A razão porque continuo a assinar a revista Pyramid...

... chama-se Suppressed Transmission, e é a coluna irregular que lá mantém o Ken Hite desde algures no século passado. Só o facto dela aparecer vale os US$25 que pago anualmente pela inscrição da revista. Para além dos livros editados pela Steve Jackson Games, eu consegui recolher a íntegra da coluna e mantenho-a guardada em PDF no meu disco rígido, e vou aumentando o volume com cada coluna que sai.

O Ken Hite é fantástico e mágico - a sua coluna trata de história alternativa, história secreta, conspiração, terror e weirdness. Como disse me Tim Power, a quem ofereci os livros, cada artigo dava para um romance ou dois (Ken é também grande fã de Tim - foi graças ao Ken, ao Greg Stolze e ao John Tynes que cheguei a conhecer o Tim Powers, quer literariamente quer pessoalmente - mas isso fica para outro blogue). Um dos temas tratados na Transmission é uma análise das peças de shakespeare como se de rituais mágico/alquímicos se tratassem. Já gostava de Shakespeare antes, com toda a sua dificuldade, mas com as análises de Ken, fiquei vidrado. Na coluna de hoje, trata da peça Henrique V. Um ritual, nada menos, de unificação alquimica das Ilhas Britânicas em fogo - no fogo da guerrra. No Halloween, Ken costuma mostrar-nos os "Pesadelos de Clio" - para os que não tiveram uma educação clássica, Clio é a Musa da História. Nestes, há sempre algo que correu Horrivelmente Mal algures na história e ficámos com um mundo... terrível. Uma possibilidade - o Dracula infecta a família real inglesa com vampirismo, tornando-se no Principe consorte da Rainha Victoria (baseado no romance Anno Dracula), ou, devido às manipulações de um Terrível Sábio Oriental, os mortos da WWI e da Gripe Pneumónica levantam-se em 1919 e só o enclave do Dr. Herbert West nos montes Apalaches consegue travar o assalto dos mortos vivos. Isto são só amostras de memória, e estão longe de ser as melhores.

Tem também artigos sobre seres mitológicos, fadas, extra e ultraterrestres, deuses astronautas, quem matou Lincoln e Kennedy e quem fez desaparecer Ambrose Bierce, Forteana, estranhesa geral. E dá-nos também a maneira como criarmos nós próprios um universo "estranho": a técnica da bissociação - o que Tim Powers diz fazer dele um paranóico esquisofrénico honorário, para o propósito de escrever ficção.

Não se tratam de jogos de RPG, mas de livros e artigos que têm inspiração para 1001 campanhas, aventuras, one-shots, o que se queira.