Bem, já fiz umas sessões com o A&8s. Estas são as minhas impressões.
CRUNCHY! O jogo eleva o conceito de crunchiness a um expoente máximo, mas é boa crunchiness. Demorei 3 horas a ajudar a fazer um PC para um jogador, mas o PC ficou tão completo e tão cheio de potencial que tanto eu como o jogador ficámos muito bem impressionados.
O jogo em si são só umas quantas páginas de regras, na versão básica que é perfeitamente jogável. Na versão avançada o jogo tem regras modulares, usam o que precisarem de usar.
O combate é em tempo real, kinda. Há um contar e cada jogador afirma o que quer fazer, sendo que cada acção demora uns quantos counts. O contar continua até chegar à vez de um jogador fazer uma acção, enquanto isso o count up, como lhe chamam, continua. 10 counts equivale a um segundo. O combate funciona muito bem, mas é demorado. No entanto é muito realista e se vocês levam um tiro ou uma facada o mais provável é terem uma morte nada boa.
As regras primam pelo realismo. As feridas aqui infectam, gangrenam, matam se não forem tratadas. De facto, a própria hemorragia é considerada uma ferida à parte, pois quase dano paralelamente à ferida em si. Para verem o detalhe das regras, um jogador não pode cuidar das suas feridas durante um combate se não perder pelo menos 10 segundos a ver as feridas e a gravidade delas. Se não fizer isso poderá sangrar até à morte.
Durante o jogo em si as regras acabam por ajudar o fluxo do jogo, embora haja regras bem complexas mas nada que um GM experiente não as apanhe numa sessão ou duas.
Os personagens em si costumam sair quase únicos. Quando digo únicos digo que os PCs têm uma personalidade bem sólida logo acabados de fazer. Outra vantagem é que os jogadores não têm nenhum limite quanto à forma como querem construir a personagem. Por exemplo, podem ter os skills e talentos que quiserem e podem ter a profissão que quiserem não importando os skills ou abilities dos PCs. Todos os aspectos de um PC são independentes uns dos outros em termos mecânicos, em termos de jogo um jogador pode aliar as caracteristicas dos seus PCs da maneira que bem entender e pode mudar o focus do personagem como bem entender, por exemplo ele ser um bandido com boa pontaria mas decide optar por uma vida honesta e torna-se um barbeiro. Não há nenhum prejuizo para o PC se fizer isso.
O setting é brutal. Incrivelmente brutal, racista e duro, tal como o foi no passado. O alternate history deste setting é excelente e consegue criar bastante potencial para aventuras e mega-campanhas.
Os meus jogadores estão a adorar o jogo, e eles nem gostam de westerns.