador para cada um dos lados, ou seja, por exemplo, numa partida a 3 jogadores 6 fichas do lado direito e 6 fichas do lado esquerdo. Sempre que sai uma ficha de tesouro raro, coloca-se por cima da ilha e não se contabiliza no total de fichas de gatos que se têm de colocar nos dois lados do tabuleiro.

Pesca

Cada jogador retira 20 peixes da reserva para junto de si.

Exploração

Nesta fase cada jogador recebe 7 cartas do baralho de cartas de descobrimento. Cada um seleciona 2 cartas e passa as restantes para o jogador à sua esquerda (rondas ímpares) ou à sua direita (rondas pares). Este processo repete-se até que todos passem um carta final para o jogador da esquerda.

Depois de todos voltarem a ter 7 cartas na mão, cada jogador paga peixes pelo somatório todas as que quiser e possa pagar (canto superior esquerda da carta). As que não quiser descarta e não paga por elas, obviamente. O descarte é sempre mantido oculto para que ninguém saiba que cartas se descartaram.

Ler manuscritos

Cartas azuis: Nesta fase os jogadores colocam em jogo as cartas azuis que tiverem comprado. As que dizem manuscrito público devem ser reveladas para todos os jogadores e são, a partir de agora, objetivos comuns a todos os jogadores, devendo ser colocadas numa zona visível a todos; as que dizem apenas manuscrito devem ser mantidas em segredo, junto do tabuleiro do jogador, e só darão pontos a esse jogador no fim do jogo.

Resgatar gatos

Cartas verdes: No início desta fase, por ordem de turno, os jogadores vão revelar as suas cartas verdes: botas = velocidade / cestas = resgate de gatos. Depois de todos terem revelado as cartas verdes desejadas, procede-se à contabilidade da velocidade de cada um. O que tiver maior valor de botas passa para o primeiro lugar na ordem de turno. Ajustam-se todas as posições em função da velocidade de cada um, se houver empate entre jogadores não se altera a sua ordem.
As cartas verdes com cestas são importantes, pois para resgatar um gato é sempre preciso ter uma cesta para o fazer. Há cartas com cestas partidas, nesses casos são precisas duas cartas de cestas partidas para representar 1 cesta normal.

Depois de ter, eventualmente, uma nova ordem de turno, começa o jogador inicial por resgatar um gato de um dos lados do tabuleiro da ilha.

Para resgatar um gato é preciso pagar 3 peixes (lado esquerdo) ou 5 peixes (lado direito) e 1 cesta normal/ 2 partidas / 1 permanente. A cesta permanente, sempre que for usada, é virada para o seu lado cinzento. Se a cesta usada for uma ou duas cartas, depois de usadas devem ser descartadas.

Um gato resgatado tem de ser logo colocado no navio do jogador obedecendo às seguintes regras:

  • A primeira ficha de gato pode ser colocada em qualquer parte do navio;
  • As fichas seguintes têm de ser colocadas de forma a tocar com pelo menos um lado de uma ficha já presente no navio;
  • As fichas não se podem sobrepor às outras nem podem ultrapassar a linha limite do navio;
  • As fichas devem coincidir com os espaços do barco ficando devidamente alinhadas;
  • Sempre que uma ficha de gato cobrir o ícone de um mapa de tesouro da mesma cor, o jogador pode retirar imediatamente uma ficha de tesouro comum e colocá-la no navio respeitando as mesmas regras da colocação de ficha de gato (os ícones de mapa podem ser cobertos por gatos de cores não correspondentes, mas dessa forma não dão bónus de ficha de tesouro).

Depois dos dois lados do tabuleiro de ilha ficar sem gatos para resgatar ou se todos os jogadores tiverem passado a sua vez, termina esta fase. Todas as cartas verdes jogadas, mas não utilizadas, são descartadas!

Achados raros

Nesta fase os jogadores vão jogar as suas cartas de achados raros: cartas amarelas e cartas castanhas.

Por ordem de turno, os jogadores podem jogar 1 carta de achado raro e executam a respetiva ação. Se for uma cartas amarelas, retiram um tesouro raro (dos disponíveis por cima do tabuleiro da ilha) e colocam-no no seu navio conforme as regras de colocação de uma ficha de gato; se for uma cartas castanhas, retiram um gato Oshax dos disponíveis conforme as regras de colocação de uma ficha de gato, depois escolhe um gato da reserva e coloca-o por cima dessa ficha de gato Oshax, a partir de agora esse gato Oshax assume essa cor e concorrerá para a família de gatos dessa cor.

