Agents of S.W.I.N.G. RPG - Espiões à moda antiga

"Always keep your bowler on in time of stress, and watch out for diabolical masterminds."

Emma Peel, Os Vingadores

"Agents of S.W.I.N.G." é um RPG criado pelos ingleses Postmortem Studios, baseado nos shows de Spy-Fi dos 60s e 70s. Se gostam do vosso mundo de guerra fria com uma dose de charme, classe e humor negro, este é o jogo ideal para vocês.

O sistema utilizado é o já popular FATE, com alguns ajustes (segundo o autor, baseado na versão de Starblazer Adventures da Cubicle 7), e o jogo dá as jogadores todas as ferramentas para criarem o seu Santo, ou a sua Emma Peel, ou até o seu Old School James Bond, e jogar num mundo menos "gritty" e realista, e mais num mundo quase pulp, das tradicionais figuras do espião-cavalheiro dos 60s.

Se bem que o jogo seja facilmente adaptado a outras eras e cenários individuais, o livro trás um belo setting original, oferecendo detalhes extensos sobre uma eclética agência pan-governamental, Supreme World Intelligence Network Group (aka SWING), que utiliza todos os tipos de agentes (desde o engenhocas à Q, aos agentes estilo John Steed, até mesmo às simpáticas Moneypennies) para tentar impedir vilões tirados dos melhores filmes do James Bond de tomarem conta do mundo. O autor claramente é um aficionado do género, e isso mostra-se no quão divertido o jogo é -- e quanta vontade (muita) dá de jogar.

O jogo está disponível para download no IPR e no RPGnow (por menos de 7 euros), e no LULU (versão Print on Demand também, quer em capa mole, quer em capa dura -- que está muito razoavelmente preçada a 20 e poucos euros -- no formato A5). Tendo em conta que isto é um livro completo com mais de 300 páginas, parece-me bastante acessível.

Saíram já alguns suplementos para o jogo, de momento dois game supports grátis "Agent Casefile" e "Control Casefile" -- ambos são booklets para ajudar jogador e GM - o primeiro é uma espécie de diário da personagem, enquanto que o segundo funciona como um "diário da campanha".

Um mini-cenário\demokit "The Art of P.A.I.N" também está disponível por um preço simbólico.

A Lady recomenda vivamente! Aqui fica a ficha técnica:

AGENTS OF S.W.I.N.G. RPG

Editora: Postmortem Studios

Autor: James "Grim" Desborough

Sistema: FATE

Preço: € 6, 93 (PDF), € 14,15 (Softcover), € 23,59 (Hardcover)

Páginas: 344, preto e branco.

Excelente!

Pensava eu que a nova edição do Wilderness of Mirrors do John Wick (não uma grande melhoria, infelizmente) era a única novidade de RPG de espiões com “estilo” dos últimos tempos mas esta parece-me ainda melhor. Especialmente para mim que tenho “Os Vingadores” gravada de leve na memória mas dei-me ao trabalho de ver a série do “The Prisoner”.

Chegaste a jogar isso na UK Game Expo? Ou falar com os autores? :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

Muito para minha pena, não joguei na Games Expo (joguei The Laundry), mas falo frequentemente com o autor -- visto que me contratou para fornecer alguma arte para um suplemento para o jogo que vai sair em brever *coff coff*.

E isto bate o Wilderness of Mirrors aos pontos de toda a forma e mais alguma.

https://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

A sério? Excelente. :slight_smile:

Quanto às diferenças relativamente ao Wilderness… também me pareceu que sim. Queres experimentar o Swing na InvictaCon? :wink:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

[quote=LadyEntropy]E isto bate o Wilderness of Mirrors aos pontos de toda a forma e mais alguma.[/quote]

Bom, só agora é que o WoM tem setting e, quanto ás regras, pensei que não gostasses particularmente de Fate. Eu gostava de entrar no swing Cool se quiseres fazer uma one-shot no próximo mês, por exemplo. Sempre gostei dos Avengers e não me importo nada de conhecer mais uma adaptação do Fate (usa fudge dice e fate points?).