A influencia da morte do Adam na historia pessoal (1a sessão de Janeiro)

Texto:

Á luz de hoje, e como podem comprovar pela hora do meu ultimo write up, também ontem quando cheguei a casa, tenho estado a pensar no que significa, para o meu lado do jogo, o Adam ter morrido. Uma avaliaçao pelo lado da jogadora, saliento, nao desta vez pelo personagem; porque o Ian, como seria de esperar, e como espero ter conseguido transmitir com o Write up, está completamente de rastos.

Sendo completamente sincera, devo admitir que fiquei bastante desiludida porque estava a adorar o desenvolvimento da relação dos personagens, relaçao essa que com a morte do Adam só durou uns meros instantes. Além do plot central estava bastante satisfeita de poder explorar o plot pessoal do Ian, agora abruptamente interrompido. Por isso perdoem-me a franqueza, mas nao me pareceu justo ficar sem uma parte tao importante só porque a dificildade -5 com 3 sucessos foi atingida. Claro que os PCs tem influencia fulcral na historia, é obvio que assim seja, mas até que ponto um mero tiro deve ter o poder de destruir a história pessoal do outro jogador é discutivel.

Claro que podemos sempre argumentar de que com esta situação toda, o Ian vai ficar um persoangem muito interessante e com o mood certo para o World of Darkness. Nao vou dizer que nao concordo, agora o que eu nao concordo é que seja essa versao que eu queira jogar, e mesmo que o fosse nunca seria por ter perdido o Adam.

Nao me interpretem mal, o NPCs nao sao sagrados, mas cada um tem o direito de salvar/ destruir a sua própria historia. Teria ficado triste se os Lancea o matassem quando fossem atras dos Circle, mas a culpa e a escolha tinham sido minhas. Mas mesmo aí deixaria por jogar muitas cenas interessantes (como a dificuldade em olha-lo quando o Ian foi responsavel pela destruição do que o Adam mais valorizava), mas isso seria outro assunto. O que está em questao é que a situação parece que se descontrolou e a parte intima da minha historia desapareceu por um tiro.Dificilmente me parece justo que tenha de "arranjar um desenrasque" (a falta de melhor expressao) para manter algum interesse pela parte mais lateral da historia.

Talvez como mestre de jogo, tivesse segurado as pontas, mandado o Adam para o inferno como o Alain queria te-lo usado para fazer; agora nao sacrificaria um ramo da história assim. E parece-me até indecente que esse sacrificio tenha de ser feito. Havendo a hipotese de ele voltar, ou de nós termos de descer ao inferno para o ir buscar, parece-me uma abordagem muito mais interessante e cheia de possibilidades do que matar um NPC com potencial. Afinal é a história que conta, nao é? Ter morto o Adam foi um corte abrupto e desnecessario, ja para nao dizer a destruição total do que eu pretendia da história.

Por outro lado vai desencadear um final muito proximo á historia porque se os Pcs se viram um contra o outro é só uma questao de tempo (e de pouco tempo, devo acrescentar) para que um mate o outro. Por muito interessante que isso possa parecer, nao o é quando é o objectivo fulcrar de um persoangem, em detrimento do resto da história.

Creio que este é um tópico demasiado sensível para ser discutido por posts. Será melhor discutirmos a três no jantar de Sábado.

Não obstante, e tendo em conta que em boa parte sou responsável pela "morte" do Adam, creio que me compete dizer de antemão:

1 - não sei se falaste com o Ricardo sem eu saber desde ontem, mas caso contrário, creio algo prematuro afirmar que o Adam "morreu". Já várias vezes nesta crónica fiquei com a distinta ideia de que os NPCs vivem ou morrem ao sabor do nosso interesse por eles.

2 - seria de muito mau tom, imho, menosprezar o que estás a expôr com um "assim o Ian fica com o mood certo", ou "o confronto entre os personagens é interessante"; cada um de nós poderá ter a sua opinião a esse respeito, mas isso NÃO é o assunto que está aqui em causa. Deixemos isso de lado.

3 - na mesma ideia de tentar comentar algo com o máximo respeito pelos teus sentimentos, gostaria de deixar claro que o ponto 1) acima não é uma tentativa patética de consolo.

Concordo que este é um assunto complicado para discutir, quer seja aqui, quer seja numa conversa no próximo sábado, porque a nossa Ikki-chan levanta muitas questões ao mesmo tempo. Eu podia ignorar isso tudo e simplesmente responder à pergunta do "Adam morreu? sim/não", mas ficar por aí é só raspar a ponta do icebergue, ou seja, mais cedo ou mais tarde garanto-vos que vamos nos deparar com outra situação semelhante.

