Agenda Técnica

Já vi surgir este termo em muito lado mas ainda não consegui perceber bem exactamente o que é.

Agenda criativa, se percebi bem, lida com a diversão que cada jogador espera encontrar quando se senta à mesa de jogo. Seguindo a gramática, Agenda técnica parece-me que lida com a mecânica que permite cada um à mesa influenciar o universo de jogo, acho que o JMendes deu alguns exemplos de técnicas que se podem utilizar nas agendas técnicas no seu blogue.

Gostava que me pudessem esclarecer exactamente o que é uma agenda técnica, e exactamente como é que interage com o resto do que se passa à mesa.

Agenda técnica é aquela cenaita de dar direitos narrativos aos jogadores, stakes negotiation, (aggressive) scene framming, etc etc etc.

Podes investigar sobre isso aqui.

Bom, agenda técnica acho que é isso mesmo, uma preferência ao nível das técnicas que se usam durante o processo do jogo. À partida parece-me que pode englobar quase tudo, desde pessoal que prefere "falar" na 1a ou na 3a pessoa (embora, é claro, os jogos deixem sempre isto à vontade do freguês excepto os LARPs), pessoal que prefere "piscinas" de dados ou pessoal que prefere um simples roll, pessoal que prefere usar cartas como elemento aleatório, pessoal que prefere não ter um elemento aleatório, pessoal que gosta de cenas mais complexas e crunchy ou pessoal que não têm paciência para isso, pessoal que acha fixe partilhar a narração e pessoal que diz que não lhe quer tocar com uma vara de três metros, pessoal que gosta de ter stakes em grupo, pessoal que prefere ser o GM a defini-las, pessoal que prefere que elas sejam definidas pelo sistema de jogo, etc.

Enfim, nada de anormal. Parece-me apenas uma maneira mais pomposa de dizer coisas como "sim eu gosto de G/N ou S, mas dentro disso prefiro o sistema X ao Y e não gosto de jogar o Z."