A Turba: Negociação

Depois de muito tempo parado devido a questões profissionais, retomei a escrita d' A Turba.



Fundamentalmente no que se refere ao Sistema (a que chamei Snapshot) e a forma como quero que desenrola o jogo. Procurando satisfazer a minha necessidade de diálogo e busca de consensos/conflitos, o sistema procura favorecer a integração de propostas conjuntamente com a vontade conjunta do que se quer para o mesmo.



Desta forma, todos os jogadores podem, no desenrolar da situação representar o que desejam que aconteça, este processo decorre com a contribuição para essa descrição de elementos de todos os outros jogadores, o produto final da acção será então um produto dessa relação que, com base na negociação, resultará num "produto consensual".

Este processo (negociação) desencadeia-se somente naquilo a que podemos chamar de situações de impasse, ou seja, situações em que o desenrolar da história é critico ou não consensual. Em todas as outras situações as acções desenrolam-se com base na exclusividade do "sistema de contributos" que o personagem(s) em acção optam, com base no bom senso e consciência grupal escolhem integrar. Desta forma a maturidade exigida na construção das cumplicidades e partilhas de situações deve ser um compromisso assumido A priori.



Penso no jogo para ser jogado entre pessoas que acima de tudo têm a maturidade suficiente para se dedicar ao jogo de uma forma construtiva, valorizando o produto história, mas fundamentalmente a experiencia de convívio e construção e experienciação de uma história conjunta.

 

As personagens são construidas com base em traços, que ajudem a traduzi-la sendo que a mesma evolui, podendo, com base no desenrolar das acções serem adicionados nvoos traços, descritos com base em situações, memórias, acontecimentos vários. Como não é importante saber que é mais forte ou mais esperto, mas se em conjunto os jogadores constroem situações e "resolvem problemas" em que todos concordam e assumem como possível, tendo apenas como base o bom senso de representar uma personagem criada em prol do desenvolvimento da história; não existem stats...

 

fico-me por aqui!

Parece genericamente uma ideia gira, fico à espera de novos desenvolvimentos.

Já leste/jogaste um RPG chamado Polaris? Não o conheço a fundo mas parece utilizar um sistema e conjunto de mecânicas semelhante ao que pretendes, fica a referência, pode ser que te ajude de alguma maneira.

Boa sorte para esse trabalho.

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Não li o Polaris mas vou procurar saber mais sobre ele, todos os contributos são importantes... diria, fundamentais.

Obrigado!

Uma fotografia instantânea de ti. Um momento analisado que define a linha da tua vida.
És um produto da experiência das tuas (inter)relações(acções).