Agosto - Posta mirandesa e dados

Agosto, mês de férias, praia e da RuralCON em Bragança.

Um dos meses mais produtivos não só ao nível do número de partidas como também do número de jogos diferentes e de novidades.

O mês foi dominado por vários jogos de poker de dados a dois, num preludio para a RuralCON, como convenção acabou no entanto por ser um bocado contra a corrente que mencionei acima, sendo que experimentei poucos jogos novos, e joguei poucas partidas, mas algumas delas bastante longas, intercaladas por umas belas refeições.

Fora os já referidos dados de poker e HeroClix não repeti muitos jogos o que faz que o pódio deste mês seja muito extenso na 3ª posição.

Olhando para os números:

61 partidas num total de 36 jogos diferentes.

Em relação a jogos que não conhecia anteriormente:

24 partidas em 17 Jogos diferentes.

O top 3 de jogatinas do mês foram:

Poker Dice (x8)

HeroClix (x4)

7 Wonders (x2)

Airships (x2)

Alien Frontiers (x2)

At the Gates of Loyang (x2) - Uma Novidade

Battle Line (x2)

Bohnanza (x2) - Uma Novidade

Crapot (x2)

Dominion (x2)

Famiglia (x2) - Uma Novidade

Kill Doctor Lucky (x2) - Uma Novidade

Race for the Galaxy (x2)

Snow Tails (x2) - Uma Novidade

Tigris & Euphrates (x2)

Union Pacific (x2) - Uma Novidade

Worm Up! (x2) - Uma Novidade

Novidades:

At the Gates of Loyang (x2) - Um grande jogo. Que também se joga muito bem a dois jogadores. Promete voltar à mesa muitas vezes.

Bohnanza (x2) - Ao início parece ser um filler, mas torna-se um jogo aguerrido de negociação. Com mecânicas simples é bastante atractivo

Famiglia (x2) - Um bom filler para dois jogadores. Escolher os melhores capangas é uma arte.

Kill Doctor Lucky (x2) - O sacana do velho não para quieto. Um jogo divertido de bluff e estratégia com sorte q.b.

Snow Tails (x2) - Um jogo de corridas com uma mecânica de curvas muito boa. A experimentar com pistas mais variadas.

Union Pacific (x2) - Ao inicio parece ser o Ticket to Ride, mas a mecânica de shares das companhias e a incerteza do momento de scoring torna o jogo bastante atrativo desde que jogado no máximo com quatro jogadores.

Worm Up! (x2) - Um filler fantástico com uma mecanica de movimento do mais simples possível. É ver a meta a fugir do líder.

18AL - Uma primeira incursão no universo dos 18XX. Um grande sistema não haja dúvida. A repetir.

Asara - Um jogo engraçado com algumas mecânicas interessantes.

Biblios - Um filler de maiorias com um sistema de leilão. Bastante agradável.

Fast Flowing Forest Fellers - Mais um jogo de corridas com um sistema talvez demasiado simples. Um bom jogo para introduzir novas pessoas no hobby.

A Game of Thrones - Um jogo interessante. O sistema de ordens escondidas cria algumas supresas e desencontros. A repetir.

Le Havre - Um dos jogos que me faltava no Top 10 do BGG. Conhecer os edíficios é essencial neste jogo. A repetir.

Isla Dorada - Influenciar o percurso de uma expedição usando cartas. Uma mecânica de movimento por leilão. Um semi cooperativo interessante.

Metro - Fazer os nossos comboios andarem o máximo possível antes de chegarem a uma estação. Uma variante(?) engraçada do Tsuro.

Red Dragon Inn 3 - Não é exactamente uma novidades uma vez que já tinha jogado o Red Dragon Inn 1 e 2, mas a novas mecânicas introduzidas nas personagens desta versão fizeram-me experimentar o jogo isoladamente. e o resultado é uma salva de palmas. Conseguem tornar estas personagens únicas, adicionando mais um pouco ao jogo.

Yomi - Um jogo de cartas que usa a mecânica base do Pedra-Papel-Tesoura, complementada de abilidades adicionais e de um grafismos que nos envia para os jogos de luta das consolas. Um bom filler para dois jogadores.

Finalizam a lista de partidas do mês:

Lost Cities, Order of the Stick Adventure Game: The Dungeon of Dorukan, Pit, Puerto Rico, Ronda, Skull & Roses, Through the Ages: A Story of Civilization, Thurn and Taxis e Time's Up!

Aproveito para fazer menção ainda para o RPGénesis 2011, um evento que convida os participantes a escrever um RPG numa semana, e que decorreu na semana de 14 a 20 de Agosto, no qual participei, mas infelizmente não consegui atingir o objectivo mínimo das 5000 palavras. Foi uma experiencia interessante na qual não me imaginava participar.