Actual Play, Sessão XLII Elemental Campaign D&D 3.5 (01/03/2008)

Enquanto que um resumo dá um lado da sessão estilo mais novela, um actual play também fala do behind the scenes, seja referente a regras ou também o modo como o DM e os jogadores estiveram na sessão, agradeço todo o feedback que queiram dar (sim, voçês todos os 4 que aqui aparecem :P)
Vamos por tópicos:

Enquadramento

Joga-se D&D 3.5, seguindo as core rules com rarissimas excepções ou as ditas house rules, nomeadamente o uso de uma tabela de critical hits & misses, fortune points e agora o uso de novas regras para a morte de pcs já para ir experimentando um sabor da 4ª edição.

Já estamos juntos como party desde +/- 2002, e esta campanha decorre há uns 2 anos, também devido a uma falha na maneira regular como faço as sessões senão já teria terminado.

Tentamos jogar todos os sábados à tarde no bom e velhinho tabletop rpg

Sou eu como DM e mais 6 jogadores, o que para mim é actualmente o número máximo de pcs que quero.

Sessão em si:

Nesta sessão estiveram presentes os 6 jogadores, se bem que um deles (o da personagem do Morg) esteve pouco tempo tendo a sua personagem ficado depois a cargo da Cláudia, responsavel pela Myeva.

Assim sendo estavam fisicamente os jogadores que controlam Morg, Myeva, Ravhin, Lanarien, Rafa e Himo

Foi uma sessão produtiva já que a party consegui acesso a algo que já procuravam há vários dias no complexo, nomeadamente o Book of Law. E conseguiram resgatar o cohort de Rafa, Thormic.

A sessão começou com os pcs a decidirem o que fazer após pernoitarem em pleno complexo mediante o uso da casa maravilha de Lanarien.
E rapidamente o jogador do Rafa decidiu que não iria esperar nem mais um dia pelo resgate de Thormic, e assim fez, usou um lesser planar ally e ai tive uma pequena dor de cabeça.
Vá, digam-me quantas criaturas capazes de irem e virem entre planos existem no MM? Ah, com no máximo 7HD?

Pois é....

Hora do DM improvisar e presto, um shadow dog para o Rafa que foi efectuar o serviço e ai está o cohort são e salvo, bastante desidratado mas vivo
Este revela que a Shadow Spider teria por lá tesouros mas deixam isso para explorar depois.

Decidiram então explorar o resto do complexo começando pelas salas perto da luta com o inevitable e os golems, tirando um momento louco de Rafa (nada como um anão com pancada para se lançar de cabeça para dentro do que parecia um tanque de neve....) claro que o facto de ele ter com ele um medalhão que lhe permite respirar à vontade naquele ambiente, ajuda e muito!

E claro foi peculiar como Himo não foi ferido pela neve e tanto Rafa como Myeva foram, e a party foi tirando conclusões, correctas ou não, bem, ai está algo que não posso falar aqui (vida de DM é cheia de segredos!)

Depois disto lá foram explorar o fosso onde o rio caía em cascata, todos a voar, excepto Rafa (e o seu cohort) e Morg que iam dentro do Bag of Holding que serve para transportar membros da party, sim, aqui é que se nota que uma party já é de nivel alto, quando se dá ao luxo de ter um Bag of Holding apenas para transporte de membros da party!
E para quem se pergunta como Rafa e Morg respiram lá dentro, lembrem-se que são precisos muitos rounds para morrem sufocados e em todo o caso uma garrafa de Air Breathing faz maravilhas!

Pelo caminho a emboscada que eu já tinha preparado e já esperava de antemão que derrotassem com certa facilidade (tanta que Rafa e Morg acabaram por nem sair do Bag of Holding)
Tentei usar os ataques sónicos e o facto de os monstros lutarem bem com 2 espadas sem penalidades mas claramente a este nivel não passaram de um obstaculo pequeno no caminho da party.
Depois eis que chegam onde o rio aparentemente desagua e encontram o Marquês.
Aí foi uma daquelas situações onde o modo como o DM descreve algo pode desencadear várias reacções da party, estavam lá o dito Marquês e 2 undeads, morghs!

