Agricola - All Creatures Big and Small

Ando a aprender a jogar o Agricola no iPad. Ainda não consegui ganhar um jogo, mas já estive quase!!! Entretanto, mostrei o jogo ao meu filho de 10 anos, ele esteve a seguir o tutorial, gostou do que viu/leu, e resolveu jogar…Levou uma surra, mas adorou o jogo. O precisar de apanhar madeira, pedra, comida, fazer cercas para para os animais, etc…ficou maravilhado.

Venho então pedir que me ajudem. Acham que deverei comprar o "All Creatures Big and Small", já que não é muito caro e pelos videos que já vi, é bastante fácil de aprender a jogar. Se desse resultado, talvez depois pensaria em vôos mais altos - o Caverna. Já estive a ver uns videos e a ler o manual e fiquei fascinado com o jogo. Mas para já, queria mesmo saber se me aconselham a comprar o jogo. O que acham?

É um bom primeiro passo, sim.

Recomendo, apesar de que, passados alguns jogos, os edifícios que vêm com o jogo limitarem a sua longevidade pois não permitem muita variabilidade entre jogos.

Facilmente corriges isso, comprando a expansão - More Buildings Big and Small - que também é relativamente barata.

Ou então dás o salto definitivo: Caverna ou, também muito bons e diferentes do Agricola, Le Havre ou Ora & Labora (mas mais complexos).



Tendo em conta a idade do teu filho, e para permitir mais jogadores, aconselho a dares uma vista de olhos no Village pois não tem qualquer dependência de lingua e a jogabilidade é desafiante e divertida, q.b. diferente do habitual "worker placement".



Boas jogatinas!




Obrigado pelas sugestões. Cheguei a pensar no Village, mas disseram-me que era bastante difícil…O Le Havre tenho no iPad. Mal tentei pegar nele. Parece-me bastente difícil, tal como o Puerto Rico.


Suspeito que o Dugy não reparou na idade do teu filho, as sugestões dele são todas boas mas não para 10 anos wink



Tenho uma filha agora com 13 anos, e por experiencia própria qualquer jogo de entrada é bom para iniciar os fedelhos: A versão simplificada do Agricola é boa ideia, o Tickets to Ride é um clássico, ou até mesmo o Carcassone - faz a ligação entre puzzles e jogos, que é algo que eles estão à vontade. Menos mainstream, a minha filha gostava bastante do Tsuro, hoje em dia gosta do Galaxy Trucker e do Arkham Horror - aqui tens que fazer de narrador e ler todas as cartas, e talvez seja melhor esperar dois ou três anos eheh. E suspeito que um puto de dez anos goste do King of Tokio.



Este fim de semana joguei um que tambem é divertido para jogadores jovens apesar de ser pouco conhecido, The Downfall of Pompey. O teu filho vai adorar mandar os romanos para dentro do vulcão… 

Já temos o Tickets to Ride e o Carcassone, bem como o Small World no iPad, e o meu filho adora-os. Físicos temos o sugerido King of Tokyo (no qual é mestre), o LOTR LCG e o Pathfinder Adventure Card Game.
Referes o Arkham Horror, e é curioso que ontem à noite estive a ver uns videos do novo Eldritch Horror e fiquei fascinado! Até já li parte das regras. Mas o jogo ainda não saiu, não é?
Vou investigar o Downfall of Pompey. Jogo que não me poderá escapar neste Natal é o Robinson Crusoe: Adventure on the Cursed Island!! E ando tentado também no Zombicide...

PS: Ontem o puto ganhou um jogo no Agricola (Familiar) no iPad. Coisa que ainda não consegui. Ele é muito à frente!! Já "papou" todos os Star Wars, todos os Lord of the Rings, incluindo o Hobbit, e a sua música favorita é "Superman" de Laurie Anderson! :D

Com essa idade??? Muito à frente e muito bom gosto…

Não tarda nada está a ouvir cenas maradas tipos Psychic TV ou Einsturzende Neubauten ehehehehe



Não querendo contribuir para aumentar as tuas duvidas, mas já vi que há aí um largo espectro de jogos que vos agradam, de Agricola a King of Tokyo, de Small World a Carcassonne acho que podes comprar quase tudo que vão de certeza gostar, sendo que euros puros se calhar é a praia que menos gostam. Zombicide acho que deverá ser uma boa opção para vocês. Podes também ver estes que tenho a certeza dos vão agradar:

Boas festas :)

O Eldritch Horror está para breve, e suspeito que não vás ter sorte com o Robinson Crusoe, está completamente esgotado. E tem imensa dependencia de texto, mas podes sempre fazer de narrador e ultrapassar esse problema.



O Zombicide é optimo se não te importares do gore :slight_smile: E parabens pelo puto, tem bom gosto, com as meninas é mais Harry Potter cool

O Escape: The curse of the temple é optima sugestão, ele vai gostar de certeza

Obrigado por todas as sugestões.



O Escape: The Curse of the Temple parece-me caro para o jogo que é…O Lost Legends é para 3 ou mais jogadores (BGG). Tenho que ver mais videos do 12 Realms e Claustrophobia.

O Robinson Crusoe, pelo que li, vão sair novas cópias no final de Novembro. A dependência de texto não é um problema, até faço questão, já que assim aprende brincando. E acreditem, tem dado resultado. O 99,5% no 1º teste de Inglês do 5º ano mostra isso mesmo (Errou a escrever Unclle.)



Bem hajam!

Pois, por acaso até reparei, mas não tendo filhos nem jogando com miúdos dessas idades, são palpites um bocado no escuro. ashamed

No entanto, o Village não é propriamente difícil de aprender

Mas o Downfall of Pompey é, de facto, uma excelente sugestão.



Claro que se tivesse um filho dessa idade, já lhe estaria a ensinar Brass. Ou Antiquity. Ou até mesmo Through the Ages. angel


Apoiado, eu pus a minha filha a jogar Dominant Species com 12 anos, e não ficou em ultimo lugar smiley

Eu tento sempre pensar em jogos cooperativos e/ou que sejam bons para dois jogadores, é que a minha maria não é adepta de board games. :frowning:



Ah! Ocorrem-me agora mesmo outros dois jogos que tenho em vista:

  • The three little pigs (a cape em rosa é que…)
  • Dungeon Roll



    São boas escolhas, não?

Pelo que dizes do teu filho, eu não investiria no big and small (só se fosse para desenjoar dos jogos mais complicados). Mais vale investir no jogo a sério porque tem muito mais longevidade e mais hipóteses de expansão, e na verdade ele não vai ficar mais novo…



A minha recomendação, no entanto, vai um pouco mais à frente e sugiro o Through the Ages :slight_smile:

Pois…eu gostava de comprar o Caverna, mas como ainda não saiu, e estando a pensar começar com algo mais simples, o Big and Small, que até nem é caro, talvez seja a melhor opção. Já encomendei na jogonamesa juntamente com o Dungeon Roll.

O Through the Ages nem sei como jogar. Mais um que vai entrar para o "watch later" do youtube. :slight_smile: