[quote=Rick Danger]É uma questão importante e interessante, mas terá a ver com o tópico? :)[/quote]
Bastante mas deixo a justificação para o fim.
[quote]Não entendo exactamente como é que a tecnologia implica necessariamente uma subida nos custos - poderá até acontecer o contrário.[/quote]
O problema é que a edição de um produto nunca é apenas uma questão de tecnologia. Hoje em dia qualquer pessoa pode produzir um mp3 ou um mp4 ou semelhante. Mas quantas pessoas podem produzir um BOM mp3? Aliás, é o mesmo com a edição de livros e outros textos.
[quote]No caso do SHU, o autor simplesmente gravou um conjunto de ficheiros mp3. Qual foi o custo acrescido dele - um microfone decente?[/quote]
Não é apenas questão de microfone. É questão de conceito, de voz (uma boa voz, bem trabalhada e que sabe funcionar para gravação, custa e muito), de banda sonora, de edição, etc. Um produto amador e de baixa qualidade não custa quase nada. Um produto low-fi produzido por quem domina a tecnologia por gozo pessoal custa o mesmo. Mas um produto profissional, produzido por profissionais custa uma nota gorda.
[quote]E não são os ficheiros pdf já uma forma mais barata de vender RPGs?[/quote]
Exactamente o mesmo problema. A maior parte dos pdfs sofrem de dois males:
O 1º é independente de serem pdfs pois é um simples problema de edição de texto: a falta de um trabalho editorial de qualidade. Se fores a sites como a RPGnet ou a Forge verás incontáveis queixas nas reviews e inumeráveis colunas e threads sobre este assunto.
O 2º é específico da tecnologia pdf: são raríssimos os pdfs à venda que realmente usam esta tecnologia e as potencialidades que ela oferece.
Estes dois problemas não acontecem por acaso. Acontecem porque sai caro pagar os serviços de um editor profissional ou os serviços de um programador de pdf.
[quote]De qualquer forma, o assunto em que me queria centrar é a questão do autor criar um jogo que logo à nascença está integrado com alguma nova tecnologia.[/quote]
O problema com as tecnologias é que para serem utilizadas são precisos... técnicos. Ora quem desenha jogos não é necessariamente um expert nas tecnologias. Há quem seja e faça excelentes trabalhos combinando o seu interesse nos jogos com o interesse nas tecnologias, mas são a excepção, não a regra.
Se o designer do jogo não é um tecnólogo, então vai ter que recorrer aos serviços de terceiros. Tem duas opções:
Pedir a um ou mais amigos tecnólogos que lhe dêm uma borla. É possível mas normalmente o nosso designer fica para o fim e dependente das pressões profissionais e financeiras do amigo.
Pagar os serviços a profissionais. Mas então precisa de €€€.
Normalmente os designers de jogos não nadam em €€€, é uma constante da vida. Que não fosse por outro motivo, isto dá-lhes o direito a chamarem-se artistas. Logo, se querem suportar o seu jogo com tecnologias têm de encontrar quem pague.
O que me leva de novo ao modelo de disseminação do jogo através de redes sociais, e de procurar nesse contexto criar ligações a interesses económicos que possam pagar o desenvolvimento do jogo em suporte tecnológico... mas estou-me a repetir.
Sérgio Mascarenhas