É um jogo sobre a segunda guerra mundial. Os jogadores jogam companhias (no máximo 200 homens normalmente menos); existem piões que representa uma squad (7 a 15 homens conforme o país), uma meia squad, oficiais, veículos, armamento pesado, etc, etc. Joga-se em mapas de cartão com hexágono, que representam diferentes tipos de terreno e seu relevo(no cado de uma cidade, terás casas e respectivos quartos, estradas, edifícios públicos, etc), podendo-se combinar os mapas (os mapas do mesmo tipo de terreno são sempre compatíveis).
Começando pelas regras: é um grosso volume (unicamente texto, os piões tem de ser adquiridos num dos módulos) com diversos capítulos: apenas, o primeiro é necessário para se começar a jogar (e como já ouvi outros dizer, apenas 10% é fundamental). Existem regras para movimento, tiro (diversas tabelas), e depois montes de precisões para todas as situações que se possam imaginar em conflito (as consequências das balas perdidas, o que fazer quando um veículo encrava numa trincheira, os efeitos do fumo nos homens, etc). Esta precisão e rigor tornam-se a força e a fraqueza do jogo, pois se não são fundamentais, elas podem de qualquer modo tornar-se facilmente aborrecidas para um novato. Depois nos outros capítulos, temos regras para o terreno, artilharia, veículos, a ordem de batalha do exército alemão e soviético, como criar cenários e um resumo das regras que é mais confuso do que as regras em sí (na minha opinião)…
Para além das regras é preciso comprar um módulo do jogo propriamente dito: creio que o melhor é o “Beyond Valour”, pois contém os exércitos soviéticos e alemães. Temos aqui incluídos piões para jogar a esmagadora das situações na frente de leste de 1941-45 (desde tropas recrutas a SS ou guardas vermelhos, passando por T-34, Tigres, etc). Estão presentes 4 mapas de terreno urbano (uma vila ou cidade de média dimensão; também está incluído o exército finlandês e 10 cenários (de que apenas 4 se podem jogar com esta caixa, os outros exigem mapas que estão em outros módulos) que vão desde Barbarossa, até à queda de Berlim. A segunda edição de Beyond Valour (eu tenho a primeira) continha um módulo de bónus Red Barricads, que tinha mapas e piões para se jogar… em Estalinegrado! Continha uma série de veículos modificados e tropas especiais, os mapas (feitos a partir do que se conseguiu reconstituir do terreno) para se jogar nessa grande cidade (que dá para utilizar para qualquer outra grande cidade), diversos cenários e regras para se jogar em campanha.
Os restantes módulos tem uma desvantagem: representam normalmente o exército de uma nação, o que significa que se se quiser jogar, tem de se adquirir 2 módulos (Beyond Valour tem a vantagem de ter 2 exércitos). Eu tenho os seguintes: Partisan- ao contrário do que o nome indica, contém as tropas de aliados do eixo (búlgaros, romenos), devendo-se utilizar as tropas mais fracas soviéticas do beyond valour para usar como partisans; ainda contém 2 mapas que representam terreno desabitado na Europa (basicamente floresta, com um par de caminhos e de casas) e alguns cenários.
Hollow Legions- O exército italiano, com tropas equipamento desde os tempos da guerra civil de Espanha, até à república de Saló. Representa um bom desafio, pois apesar do exército em sí ser medíocre, o jogador não deverá ser tão mau como era o Alto-Comando italiano; ainda estão presentes 2 mapas (de deserto), a ordem de batalha italiana e 8 cenários.
Croix de Guerre- Os franceses. Contém o habitual (desde 1939, até Vichy e a França livre, com montes de equipamentos, emprestados dos alemães e aliados respectivamente), e mapas de terreno urbano.
Ainda existe uma outra meia dúzia de módulos para outras nações (americanos, japoneses), e módulos que representam operações específicas (ofensiva nas ardenas em 1944), e mesmo um módulo solitário.
Eu gosto bastante deste jogo, embora o tempo que se demore (no mínimo umas 3 horas) e o (des)conhecimento das regras possa ser algo desmotivante.