Para já, apesar de todas as aspas que "morrer" num RPG tem, eu acho que sim, e todos os personagens envolvidos na história também acham que sim. Se me disserem que - quando alguém morre - pode ir para o Céu, pode ir para o Inferno ou pode ficar como um fantasma, então sim, teoricamente todas as personagens simplesmente passam para outra dimensão quando morrem. Agora, na minha opinião, na cena em que o Adam - consumido pelo seu lado negro e tomado pelo abismo - se tornou um portal para o inferno, o Adam é destruído quando o portal é destruído. Acho que qualquer outra hipótese seria inverosímel e não imagino outra interpretação. Para mim, foi essencial não dar a ideia que o Adam é aprisionado pela joia, antes pelo contrário, o seu espírito monstruoso consome-se a si próprio como um buraco negro. A joia e a Marlene são só um espelho, o abismo dentro dele faz o resto. É exactamente por o Adam não conseguir controlar o seu poder que o Alain arranja maneira de o voltar contra ele. À medida que vou pensando no monte de coisas estranhas que vocês já encontraram - e vou incorporando o que vocês fazem de imprevisível - é importante para mim manter esta coerência.

Agora, tentando responder a muitas coisas ao mesmo tempo:

[quote=Ikki chan]Sendo completamente sincera, devo admitir que fiquei bastante desiludida porque estava a adorar o desenvolvimento da relação dos personagens, relaçao essa que com a morte do Adam só durou uns meros instantes.[/quote]Eu não diria "uns meros instantes". Durou o tempo suficiente para o conhecermos, mas não o tempo suficiente para ele tornar-se outra pessoa por causa do Ian.[quote]Além do plot central estava bastante satisfeita de poder explorar o plot pessoal do Ian,[/quote]Para mim, o plot é todo o mesmo e tento constantemente que seja assim. O meu plot "central" é o "pessoal".[quote]mas nao me pareceu justo[/quote]Uma questão de justiça aplicava-se se houvesse aqui alguma competição em que a regras fossem aplicadas de forma diferente a um caso ou outro. Há RPGs que dá para jogar assim - e por isso é que D&D é tão popular - mas este, como deves concordar não é um deles.[quote]ficar sem uma parte tao importante só porque a dificildade -5 com 3 sucessos foi atingida.[/quote]Os dados só estão lá para ser lançados, são fogo de vista. Se não concordas com o que o Ãngelo quis fazer, diz isso. "Não concordo que outros jogadores possam agir sobre os meus NPCs. Não concordo que o Jacob queira matar o Adam."[quote]Claro que podemos sempre argumentar de que com esta situação toda, o Ian vai ficar um persoangem muito interessante e com o mood certo para o World of Darkness. Nao vou dizer que nao concordo, agora o que eu nao concordo é que seja essa versao que eu queira jogar, e mesmo que o fosse nunca seria por ter perdido o Adam.[/quote]Tu gostaste da ideia de eles morrerem juntos. Mesmo não tendo sido planeado, foi isso que aconteceu, de certa forma. Se o Ian tivesse mesmo morrido, não estava cá para se aperceber disso.[quote]Nao me interpretem mal, o NPCs nao sao sagrados, mas cada um tem o direito de salvar/ destruir a sua própria historia.[/quote]Isso seria verdade se a história e os NPCs não pertencessem a todos. Tu sabes que eu e o Ãngelo pensamos assim, já várias vezes falamos disto. Ainda vais a tempo de dizer "Ãngelo, faz o que tu quiseres, mas nada que faças pode interferir com o Adam, o Samuel ou a Diane."

[quote]O que está em questao é que a situação parece que se descontrolou[/quote]RPG é assim. Mesmo eu que sou supostamente o all-mighty mestre-jogo fiquei sem fio condutor para próxima parte do plano do Alain. Como é que ele agora tem o acesso que quer ao inferno? Vai desistir, vai falar com o Bran, haverá outra maneira? Não sei. Agora, não posso aceitar manipular a situação ou bloquear o que o Ãngelo queria fazer só porque estraga aquilo que eu tinha planeado. Para que é que ele está a jogar, então?

[quote]Talvez como mestre de jogo, tivesse segurado as pontas,[/quote]É tentador fazer ilusionismo, mas, apesar das dificuldades, prefiro preservar a participação de todos sobre a história e acho que já sabes disso. [quote]mandado o Adam para o inferno como o Alain queria te-lo usado para fazer[/quote]Já expliquei como o Alain não ia mandar ninguém para o inferno com aquilo tudo.

