Agosto 2010 - Coração de Dragão

Não pensem em relacionar esta entrada no blog com futebol. Não tenho nada contra o desporto e até gosto de ver um jogo bem disputado, mas não perco o meu tempo a ser adepto de qualquer equipa, muito menos de um campeonato onde se joga tão pouco e tão mal como o Português.

O título desta entrada tem a ver com um dos jogos que mais joguei ao longo do mês, Drachenherz. Das 31 partidas que registei nesse mês, 3 foram desta novidade. Já o conhecia do Brettspielwelt. É um jogo razoável para dois que faz lembrar um pouco o Lost Cities, mas tem características próprias. Curiosamente foi este outro jogo que joguei também três vezes em Agosto.

Uma outra novidade, Qwirkle, registou também três partidas. É uma espécie de Scrabble com formas e cores e algumas particularidades interessantes.

No capítulo das novidade aparece também o Oh Pharaoh!, um filler engraçado que resulta melhor quando os jogadores não se esquecem de que podem negociar.

Fiquei também a conhecer o Thunderstone, Glen More, Ballast e Genoa. Todos graças ao Dugy.

O Thunderstone é mais interessante que o Dominion, mesmo sendo uma espécie de re-estudo da mecânica principal que partilham. O Ballast é quase mais uma peça de decoração que um jogo, mas para passar uns minutos serve quase tão bem como a maioria dos jogos de destreza. O Genoa é um jogo quase exclusivamente de negociação. Talvez leve ao exagero esse aspecto e com isso acabe por se prolongar mais do que seria necessário. O melhor deste conjunto de novidades foi mesmo o Glen More. Nenhuma das suas mecânicas é nova, mas a conjugação destas é peculiar e acaba por oferecer boas possibilidades estratégico-tácticas.

Uma coisa gira que pude fazer em Agosto foi visitar um dos encontros semanais do grupo de Lisboa. Aí pude, além de gozar da excelente companhia, jogar mais três novidades.

Mystery Express é uma tentativa da Days of Wonder de reinventar o género de jogos de dedução em que se procura determinar quem cometeu um determinado crime. É um bom esforço mas pareceu-me que acaba um pouco por ser decidido à sorte pelas suspeitas apontadas mesmo antes do fim do jogo... Acho que serão raras as vezes em que ganhará alguém que tenha descoberto a solução para o mistério. Der Fliegende Hollander é, no fundo, um jogo de bolsa... Para não variar o que acontece neste tipo de jogo, levei uma abada monumental... Realmente não consigo adaptar-me à ideia de ganhar dinheiro sem produzir nada.

O Dschamal é uma toleira completa... arranhões, lesões nas falanges, falanginhas e falangetas, tudo se ultrapassa para agarrar uma peça dentro de um saco. Por vezes até quem está a segurar no saco, onde dois jogadores estão com as mão enfiadas numa luta intensa, acaba por sofrer por tabela. Mas dá para nos rirmos um bocado... O Vasco quase que chorava mesmo!

Enfim, foi um bom mês para os jogos. De notável faltou apenas mencionar o registo da décima partida de Tichu neste ano. Tendo em conta a frequência com que se joga nos encontros do Porto até parece pouco.

Até breve!

"Coração de dragão" fez-me lembrar o Eragon. Aí está um desperdício de tempo.

Qual deles? O livro ou o filme?

O filme. O livro até acho que tenho lá, mas nunca lhe peguei.

Acho que ainda tenho cicatrizes Fighting

Aparece novamente quando puderes...

O livro vale a pena: é uma mistura de Harry Potter com Senhor dos Aneis.

Misturar Harry Potter não joga muito a favor nos meus gostos.

Porque também está a aprender a sua historia pessoal e a conhecer uma coisa nova (neste caso, o seu dragão). E no meu caso, também pelo vontade constante de "só" ler mais um capitulo.

OK. :)

O Harry Potter cansou-me em dois livros, por outro lado o Lotr li um livro por semana.

Se se proporcionar de novo, aparecerei.

Eu sabia que não podias ser normal...

mas sim especial?

[quote=Crashburner]

Eu sabia que não podias ser normal...

[/quote]

é ler os 3 livros numa semana!

Não acho nada de especial, conheço quem tenha lido mais depressa.

E desisti do Harry Plotter a meio do 1º... :P

És homem para teres lido o Books of Magic do Gaiman antes disso e tudo.