Adventure - The Rise of the Emperor

Saudações a todos.

Ando à algum tempo a desenvolver um jogo de tabuleiro de aventura que está quase na fase final. Como descubri que o portla também suporta blogs pessoais, pensei "porque não?!" e por isso resolvi partilhar com esta comunidade o desenrolar dos desenvolvimentos do meu joguinho.

Assim muito por alto, vou explicar o conceito do jogo:

O jogo é suposto ser jogado com 3-6 jogadores. Cada jogador representa uma Facção liderada por Barão que acaba de chegar a uma região.

O objectivo do Barão é tornar-se Emperador de região. Para isso terá de explorar a região e ganhar autóridade sobre os restantes aldeamentos que prosperam por lá. Para angariar a autoridade necessária para que as populações daquela região o aceitem como seu Emperador, o Barão poderá ajudar os aldeamentos a desenvolver-se, poderáexplorar ruínas antigas e afungentar as criaturas que lá se escondem (ficando com os seus tesouros no processo), poderá tentar derrotar criaturas lendárias que aterrorizam a região, ou até mesmo escurraçar aventureiros que vagueiem pelas região à procura sarilhos. Para ajudar o Barão na sua subida ao poder, ele poderá contratar Heróis aventureiros, contratar trabalhadores, e recolher recursos para evoluir a sua capital e os aldeamentos vizinhos.

A parte divertida é que por acaso existem mais Barões na região (outros jogadores) com o mesmo objectivo, o que vai dificultar as coisas.

Assim por alto a ideia é esta. Deixo-vos também o manual que já produzi para poderem ler mais. Em breve pretendo ter o protótipo completo e pronto a testar. Pode ser que seja um exito, pode ser que seja um fracasso.. o certo é que me diverti a fazer este jogo, e isso é o mais importante :)

Se o jogo ficar fixe e pegar, o próximo objectivo é desenvolver um modolo Solo e uma versão "Roleplay".

Feedback e opiniões são muito bem vindas.

[b]Nota Importante:[/b] - As imagem gráficas usadas neste jogo são para utilização apenas em protótipo - Todos as imagens gráficos usadas neste jogo, são da autoria dos seus criadores - Todas as montagens de elaborações feitas com essas imagens, são da minha autoria

Confesso que não li as regras todas, mas pelo li, é de enaltecer o teu trabalho Thumbs Up. Além de detalhado, está bem "polvilhado" com imagens e tabelas, o que torna a leitura mais agradável (existe um erro na pag.5 - saltas um número na descrição das várias fases da sequência de turno).

Agora vêm as critícas negativas: 10d6 brancos e 10d6 vermelhos !

É muito dado, e por certo, levara a que o jogo tenha umas centenas de lançamentos de dados. Acho que existem demasiadas coisas a serem controladas pelo lançamento de dados. Percebo que isso crie aleatoriedade, mas para um eurogamer faz alguma confusão :)

E pelo que me dá a perceber, será um jogo longo. Logo, não será para todos.

Realço novamente todo o teu empenho em desenvolver este jogo. Brilhante esforço!

Star YellowStar YellowStar YellowStar YellowStar Yellow

Abraço, Dugy

Não é nem pretende ser um eurogame!!

[url=https://www.google.pt/reader/shared/00602237311482859423?hl=en]Google Reader Shared Itens[/url]

Também não sejas mauzinho, é o primeiro jogo dele. Não se saca um eurogame logo à primeira. Tongue out

(Parece interessante, o jogo. Curti especialmente o uso do mapa.)

Já sabes, quando quiseres avançar para o playtest conta comigo. Venham de lá essas dezenas de dados!!! Happy

obrigado!

Gosto sempre de criticas :slight_smile:

essa dos 10d6 deve-me ter escapado, porque na realicade cada jogador só pode rolar no máximo 6 dados de uma vez.

Obrigado pelas correcções. Já alterei o manual. quando tiver mais algumas alterações para fazer publico a próxima versão com essas alterações.

Não sei bem o que é um Eurogame, mas eu tambem sou um roleplayers, e gosto de goisas … qeu se vão desenvolvendo e construindo, dai um jogo que inevitavelmente vai ser mais demorado.

Mais uma vez, obrigado!

... de quem não leu as regras a fundo. O jogo combina dois tipos de jogos diferentes: o jogo de exploração e «crescimento» individual, estilo Runebound; e o jogo económico e de administração de recursos. A combinação é interessante e talvez mesmo inovadora (suspeito, não tenho a certeza se haverá já algum jogo que faça isto). No entanto é arriscada por duas razões:

As duas componentes podem não se combinar bem e então uma torna-se um peso para a outra. O jogador que goste da componente de jogar os heróis pode não ter paciência para o jogo económico; e o jogador que goste deste pode considerar que os heróis são tralha desnecessária. Há aqui que encontrar uma fórmula em que as duas componentes se integram de forma harmoniosa e em que o todo é maior do que as partes.

Se cada uma das componentes por si for demasiado complicada, o jogo pode tornar-se demasiado complexo e injogável.

Em suma, tomando cada uma das componentes por si fiquei com a ideia de que são bastante standard e repetem padrões que já encontramos noutros lados. A sedução virá da sua combinação, mas isso é mesmo o mais difícil de implementar.

Ou posso não ter percebido nada e estar completamente errado.

Sérgio Mascarenhas

Engraçado que se demorei meio segundo a reconher as imagens do setllers II e os icones do Warcraft, e nos ultimos anos dá para contar a mão as horas que passei a jogar computador

Só experimentado obviamente, mas só não gostei muito do facto de na fase de produção de recursos se depender de um dado: temos de ter o edificio, temos de por trabalhadores e mais nos terrenos se quisermos tentar aumentar a produção e depois depende de um lançamento, parece muito investimento para se permitir que o acaso determine se o investimento compensou, mas isso sou eu que não me dou bem com dados

A dream to be a gum gardener

Mais uma vez muito obrigado pelo feedback.