Ao falar que ele olhou para party e não fez qualquer gesto agressivo e ao invés continou a olhar para o livro, dei um abertura para um diálogo.
Claro que o mesmo poderia degenerar em violência mas foi um encontro onde a diplomacia prevaleceu e acabou sem um dado rolado para combate já que os para rolls de Sense Motive dos pcs, rolaram e bem.
Assim sendo o dito Marquês foi-se embora e a party voltou para junto das enormes portas.

Lá chegado abriram as portas e depararam-se com uma sala com várias colunas, o chão coberto de nuvens, sons de tempestade e raios no ar.
E ai fiquei eu expectante a ver o que iriam fazer enquanto rolava dados por detrás do DM screen, todos eles falharam os spots checks e não viram os dois grandes air elementals que estavam de vigia entre as nuvens...

A party avançou para a sala e os elementais apareceram...

E ai ficámos, questões de tempo por parte de membros da party fizeram a sessão parar mais cedo, as lutas agora tendem a ser mais longas e à hora que iriamos começar quem queria sair mais cedo não iria conseguir mesmo!

Em termos dos jogadores em si

Da parte da Cláudia (jogadora da Myeva) gostei bastante do modo como incorporou uma pequena falha na sua orc, Myeva revela agora um medo primitivo à àgua, fobia desenvolvida após o duro mergulho nas águas do rio como podem comprovar aqui. Tentei brincar um bocado com a situação claro ;)

Da parte do Sérgio (jogador do Morg) foi um bocado frustante, esteve pouco tempo na sessão (trabalho duro trabalho), o que é pena, gosto da maneira como ele joga.

Da parte do Hugo (jogador do Ravhin) mais porrada, momentos psiquicos :P, vejo ali um gosto especial por um combo desenvolvido com 2 habilidades e sim, funcionam bem numa luta, assim consegue lançar-se para o meio da confusão e minizar o dano que leva para além de dar de volta!

Da parte do Sérgio B (jogador do Lanarien) o uso normal de feitiços se bem que com a sessão que houve foi mais o poupar de feitiçoes que os usar (e sim, malta ser spellcaster é também saber quando se pode poupar esses preciosos spell slots para outras lutas mais dificeis!)

Da parte do Diogo (jogador do Rafa) gostei da dedicação ao Thormic, a preocupação em ir resgatar o cohort tendo em conta o perigo mortal em que este podia estar. De resto falta-lhe não ser tão cabeça no ar (meninos, jogar com poucas horas de sono em cima faz mal á saude!)

Da parte do Carlos (jogador do Himo) mais uma sessão onde o Monk 2 / ? 9 andou por lá a voar, a mandar spells, a fazer pela vida e a usar os itens mágicos, sem dúvida é quem usa mais os objectos que a party arranja, desde um horn of blastin até um Bag of Tricks!

Conclusões do DM

Gostei da sessão embora tivesse sido curta, a party tem neste momento o Book of Law e prepara-se para uma dura luta, desta vez já ia preparado com os dados deles actualizados nas minhas notas e assim a luta foi rápida e sem problemas!
Agora é ver o que a próxima sessão trará ;) E como sempre todos os comentários são bem vindos!

"todos a voar, excepto Rafa (e o seu cohort) e Morg que iam dentro do Bag of Holding que serve para transportar membros da party"

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Esta partiu-me todo, confesso! Cool

Estou a tentar imaginar um mega guerreiro de nível 11, todo poderoso, mítico, campeão do reino e defensor do povo... E de repente: "Vá... alça lá a perninha e salta para o saco!"

Brilhante!

E gostei da "Acta da Sessão" (sim, pq eu sou Tuga e não sei o que são "Actual Plays" Foot in mouth). Podes continuar a fazê-las, THE PSY aprova! Wink

"Silverymoon" (D&D) https://jrc589.googlepages.com/

E tudo isto com o Bag of Holding começou quando o teleport não chegava para levar toda a gente e … cá vai disto…
Claro que já deu coisas hilariantes como um rogue prisioneiro com um bag of holding e lá dentro um wizard…

Quanto ao uso de anglicismos e afins… eu sou mesmo misto, às vezes penso mais em inglês que em português…

Mas muito orgulhoso do nosso cantinho à beira-mar plantado! E mai nada!

E obrigado pelo incentivo :stuck_out_tongue: