Total de jogadores: 4 (1 mesa)
Descrição: Agon é um jogo em que se exalta os feitos épicos realizados em nome dos deuses por heróis como Aquiles, Ulisses e Jasão e os seus Argonautas. Este jogo é em tudo influenciado pelos contos heróicos da Grécia Antiga, tal como os da Íliada ou a Odisseia ou até a Demanda pelo Velo de Ouro por parte do Jasão e seus Argonautas.
Sinopse do setting: As histórias deste jogo decorrem na Grécia Antiga, no tempo mítico onde os deuses e monstros caminhavam pelo mundo dos humanos. Os deuses usavam-nos como joguetes nas suas maquinações contra outros deuses, exigindo a sua devoção, protegendo-os, apaixonando-se perdidamente por eles (pelo menos até surgir a paixão seguinte). Os monstros queriam devorá-los, explorá-los, seduzi-los a mando dos deuses ou de sua própria inumana iniciativa.
Os jogadores interpretam heróis, pessoas que desejam atingir um estatuto glorioso e inesquecível na história dos grandes épicos. Para tal navegam pelas várias ilhas gregas conhecendo novas civilizações e realizando tarefas em nomes dos deuses, tarefas que mais nenhum homem seria capaz de realizar, como explorar as cavernas da Medusa dos cabelos de serpente, negociar a entrada nos portões do submundo com o cão de três cabeças Cérbero ou derrotar a poderosa Hidra das sete cabeças.
Sinopse das regras: Agon é sobre a glória individual que cada personagem consegue agregar em torno do seu nome e quanto maior esta for no fim da vida do herói, maior será a memória dos seus feitos recordada na história do mundo. A glória ganha-se vencendo os vários desafios que são apresentados ao grupo de personagens ou nos combates pelas feridas infligidas nos adversários, sendo que aquele que - dentro do grupo - quem os vencer de uma maneira superior aos outros (ou provocar feridas mais graves) ganha mais glória. O jogador que tiver mais glória que os outros têm um bónus quando quiser comandar o resto do bando.
Através desta mecânica dá para perceber que Agon é um jogo competitivo entre os PCs, pois todos querem ter mais glória, contudo esta competição é apenas indirecta, os personagens tentam apenas superar-se uns aos outros nos feitos tentando resolvê-los de modo a pôr em evidência as suas melhores, nunca entrando em confronto físico directo.
Para resolver os desafios os jogadores rolam sempre dois dados, o equivalente ao do seu nome, geralmente um dado de 6 faces (1d6) e o dado da habilidade que mais se adequa à sua resolução, que varia entre um dado de 4 faces (1d4) e um de 10 (1d10), destes dados retiram que tiver a face com o valor mais alto e comparam-na com o valor mais alto dos dados atribuídos ao desafio, normalmente 2d6. Em combates são adicionados os dados das armas e/ou dos escudos, estes formam um conjunto de dados que depois é distribuído entre defesa e ataque.
Existem umas variações sobre este sistema, que permitem somar valores ao dado mais alto ou rolar outras habilidades para tentar usar dados diferentes (mais altos de preferência), mas isso será abordado em jogo.
Sinopse da demo: Ares, o Deus da Guerra lançou um desafio por todo o mundo conhecido, convidando heróis de toda a parte a virem à sua ilha, Kastos, um local inóspito recheado de perigos que se escondem nas suas densas florestas e montanhas escarpadas à espera do próximo grupo de aventureiros que se atreveram a aceitar os desafios do seu Deus.
A tarefa que Ares propõem desta vez é uma caça e a presa é a sua besta de guerra, uma criatura que ninguém que a tenha visto alguma vez sobreviveu o suficiente para contar a história, o que a pode rapidamente tornar no predador desta caçada, tal como os corpos sem vida de outros heróis espalhados pela ilha o podem demonstrar.
Aos vencedores, caso haja, será oferecida direito a estadia durante um ano e um dia na ilha de Afrodite, um poderoso artefacto para usar em futuras aventuras e o reconhecimento mundial como um dos campeões de Ares
Sinopse dos personagens: Irei apenas dar uns apontamentos sobre a história dos heróis e quais as suas habilidades principais, que serão mencionadas entre parêntises, os "espaços em branco" deixo ao critério dos jogadores preencherem como acharem melhor.
Orestes dos Membros Fortes, Filho de Asópo - Um dos irmãos gémeos Asópo, conhecida família de guerreiros dedicados ao aperfeiçoamento da arte da espada (Sword), é também reconhecido pela sua dedicação à Luta-livre (Wrestle) e mestria nas artes musicais (Music).
Pericles de Grande Coragem, Filho de Asópo - Irmão gémeo de Orestes, e igualmente um espadachim prodigioso (Sword), conhecido como um guerreiro intrépido e corajoso (Spirit) e pelos seus dotes na àrea da medicina (Heal).
Eucleides dos Olhos Astuciosos, Filho de Priskos - Filho de uma guerreira Amazona e exímio no manejo da lança (Spear), foi ensinado nas artes da caça (Hunt) possuindo uma mente bastante apurada e atenta (Insight).
Andrómeda dos Olhos Sábios, Filha de Keos - Guerreira Amazona e mestra em todo o tipo de armas de longo alcance (Aim), possui uma agilidade (Grace) e uma capacidade excepcional de aprender novo conhecimento através de estudo cuidado (Lore), o que já lhe permitiu mais do que uma vez descobrir o ponto fraco das suas presas.
Conhecimento sobre o jogo ou RPGs não é requisito e é apreciado.