A minha ideia foi exactamente essa, tentar juntar 2 estilos de jogo. A ideia veio da minha experiência de jogos de computador Online. Há sempre jogadores que gostam de andar à porrada e não têm paciencia para andar craftar items e depois ha os outros que querem estar no seu cantinho a criar itens e a gerir uma economia.

A ideia é tentar dar 3 hipoteses para tentar ganhar o jogo:
[list]
[]Investindo maioritariamente nos heróis e nos confrontos (o que também permite ganhar dinheiro vendendo os itens mágicos e investigando as ruinas)
[
]Investindo maioritariamente na economia, recolha de recursos e investindo nos Aldeamentos
[*]Arranjando um ponto médio entre gestão económica e a “pancadaria”.
[/list]

Independentemente da opção que se tome, uma opção de jogo necessita sempre de um bocadinho da otra opção de jogo.

Se isto vai resultar? ao sei, dai ter de testar :smiley:
é muito provavel que depois do playtest vá haver muitas sugestões e alterações que vou ter de fazer para cozer melhor as coisas. Mas para já, pareceu-me boa a ligação. Vamos ver.

OBRIGADO!

Mais uma vez obrigado pelo feedback.

Sim as imagens foram recolhidas de vários jogos que já existem. foi a maneira mai rápida e fácil que encontrei de montar um protótipo. Se eventualmente este jogo for bom, talvez o venda à FFG e ai irá ter graficos à maneira :stuck_out_tongue: (não estou a ver outra editora que pegue nisto).

Quanto à fase de recolha de recursos, és capaz de ter razão. Visto que não é muito complicado fazer monopólio de recursos, pois os recursos são limitados, a ideia era não dar isso de mão beijada. Os recursos necessários para construir os edifícios de recolha são poucos, trabalhadores tambem não é muito complicado de ter. Um pouco de sorte torna as coisas mais interessantes a meu ver. Talvez um 4+ seja muito pois já houve algum investimento para se poder recolher os recursos. Talvez um 2+ seja soficiente, mas pareceu-me que era interessante haver pelo menos um pouco de sorte no processo (todos nós no trabalho temos dias melhores e outros piores. Num conseguimos fazer um bom trabalho, no outro não fazemos nada de jeito).

OBRIGADO!!

Novo manual disponível (05-12-2009)

Fiz alguns Updates e modificações baseado em sugestões que me derem.

Obrigado.

Bem, isso abre uma hipótese tanto quanto sei pouco utilizada em jogos de tabuleiro que é a dos jogos em equipa. Se tiveres interesse e oportunidade, testa esta alternativa.

Sérgio Mascarenhas

Olá PalaNolho,

O teu jogo certamente terá o seu interesse, mas recomendo-te que comeces a desbastá-lo para conseguires um conceito o mais simples possível. Mas depende do teu objectivo: se é para te divertires, óptimo, mas se estiveres a pensar numa edição, lembra-te que o mercado absorve jogos menos complexos, a começar pela extensão das regras ;)

É óptimo saber que em Portugal há mais criadores activos!! Parabéns!

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]

Boas, e obrigado pelo feedback.

Essa é uma hipotese que já tinha em mente. não sei se deverei criar regras específicas para jogo em equipas ou se poderá ser uma hipotese acordada entre os jogadores.

Mas é uma hipotese. Enquanto um se preocupa em controlar mais a parte dos herois o outro preocupa-se em gerir a economia da facção.

Hmmm isto etá a dar-me mas ideias de rotas de mercadoria para enviar recursos entre jogadores aliados LOL.

vou investigar o tema.

OBRIGADO!!

obrigado pelo teu feedback.

A perte de criar uma edição comercializavel só irei pensar nisso depois de testar e ajudar ao que pretendo.

Quanto ao manual, pode até ser extenso, mas o Runewars tem um manual com 40 páginas e aposto que tem letra pequena e 3 colunas em cada página. o meu só tem 20 lol :stuck_out_tongue: não é assim tão grande heheehh.

Mas sim, percebo o que dizes e simplificar é algo em que irei tentar investir.

OBRIGADO!!

Tenho aqui andado a pensar e já escrevi algumas coisas sobre Team play, mas já que falaste no tema (não sei se já leste o manual ou não) que genero de interação de Team play é que achas que poderia ser interessante neste jogo?

Se mais alguem quiser opinar, estejam à vontade :smiley:

Já foi referida: um jogador faz a gestão dos recursos e o outro dos heróis. Ainda não li o manual em profundidade pelo que não tenho ideias mais aprofundadas sobre como isso pode ser feito (trabalho, família, o meu sistema de jogo, o livro Sartar: Kingdom of Heroes para HeroQuest, tudo se mete pelo meio).

Sérgio Mascarenhas

Manual de Regras Actalizado (ADVENTURE- Rise of the Emperor (14-12-2009).pdf)

[list]
[]Foram feitas algumas modificações menores;
[
]Foi criado um suplemento Multiplayers/Alianças;
[*]Foi desenvolvida a funcionalidade dos cemitérios;
[/list]

Ainda há alguns pontos em aberto nomeadamente o que estão sublinhados a amarelo no manual. se alguem tiver alguma sugestão sobre o assunto, esteja à vontade.

Obrigado!!

Manual actualizado (29-12-2009)

• Alteração da capa
  • Ajuste de texto
  • inclusão dos testes de Desarmadilha na secção se Traps