A Pirâmide de Tutankhamon

Esta 5ª, dia de encontro, lá voltou o PdT à mesa.

Albinscot, Dugy, Xpto e Mallgur, depois de uma explicação ao Xpto que não conhecia e um update ao Mallgur, lá se iniciou a construção da Pirâmide.

Havia 3 coisas a testar, a ordem de resolção da fábrica e o cais/rampa e as condições de colocação de Obeliscos.

Depois de uma confusão inicial quanto à resolução da Fábrica, chegou-se à conclusão que tudo estava bem, assim como a rampa se portou bem. Já as condições de colocação de Obeliscos não fizeram muito sentido.

No entanto o Mallgur levantou uma questão que tenho andado a adiar: a pontuação da construção da Pirâmide.

O esforço de colocação de Blocos não estava a ser suficientemente recompensado, nem sustentaria uma estratégia de vitória por aí, pelo que estou a tentar equilibrar as coisas.

Notas:

- Agilizar a interacção da resolução do cais e rampa.
No fim da resolução do cais, até 3 blocos passam para a rampa e podem ser movidos nesse mesmo turno durante a resolução da rampa. (O que iria requerer - contas justas - aproximadamente 8 turnos para concluir a piramide - o que não tem que acontecer obrigatoriamente)

- Retirar a restrição para erigir Obeliscos
Mantém-se a possibilidade de erigir até 2 obeliscos no mesmo turno, um em cada àrea. O que iria requerer entre 7 e 8 turnos para erigir os 7 (anulada a condição de términus de 5 obeliscos numa só área).

- Alteração da escala de mercado
Como sugerido, cada segmento de valor passa a ter 4 unidades de comida e assim passam as contas a ser feitas na base de 1/1 em vez de 2/1 na escala.
Mantém-se a reposição nos mesmos moldes.

- Revisão de pontuação:

4 Pontos Cada bloco colocado na pirâmide

Cada alinhamento dá 1 ponto por cada obelisco da sua cor junto ao templo e uma carta de sabotagem

Ultimo bloco (o de fecho da Pirâmide) dá 7 pontos.

Estes valores proporcionam, em média, a um jogador, entre 40 a 50 pontos em qualquer dos processos (não contando com os pontos de maiorias de obeliscos junto ao rio, faces de blocos e maioria por faces na Pirâmide e pontos negativos do Reino dos Mortos), seja contruir a Pirâmide ou erigir obeliscos, sendo que seguindo só o caminho dos Obeliscos exclusivamente não proporciona a vitória. Obrigatoriamente um jogador terá que "ajudar" na construção da Pirâmide - não faria sentido de outra forma!

Comentários? Sugestões?

PS: Obrigado aos playtesters, sei que não correu da melhor forma, mas foi muito útil.

Tive muito gosto em continuar a testar esta tua "criaçõ", e francamente espero continuar a testá-la até te dares por satisfeito com qualquer versão consolidada de regras.

As alterações de que falas parecem-me fazer sentido, excepto talvez o bónus da carta de sabotagem por alinhamento na pirâmide. Mas o limite de uma carta na mão em qualquer momento mantem-se, certo? Nesse caso menos mal. Acho esse negócio das cartas de sabotagem muito sujo, eheh!

::ansioso por voltar à pirâmide::

Por isso mesmo, por ser muito sujo, só é permitido ter uma carta de sabotagem na mão a qualquer altura.

A ideia é tornar mais apelativa a construção da Pirâmide, e julgo que assim, além de mais equilibrado, será mais rápido colocar blocos na Pirâmide (ou pelo menos tão rápido como erigir os 7 obeliscos).

Grato pela oportunidade de poder testar um jogo que tem muito potencial.Espero poder jogar a piramide mais vezes embora a minha contribuição não tenha sido boa.

Com estas alterções é de prever que os Obelisquistas já não possam gozar impunemente de quem anda a acartar pedra o dia inteiro. Há que alombar também com o trabalho pesado.

Não sei se terá sido alguma maldição do Faraó ou se foi de andar de tijolo de um lado para o outro mas o que é certo é que andei o dia inteiro a arrastar-me como uma mumia. Zzzzzzzzzzzzzzzz!

