A Morte de um Portal - rpg.com.br

Quando resolveram abrir o abreojogo.com estavam a pensar exactamente em abrir um portal sobre o tema RPG e outros jogos. Quem esta a frente sabe o quanto é difícil e o quanto o portal ainda terá que andaraté chegar ao nível da rederpg.com.br, por exemplo.

O engraçado é que antes da rederpg.com.br havia o rpg.com.br que era um site enorme, com milhares de associados e cujas discussões - eu estava inserido na mail list deles - chegava a passar dos mil E-Mails por tema.

Em algum lugar no passado, cuirosamente quando a rederpg.com.br surgiu, o site começou a perder qualidade. Primeiramente muito de leve até que a diferença entre os dois portais era gritante.

As notícias do rpg.com.br que eram sempre em primeira mão começaram a ficar defasadas... começaram a incuir outras coisas que nada tinham a ver com RPG tradicional até que há umas duas semanas tentei entrar no site e descobri que o endereço está fora do ar e assim continua desde então.

Há pouco o tempo pus uma mensagem falando sobre o mesmo que estava acontecer com o falerpg.com.br, outro site muito bom e até bastante grande. A morte de um dos maiores sites de RPG do Brasil.

E não é caso para desvalorizar. Eu ando pela net toda a caça de sites de RPG e digo e que o rederpg.com.br é do melhor do melhor, incluindo sites de qualquer nacionalidade, e o rpg.com.br já esteve também lá em cima. Como é que ele decaiu a ponto de simplesmente desaparecer da net? principalmente para quem está envolvido no abreojogo.com esta é uma pergunta que vale a pena ser feita, afinal creio que uma das aspirações de quem cria um portal é chegar pelo menos ao mesmo nível do rpg.com.br, pelo menos nos seus tempos aureos.

É realmente lamentavel ver um grande site acabar assim no limpo internético. Alguém chame por favor um clerico de vigésimo nível para ver se um ressurect dead resolve a situacção!

Eu não conheço os sites de que falas, por isso não posso comentar sobre eles, mas o site de rpg de referência que tenho e que visito diariamente é o rpg.net, principalmente a secção dos foruns RPG Open, onde se discute de tudo; aí a energia que se gera na discussão de temas é absolutamente abismal (lá a discussão de O Mito do Bom RPG gerou 23 ou mais páginas...). Fora isso, eles têm excelentes artigos baseados em rpg e que vão desde o ser bom jogador, ser bom gm, criar um rpg, criar aventuras, o estado do hobby, como gerir uma empresa de rpg, etc, e ainda têm espaço para críticas e novidades. Muito interessante mesmo.

Claro que a realidade norte-americana é completamente diferente da portuguesa: eles lá têm sempre mais de 200 pessoas a cada momento, aqui vejo sempre as mesmas 5 ou 6 caras a responder aos temas lançados - convenhamos que há uma certa discrepância! :D

No nosso caso julgo que o AbreOJogo, se continuar com os temas fortes e com as discussões salutares, pode afirmar-se como o portal de rpg em Portugal.

Agora sobre o que referes, acho que o Ricardo é a melhor pessoa para comentar.

Ricardo, passo-te a palavra!

[quote=efernandes]Eu ando pela net toda a caça de sites de RPG e digo e que o rederpg.com.br é do melhor do melhor, incluindo sites de qualquer nacionalidade, e o rpg.com.br já esteve também lá em cima. Como é que ele decaiu a ponto de simplesmente desaparecer da net?[/quote]

Essa é uma pergunta fazeres aos administradores do falecido portal, não? Ou no mínimo a quem estava lá e acompanhou de perto a suposta decadência. Temos cá alguém nessas condições?

[quote=efernandes]principalmente para quem está envolvido no abreojogo.com esta é uma pergunta que vale a pena ser feita, afinal creio que uma das aspirações de quem cria um portal é chegar pelo menos ao mesmo nível do rpg.com.br, pelo menos nos seus tempos aureos.[/quote]

A nossa aspiração/missão está claramente definida em https://www.abreojogo.com/sobre desde que começámos, há mais de um ano atrás. Se estou a acompanhar bem a evolução das tuas preocupações, talvez queiras ler o segundo e terceiro parágrafo com mais atenção:

[quote=ricmadeira]Queremos fundar uma comunidade dinâmica que possa reunir alguns dos roleplayers de língua portuguesa que há espalhados por aí pô-los a falar, trocar experiências e sobretudo a trabalhar e jogar juntos. O objectivo final é ajudar o hobby a crescer, não só em número, mas também em qualidade e diversidade. Só assim conseguiremos que mais gente se junte a nós para explorar os confins da sua imaginação.

Queremos uma comunidade de roleplayers mais unida, e ao mesmo tempo mais aberta ao exterior (ou seja, a novos jogadores e a curiosos do hobby); uma comunidade mais tolerante para com ideias diferentes (sejam elas diferentes porque são recentes demais, antigas demais, ou simplesmente estranhas demais), e uma comunidade disposta a partilhar & colaborar.[/quote]