Hoje partilho com vocês aquele que foi um trabalho de amor durante o último ano: ADAMASTOR.
Este é um jogo que desenvolvi para o 2016 Solo Print&Play contest. Na altura do consurso não tive muito tempo para aprofundar o jogo, mas devido ao feedback positivo que fui recebendo, continuei a desenvolver posteriormente o jogo sempre com o intuito de que este fosse grátis e acessível a qualquer um. O jogo baseia-se na exploração de um mapa e na sobrevivência da tripulação perante diversas situações que assolavam os marinheiros neste período de heroísmo e de descoberta do desconhecido.
Adamastor é um jogo de 1 a 2 jogadores, cooperativo, que dura cerca de 15m e onde os jogadores comandam uma frota Portuguesa no período das Descobertas. Adamastor pode ser jogado de de 2 formas: Cenário Histórico (Viagem de Vasco da Gama) ou como Cenário Variável (onde o mapa é diferente de cada vez que se joga). No Cenário Histórico terás que descobrir o caminho marítimo para a Índia. No Cenário Variável, tentarás liderar a tua tripulação até a um destino final, tal como requerido pelo teu Rei.
A cada ronda o tempo influenciará as tuas acções e terás que gerir as cartas em mão e as cartas em jogo de forma a manteres a tua tripulação moralizada e, a poderes fazer progressos na tua viagem. Durante o jogo ganharás traumas que irão tornar as coisas ainda mais difíceis. Mas não temas! Também poderás aprender habilidades que tornarão a tua tarefa (um bocado) mais fácil. Há apenas uma maneira de ganhar: Chegar ao destino final. Há duas formas de perder: Se a moral da tua tripulação for reduzida a 0 ou se houver um Tumulto a bordo.
O jogo é completamente grátis. Basta apenas imprimir as 54 cartas que o compôem e usar meia dúzia de mercadores (cubos ou moedas, comoe vos der mais jeito).
já tinha o Adamastor na minha lista para fazer à algum tempo, e curiosamente no momento em que colocas-te este post, tinha acabado de laminar as cartas e estou agora a cortar e a colocar sleeves, já não falta muito para que o possa experimentar. Parece bastante interessante e penso que vai ter uma boa receptividade no pessoal que gosta de fazer P&P.
Entretanto estive a ler as regras e pareceu-me bastante bem.
Vou tentar arranjar um tempinho à noite para um teste a solo.
Gostei bastante da arte mas talvez pudesses reduzir as transparências dos ícones/números mais importantes para aumentar a sua visibilidade. (Mas, visto que ainda nem o experimentei, isto é apenas uma primeira impressão.)
Cortei e não esperei pela laminação. Tive que o experimentar.
Fiz um peão todo jeitoso com o desenho de uma Nau dos Descobrimentos, em pose desafiadora, rasgando as ondas, roubei 4 contas com a letra A (Acções) e uma com a letra T (Tempo) à miúda e lá me lancei eu à aventura…
Estava a navegar em águas bastante calmas, com uma tripulação esfomeada e desmotivada mas capaz…e, então, do nada… MORTE!
Viva,
Antes de mais obrigado por experimentares o jogo.
Sim, na imagem perdeste o jogo. No entanto o que aconteceu não foi a Morte (ela não existe neste jogo) foi um TUMULTO (três ameaças de cada tipo em jogo: nas cartas na faixa aventura e nos traumas que ganhaste.)
Ou seja, os teus marinheiros revoltaram-se e decidiram voltar para trás. Pelo caminho ficaram as tuas esperanças.
Na verdade foi isto que aconteceu a Bartolomeu Dias. Após passar o cabo da boa esperança a tripulação de tão desgastada que estava revoltou-se e obrigou-o a voltar para trás. Se assim não fosse, talvez ele tivesse sido o primeiro europeu a chegar á Índia por mar
a acção trocar uma carta é bastante importante, não a ignores. Podes trocar uma carta da tua mão com uma carta da faixa aventura. Isso pode ajudar-me a retirar da faixa de aventura uma carta com ameaças que possam activar os mau eventos.
tenta ganhar algumas habilidades no início do jogo, especialmente aquelas que te permitem ignorar ícones de ameaça em jogo
Quando fizeres a acção Navegar, tenta navegar o máximo de espaços possível de forma a maximizares a eficácia da acção
Joguei 4 vezes hoje, 2 no nível fácil (2+1 Cartas de Mapa) e consegui vencer, depois fui para um pouco mais dificil (3+1), e a 1ªvez perdi por muito pouco e na 2ª consegui controlar bem as cartas e venci, parece-me de todo possível ir para 4+1 de dificuldade.