[quote]parece-me uma abordagem muito mais interessante e cheia de possibilidades do que matar um NPC com potencial.[/quote]Para o Jacob, pode se considerar que é importante conseguir exercer vingança e pode também se achar interessante um conflito que se revele entre o Ian e o Jacob por causa disso.

Volto a dizer que o nosso ponto de discórdia está no grau de abertura que cada participante na sessão poderá manter em relação aos outros. Tu mesma desesperas com as respostas vagas que te dou acerca do que devia ser do "domínio do mestre-jogo". Sim, em parte improviso, em outra parte planeio, mas noutra parte estou à espera daquilo que vocês querem fazer.

Antes de mais, er... foi um desabafo,nao uma agressao a ninguém. Nao estava a apontar o dedo a dizer "és mau, estragaste-me a historia", estava a comentar a situaçao e como me senti com ela. Este forum é, afinal, para trocar pontos de vista, certo?

Também quero deixar claro q nao estava a tentar puxar a pontinha da manga do mestre de jogo a pedir para mudar a história. Acho q o Write up do Ian deixou isso claro tb. O Adam morreu e eu adaptei o personagem (ou estou a tentar adaptar) a situação.

Claro q me entristece, sim e foi só isso q estava a dizer. Nao foi birra.

Assim sendo, espero q ng tenha levado a mal e se levaram, peço desculpa dd já e repito-as no sabado.

Speaking of which, sabado devo tar despachada cedo, eu diria apartir das 2 da tarde. Por isso digam-me, por favor, a q horas e onde vou ter.

[quote]

Agora, na minha opinião, na cena em que o Adam - consumido pelo seu lado negro e tomado pelo abismo - se tornou um portal para o inferno, o Adam é destruído quando o portal é destruído.

[/quote]

Alternativamente, poderia ter sido "libertado" quando o portal é destruído. Mas concordo que, do ponto de vista de "common sense", tem mais lógica assim.

[quote]

Para mim, o plot é todo o mesmo e tento constantemente que seja assim. O meu plot "central" é o "pessoal".

[/quote]

Aqui concordamos. Isto - de o plot pessoal de cada um ser o plot central do jogo - tem mais impacto do que pode parecer.

[quote]

Isso seria verdade se a história e os NPCs não pertencessem a todos. Tu sabes que eu e o Ãngelo pensamos assim, já várias vezes falamos disto. Ainda vais a tempo de dizer "Ãngelo, faz o que tu quiseres, mas nada que faças pode interferir com o Adam, o Samuel ou a Diane."

[/quote]

Aqui, creio que exageras. Tens razão no sentido de que a história e os NPCs pertencem a todos. Mas, sendo estes jogos, apesar de únicos, jogos de sociedade, também todos temos um dever implícito de, na nossa diversão, não prejudicar a diversão dos outros. Nesse sentido, lamento o sucedido - não confundir com arrependimento, sem ofensa.

Não proponho que voltemos atrás, que joguemos novamente a cena a partir da minha acção do tiro - particularmente tendo em conta os write-ups que vocês já fizeram. Mas, compreenderia se a Inês quisesse ir por aí, e apesar de não ser a minha preferência, não me oporia.

[quote]

O que está em questao é que a situação parece que se descontrolou

[/quote]

Isso já tinha falado um pouco na terça feira. Pessoalmente, não consigo encontrar grande "nexo" o Jacob seguir um percurso tão perigoso como o acompanhar aqueles dois à embaixada. O motivo de "that's where I get my kicks", de parte do jogador, é lógico mas também levanta a questão de se temos muito mais a fazer com esta crónica...

Após o write-up do Ricardo, pessoalmente, sinto essa questão desvanecer-se! :)

[quote]

É tentador fazer ilusionismo, mas, apesar das dificuldades, prefiro preservar a participação de todos sobre a história e acho que já sabes disso.

[/quote]

Concordo! Acho resistires a essa "tentação" bastante bom sinal. Creio que mesmo tu talvez te divirtas mais assim?

[quote]

Para o Jacob, pode se considerar que é importante conseguir exercer vingança e pode também se achar interessante um conflito que se revele entre o Ian e o Jacob por causa disso.

[/quote]

Sim, mas isso é a opinião do Ângelo, e não invalida o que disse acima do dever de cada um de não "cortar" a diversão dos outros.

Incidentalmente, aproveito para propor hoje encontrarmo-nos por volta das 19h no Sr. Fernando. Até fins de Março deixo de poder jogar à semana portanto se conseguirmos esticar a sessão de hoje e falar um pouco sobre a evolução da história, tanto melhor.

Abraço,

Ângelo