No último Sábado à noite, lá arregaçamos as mangas e arrepiamos caminho à construção da Pirâmide (os do costume eu, Dugy, FemmeFatale e Cristy).

Depois das últimas alterações nos scorings, o jogo está definitivamente equilibrado, à excepção do scoring de Amun (o Deus controlado pelo Tabuleiro).

Eu e o Dugy ficamos muito próximos no final e Amun venceu por um ponto (fruto da nossa ambição e uso de sabotagens).

O jogo terminou com a conclusão da Pirâmide, sendo que o Dugy se preparava para erigir os 2 Obeliscos que lhe faltavam.

Ao fim de 2 horas de jogo e com alguns períodos de reflexão e até debate, julgo que não me vou mais preocupar com o tempo de jogo, uma vez que este pode variar consoante a agressividade ou passividade dos jogadores.

Notou-se que o facto do Primogénito ter sido a 1ª praga a sair, debilitou todos e tornou a progressão mais lenta, assim como algumas sabotagens e sacanice, permitiu anular a maior rapidez com que alguns tentaram progredir.

Deste Playtest resultaram ajustes mínimos, tais como:

- Amun não pontua no final o Reino dos Mortos.

- Alinhamentos de Amun valem o número de Obeliscos mais representados junto ao templo da mesma cor.

- Maioria nas faces da Pirâmide no final de Amun, valem o número de obeliscos mais representados em ambas as àreas de uma cor.

- Alteração da Praga "Invasão de sapos": em vez de perder toda a matéria-prima, a fábrica fica reduzida a uma unidade de cada.

- Alteração da Praga "Morte do gado": Mercado fica reduzido a metade em vez de apenas metade da comida ser trocada.

- 4 novas cartas de reforços de escravos, que permitem receber uma unidade a qualquer momento, e colocar essa unidade numa àrea onde exista um capataz.

- Cartas passaram a um formato mais pequeno (65X45).

Em breve actualizo a memória descritiva e as imagens.

Quero experimentar, quero experimentar!!!

Pois é… andava eu a re-estruturar o texto quando hoje vi o post sobre o artigo do MGBM na BoardgameNews e para surpresa minha anda lá pelo meio uma referência a este thread… o que me levou a postar já o material pronto.

Mais um bocadito e fica tudo online… quase as regras do jogo… mais polidela menos polidela… até porque ainda falta muito teste.

Ontem à tarde, eu, o Dugy e a Cristy fizémos um play test a 3 e tomei algumas notas.

As conclusões:

- Setup e revisão de algumas regras: 15 minutos

- Nº de rondas: 11

- Tempo médio por ronda: 9 minutos (aprox.)

A partida foi algo atípica, uma vez que o Dugy se perdeu em 2 ou 3 rondas, comprometendo a sua luta pela vitória e a Cristy distraiu-se com os blocos na Rampa e não conseguiu colocar um bloco sequer na Piramide.

O fim de jogo foi determinado por Obeliscos, sendo que à pirâmide apenas faltava o bloco de fecho.

Amun arrecadou um 3º lugar, e eu consegui uma vitória folgada, pois além de pontuar durante a partida, sempre que podia, ainda arrecadei pontos de maioria de obeliscos junto ao rio e nas faces da Pirâmide.

As novas cartas de reforços revelaram-se muito úteis e eu dei-lhes uso, abdicando de aumentar as casernas.

Durante a partida estive sempre com menos unidades de escravos do que o Dugy e a Cristy e fiz uma gestão de contenção de recursos, chegando mesmo a sacrificar 3 unidades de uma vez só.

As pragas não chegaram a entrar em jogo.

De momento, e até que mais testes sejam realizados, não serão feitas alterações.

 

Miserável prestação a minha...

O jogo consegue ser impiedoso para quem não o souber (ou não conseguir por azelhiçe) manobrar. Enfim... à dias assim.

O teste mostrou que o jogo está "polidinho" (como já li algures).

A vingança de Thoth será terrível... Não percam os próximos testes...