Manutenção

Nesta fase são descartados para a caixa do jogo todas as fichas de gato que não tenham sido resgatadas. Atualiza-se a marcador de rondas, avançando uma casa, se esse avanço for para a casa com o ícone da mão, passa-se à fase de pontuação final, caso contrário, dá-se início a uma nova ronda.

Para a nova ronda é permitido manter todos os peixes que não tenham usado, assim como as cartas pagas mas não usadas. Não há limite de cartas na mão.

Cartas instantâneas

Cartas roxas: as cartas roxas podem ser usadas a qualquer momento do dia, devendo ser anunciadas pelo jogador antes de executar a sua ação, no entanto, se mais que um jogador anunciar uma carta roxa, respeita-se a ordem de turno.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina no final da 5ª ronda. A pontuação faz-se usando o bloco que acompanha o jogo:

  • -1 ponto por cada ratazana visível no navio;
  • -5 pontos por cada divisão que tenha pelo menos um quadrado destapado;
  • Pontos por cada família de gatos (gatos da mesma cor formando uma área contígua):
    3 gatos = 8 pontos; 4 gatos = 11 pontos; 5 gatos = 15 pontos; 6 gatos = 20 pontos; 7 gatos = 25 pontos. Por cada gato suplementar após o 7 adiciona-se +5 pontos.
  • 3 pontos por cada ficha de tesouro raro (tesouros comuns não pontuam!)
  • Pontos pelos manuscritos pessoais (variável em função do objetivo);
  • Pontos pelos manuscritos públicos;

Se houver empate no final da contabilização dos pontos, ganha quem tiver mais peixes por usar, se ainda assim o empate subsistir os jogadores empatados partilham a vitória!

Avaliação:

A ilha dos gatos tem um tema que nos surpreende logo no primeiro contacto… salvar gatos! Se para uns isto pode soar a algo de muito normal, para quem tem menos sintonia com os bichanos, talvez o tema não seja assim tão cativante, porém a dimensão, o peso da caixa e a grossura do cartão deixam antever um jogo especial…

Depois de abrir a caixa percebemos que o seu conteúdo é feito de materiais de muito boa qualidade e percebe-se finalmente que a grossura do cartão da tampa tem uma razão de ser. No seu interior pode ver-se o desenho de uma mira a convidar a uma soneca para a bola peluda lá de casa! A edição deste jogo está muito acima da média e merece um destaque especial.

O jogo é um mix de inúmeros mecanismos, desde o draft de cartas, à colocação de fichas em formato de poliminós, a objetivos finais variáveis, coleções, entre várias outras mecânicas. Nada de novo, mas tudo muito bem articulado e a fazer sentido, resultando numa jogabilidade muito competente e aditiva, que nos prende desde o início até à pontuação final, que é quase sempre muito indefinida no que toca ao vencedor final.

Em relação à ilustração consigo perceber a lógica associada ao lettering do título (geométrico como os poliminós que sustentam o jogo), mas a mim não me agrada particularmente. Friamente diria que pouco importa esta opinião pois está no domínio do gosto pessoal, e como é do consenso geral “gostos não se discutem!”

As regras vêm em português, graças à aposta da Maldito Games no mercado nacional, e a possibilidade de jogar um jogo destes, tão dependente da linguagem, pela inúmera quantidade de texto nas cartas, é a mais importante qualidade deste jogo e uma alegria imensa poder ver esta realidade a surgir no nosso país! O livro de regras está bem traduzido e a sua estrutura facilita a aprendizagem do jogo.

No fim estamos perante um jogo simples de entender e aprender, com bastante profundidade estratégica graças à variabilidade das inúmeras cartas que acompanham o jogo. Todos aqueles que gostam de jogos com este lado puzzle e com muita variabilidade nos caminhos para a vitória vão gostar desta ilha dos gatos.

Um jogo que causará impacto quando o jogarem e que obviamente tem um lugar próprio para si numa ludoteca que se diga eclética.