A primeira impressão foi muito boa, gostei da jogabilidade, é rápida e intuitiva, e acho que o tema está muito bem inserido no jogo.
Algumas questões só para confirmar:
Moral - quando vamos a terra e usamos o bónus, quando aparece "+2 Morale", assumi que vamos buscar aleatoriamente ao "discard" 2 cartas e baralhas outra vez no "Morale Deck"
Tempo - quando tens a penalização "+ 1 Navigation cost", é 1 ponto penalização em todas as localizações que navegas nesse turno certo?
Skill - +1 Navigation - quando tens este skill, ele tem de ser conjungado com cartas ou podes simplesmente gastar a ação de navegar sem cartas
Condição derrota - sugestão, no livro de regras não está bem esclarecido que o deck de onde retiramos as cartas é a moral, dá para chegar lá, mas não está muito claro, talvez chamar ao deck "morale deck", sendo assim presumi que a condição de derrota "perder a moral", é chegar ao fim do deck sem ter chegado ao destino
Vai ser um jogo que ainda vou jogar diversas vezes, e acho que se pudesses juntar mais umas viagens históricas (não necessariamente portuguesas) seriam uma excelente adição ao jogo.
Quanto ás tuas dúvidas, em primeiro lugar parece-me que estás a usar a versão Inglesa, certo? Sendo assim, estarás a usar a versão mais recente das regras? É que lá está explícito todas essas questões.
No entanto, eu vou transcrever as partes que respondem directamente a isso:
- Moral - quando vamos a terra e usamos o bónus, quando aparece "+2 Morale", assumi que vamos buscar aleatoriamente ao "discard" 2 cartas e baralhas outra vez no "Morale Deck"
Resposta: Ponto 3 Morale: “each time you gain a certain number of morale, you simply take that number of cards from the top of the discard pile and place them in the bottom of the draw deck.”
- Tempo - quando tens a penalização "+ 1 Navigation cost", é 1 ponto penalização em todas as localizações que navegas nesse turno certo?
Resposta: Na secção Weather Impact: “Depending on the weather, sometimes there is a +1 cost when performing the Navigate action. This means that each sea space costs 1 extra navigation point.”
- Skill - +1 Navigation - quando tens este skill, ele tem de ser conjungado com cartas ou podes simplesmente gastar a ação de navegar sem cartas
Resposta: Ponto 9. Skills Reference: “+1 Navigation: When you perform the Navigate action, add 1 to your total navigation value.” Por isso, podes usar quando fazes a acção Navegar mesmo que não gastes mais nenhuma carta.
- Condição derrota - sugestão, no livro de regras não está bem esclarecido que o deck de onde retiramos as cartas é a moral, dá para chegar lá, mas não está muito claro, talvez chamar ao deck "morale deck", sendo assim presumi que a condição de derrota "perder a moral", é chegar ao fim do deck sem ter chegado ao destino.
Resposta: Mais uma vez faço refrência ao Ponto 3 Morale: “In this game, morale is abstracted by the draw deck. The game will often instruct you to gain or to lose morale. Each time you have to lose a certain number of morale, you simply discard that number of cards from the draw deck into the discard pile.” E também para o Ponto 2 Objective of the Game:”There is only one way to win: Arrive to your final destination.
There are two ways you can lose: If your crew morale is reduced to 0 (see Morale) or if your crew riots (see Event Phase).
Obrigado por dares uma oportunidade ao Adamastor. Em breve haverá novidades, nomeadamente um módulo Campanha que estou a desenvolver que dará mais enfoque á narrativa e á aventura.
de facto tenho a versão mais antiga das regras, mas penso que apesar disso joguei correctamente todas as regras. Eu sou grande fã de modos campanha por isso aguardo ansiosamente por ela, se precisares de um playtester podes contar comigo.