Adeus querido amigo

Perdemos hoje, todos, um amigo.

É com imensa tristeza que anuncio o desaparecimento precoce de um de nós, um querido amigo.



Paulo Inácio



Inácio, estarás connosco para sempre…

Tenho muita pena. Nunca esquecerei aquele jogo de Dune. Era o gajo porreiríssimo de Leiria.

não tivesse tido o prazer de o ter conhecido, quero apresentar as minhas condolências, em particular à sua família.




Perde-se um excelente gamer e um tipo cinco estrelas.



Condolências à família.

É com grande pesar que assisto à partida deste simpático e acolhedor anfitrião leiriense. As minhas sentidas condolências à família e amigos.

Nunca tive o prazer de partilhar uma jogatina com o Paulo Inácio, facto do qual tenho imensa pena.

Lembro de ele me interrogar sobre a devoção em volta do Battlestar Galactica por alguns membros da malta do Porto. E de lhe ficar a dever uma partida.

Um dia cumprirei a dívida.

Até sempre.

Sentidas condolências à Família e Amigos.



Fica na memória, entre outras, os comentários bem dispostos que tecia quando nos via a jogar 18XX.



Até sempre Paulo.


Uma pessoa até fica sem palavras com estas noticias…

Os meus sentimentos à família e amigos mais próximos.



Sem dúvida uma pessoa super bem disposta e descontraida que ficará na memória aqui de todos.

=<br />

Estava aqui a pensar já há uns largos minutos sobre o que dizer… mas não há mais nada a dizer. Perdeu-se um grande gamer. Quem o conheceu nunca vai esquecer a sua boa disposição contagiante.




Sou um elemento relativamente recente no Abre o Jogo e desde logo que tomei o gosto pelos Wargames.

Saltei dos Euros para Wargames num ápice. Devido essencialmente à componente histórica e porque sempre gostei de jogos de estratégia. Para mim é uma combinação perfeita. 

Conheci o Paulo no Passion Fruit enquanto o Pombeiro me destroçava no Case Yellow da GMT. Devido à minha inexperiência, o Paulo propôs ensinar-me noutra ocasião o jogo A Victory Denied da MMP. Jogo mais simples no que diz respeito a regras e que serve para muitos como introdução a certas designações utilizadas nos restantes jogos. Mal ele sabia no que estava metido… Como inexperiente dei-lhe uma seca monumental. Ainda me lembro da paciência que o Paulo demonstrou até quando eu empurrava e recolhia novamente os counters por não fazer ideia do que estava ali a fazer. Estivemos a jogar entre 4 a 5 horas e eu nem movia praticamente os counters. Claro que é um desespero para quem sabe jogar e quer efectivamente jogar. Na sua boa natureza, o Paulo ía acrescentando que o jogo era esteticamente elegante. Quando terminamos o jogo pensei que o Paulo não jogaria mais comigo pois foi de facto uma experiência muito pouco agradável. Já no dia seguinte, o Paulo enviou-me um email no qual me motivava para continuar a jogar Wargames e onde referiu que a minha inexperiência tinha já 50% de Wargamer. Obviamente que fiquei contente com o apoio do Paulo. Ficámos então de marcar outro jogo de AVD.

No segundo jogo de AVD já dei bastante luta, depois de o ter jogado anteriormente quase ininterruptamente através do Vassal. O Paulo apontava que em determinada área do mapa estava a decorrer a batalha de Smolensk e muitas outras curiosidades de alguém que efectivamente demonstrava ter uma boa cultura geral e acima de tudo um grande gosto pelos Wargames.

Lá trocámos uns emails e decidimos jogar o épico Afrika II da MMP. Levei um mapa enorme e dois plexis. O Paulo fez-se acompanhar de um portátil para ir gravando o desenrolar do jogo, uma vez que não conseguiriamos terminá-lo no Passion Fruit. O Paulo lá me ía dizendo que o a campanha de África era muito romântica  e era uma das quais ele mais gostava.  Ficámos de o terminar noutra ocasião.



Esta sucessão de acontecimentos demonstrou-me que o Paulo era de facto uma pessoa fora do comum, detentor de uma paciência incomensurável e apesar de mal me conhecer demonstrou um espírito de amizade e de partilha num hobby comum.



Um grande abraço para ti Paulo, o Wargamer Napoleónico.



 


Meus sentimentos e condolências à família e aos amigos.

Foi com enorme tristeza que li esta notícia!



O paulo era sem dúvida um grande entusiasta do nosso hobbie e um excelente adversário. Recordarei com saudade em especial os nossos jogos de Friedrich e de Hannibal: Rome vs. Carthage que jogámos no inicio deste ano, sendo que tínhamos apalavrado jogar novamente!



Grande abraço e até sempre Paulo!

Depois de muito hesitar à procura de palavras adequadas, acabei por desistir de escrever o "politicamente correcto".



Não conheci a pessoa em causa. Não tenho noção do que se possa ter passado, ou do que possa ter acontecido e creio que não é isso que é importante.



Perder um amigo ou um familiar é sempre uma memória que fica semi-presente de forma permanente, com momentos dolorosos causados pela perda, mas também com muitos momentos perfeitos que são dados pela própria pessoa apenas pela sua presença.



Volto a repetir que não conheci a pessoa em causa. Mas, observando a homenagem sentida que lhe está a ser feita aqui, quem me dera ter conhecido…



As condolências à familia e amigos.

Acabei de saber… tou completamente sem palavras…



Adeus Paulo…

Uma pessoa que sabia ouvir, e que sempre demonstrou respeito pelo gostos lúdicos dos outros mesmo quando não era a onda dele.



Ficámos mais pobres.

Como muitos estou sem palavras…



As condolencias à familia e amigos :\

Fui completamente apanhado de surpresa…



Sentimentos à familia e amigos próximos.



Até sempre Paulo!

Nunca me esquecerei do dia em que conheci o Inácio, aquela figura alta, magra, grisalha e despenteada. Entrou pela loja dentro e perguntou: És tu o costa? És tu o "Geek of the Week"? Ficámos amigos para sempre desde esse primeiro momento.



Nunca mais me esquecerei das partidas que fizemos de Hive, 1960 e AVL (que ele me ensinou a respeitar). Um profundo conhecedor de wargames e de história; um cientista dedicado e professor exemplar; um benfiquista ferveroso; um patriota como poucos; mas acima de tudo uma alma gentil e um amigo…



Foi com naturalidade que o convidei a juntar-se a nós, ao SpielPortugal. Mais do que um grupo de boardgamers, somos um grupo de amigos e o Inácio faz e fará sempre parte desse círculo inquebrável de amizade que nos une a todos.



É brutal ter de escrever estas palavras e dizer adeus a alguém tão novo e ainda com tanto para partilhar connosco.



Ficam as memórias do tempo que pudemos passar com ele… um privilégio, sem dúvida.



Adeus meus querido amigo… guarda lá uma mesa para nós…

…mas tenho a certeza que ainda veremos um Sporting-Benfica juntos, à volta dum wargame!



Até um dia, meu caro! 

Perder gajos fixes destes não é nada fixe!



Os meus pêsames a todos os que ficaram tristes com a partida dele.

As minhas condolências a todos os amigos e família.



Não posso dizer que o conhecesse, mas agradeço-lhe a imensa paciência com que ensinou a novatos o antigo Dune na LisboaCon. Sem isso, duvido que tivesse oportunidade de chegar a jogá-lo.