[quote=ricmadeira]sempre a tentar dobrar as regras, este Padeira. ;)[/quote]
yeap, that's me!Mas lembra-me tb que os meus next-week-ons eram sequencias... o prob era depois tu quereres partir essas sequencias, em que aí se traduziam no tal pesadelo logistico, pois passava de 1 mega-next-week-on para uns 4 ou 5 next-week-ons. Mas esse tb n era o prob, o prob mesmo era todos os jogadores terem next week ons diferentes, onde todos eles ocurriam de diversas maneira, e que por vezes tinham de se encavalitar numa já confusa historia.
[quote=ricmadeira] neste caso tiveste sorte de dois lançamentos de dados terem feito (aparentemente) o que querias, e de o GM não te ter deixado de fora do resto do jogo ou até da campanha.[/quote]
Acho que a pergunta correcta seria: "Tiveste sorte, ou preveste bem o que iria acontecer?" Em que depois eu te respondia "Bem... Ambos!"
Tudo na vida acontece, ou pq queres e tás ta borrifar para o que acontece depois, ou entao pensas logo no que vai acontecer, medes que vai acontecer isto ou aquilo, e depois é fazer a tua vidinha de acordo com as tuas decisões, fazendo as alterações necessarias para n sair do que tu queres que aconteça. Gosto de chamar a isso micro-management, algo que uso tanto na minha vida pessoal, profissional e pelos vistos, tb em RP. Uso muito o meu instinto, uso probabilidades matematicas e depois é arriscar e confiar nas pessoas, que o resto faz-se tudo sozinho (espero n ter sido muito confuso em todo este paragrafo... é que se fui, vai ser muito dificil para mim explica-lo novamente). Claro que este sistema n é bullet-proof, mas funciona na grande maioria das vezes.
[quote=ricmadeira][quote=plasmas]Desta forma, provei que em MnM pode haver momentos PTA, e como tal, se neste posso, quer dizer que em qq outro RP tb posso fazer algo semelhante. Ou será que estou errado?[/quote]
Se definires o que são "momentos PTA", de certeza que encontras quem fez isso em 1928 a jogar Monopólio ou, no mínimo dos minímos, em 197x com uma das muitas versões do que acabou por se tornar no D&D. :) Onde queres chegar?
[/quote]
(exemplo de um) momentos PTA = momentos de controlo absoluto da historia por parte de um dos jogadores, e que poderá entrar em conflito com o script do GM/ST/produtor
Alguem escreveu praqui (acho que foi o RPL, mas posso tar enganado), que em PTA ou algo parecido poderias ter feito esta situação com mt mais controlo. Verdade, mas n necessariamente algo impirico. Chamemos-lhe "Nim" (gostei desta palavra! :P).
A ideia da malta é que em jogos tradicionais, é muito mais dificil do jogador ter controlo da historia e da situação do que em PTA, porque lá és tu a fazer a narração (isto qd a ganhas) e depois tens os (malditos) next-week-ons que praticamente te dão a victoria numa bandeja de prata, se tu assim o quiseres.
E se eu te disser que tb podes ter controlo da situação noutros rps, nos tais referidos como tradicionais? Claro, te-los numa personagem inicial é quase que impossivel, e acho que aí o PTA ganha a conversa, mas numa personagem mais madura, já com alguns episodios espalhados, e que saiba já os cantos à casa, consegue-se controlar melhor e mais sabiamente a historia do que alguma vez podias imaginar em PTA.