Boa noite! Há cerca de um ano que a minha paixão pelos boardgames aumentou. Desde aí tenho seguido a comunidade do abreojogo. Já comprei o Ticket to Ride Europe que gostei, mais recentemente comprei o Puerto Rico mas ainda não experimentei porque as pessoas com que eu jogo (e eu proprio) ainda não temos grande experiência nestes jogos. Então estava a pensar comprar o Carcassonne como "iniciação". Vi o Carcassonne Big Box que traz 5 expansoes a 60€. Queria saber se sabem onde encontrar mais barato, se alguém tem para venda este jogo ou se aconselham algum a um preço mais baixo que possa ajudar no processo de aprendizagem e adaptação aos jogos para puder atingir alguns jogos mais exigentes
Viva e bem vindo.
Já jogaste o Carcassonne? É que gastar 60 euros no jogo com 5 expansões pode ser um bocado overkill... E se não gostas?
Sugiro-te outra coisa, usa os 60 euros para comprar dois (ou 3) jogos. Assim tens uma oferta mais variada, e se o teu objectivo é "enrijecer" os teus amigos para jogos mais pesaditos, se calhar é melhor opção. Além disso, o Carcassonne está ela por ela em termos de dificuldade com o Ticket2Ride.
Sugestões... Samurai, El Grande, Year of the Dragon, 7 Wonders, Dominion, Ingenious, Troyes, Tobago, são todos jogos bastante simples de perceber. Mais pessoal irá dar-te sugestões.
E não percas a esperança com o Puerto Rico. Senta-te, monta o jogo, percebe bem como funciona. Depois senta-te com um ou dois amigos e façam uns turnos com calma, vais ver que não é tão complicado. Já o joguei com várias pessoas que nunca tinham jogado um jogo "dos nossos" antes e a malta gostou sempre.
Boa sorte.
Pois. Também pensei que é um bocado arriscado gastar logo um valor tao elevado num jogo que não experimentei. Vou ver esses jogos que recomendaste. Já tinha visto algo sobre o Dominion e pareceu-me interessante
podes também ver estes que te vou indicar:
Dixit, Stone Age, Power Grid (ou Alta Tensão), Fits, Pandemic e Settlers of Catan (ou Descobridores de Catan).
Bem vindo!
Esses que indicaste também têm regras mais simples que o puerto rico?
Já agora onde costumam comprar os jogos? Comparam em vários sítios para ver onde fica mais barato?
[quote=dspt]
Esses que indicaste também têm regras mais simples que o puerto rico?
Já agora onde costumam comprar os jogos? Comparam em vários sítios para ver onde fica mais barato?
[/quote]
Custumo comprar os jogos em vários sites:
- planet on games;
- boardgameguru;
- GMT Games (P-500);
- Milan-Spiele (utilizo o tradutor do google de alemão para português na zona de encomenda).
O Puerto Rico nunca o joguei logo não te posso ajudar.
Sim, praticamente todos os jogos que o Costa indicou são mais simples que o Puerto Rico. O Power Grid só é um bocadito chato na manutenção das power plants, mas isso só uma pessoa tem de saber bem.
Comprei quase toda a minha colecção na planetongames.com Mas jogos mais simples como os que te estamos a listar acabam por ser mais fáceis de encontrar em lojas portuguesas, e se compen$ar, porque não? https://diver.pt/ https://loot.pt
Olá. Pude ver que estás registado como sendo da zona do Porto.
Sugiro que experimentes alguns destes jogos antes de os comprares. Para isso podes aparecer amanhã no encontro semanal do grupo do Porto ou em qualquer um dos outros encontros regulares. Podes verificar quando e onde ocorrem na listagem/calendário de eventos ou na secção Boardgamers - Porto daqui do AoJ. Normalmente são todas as quintas (21:30) e no último sábado do mês (14:30) no Shopping Cristal Park em frente ao museu Soares dos Reis.
Penso que todos os jogos que te foram aqui indicados estão presentes nas colecções de alguns dos membros e há sempre alguém disposto a ensinar-te. Basta escolher o(os) que te está(ão) a interessar mais. Por acaso creio que se está a preparar uma sessão de apresentação de Puerto Rico ou Agricola a um membro recente do grupo para amanhã.
Adicionalmente, está em preparação uma encomenda na Planeton de vários membros do grupo do Porto. Se aproveitares o encontro de amanhã já poderás adicionar alguma coisa a essa encomenda e aproveitar a ausência de portes.
Aparece e traz amigos se quiseres. Serás bem-vindo e terás uma óptima oportunidade para conhecer não só os jogos mas também a malta que os joga.
[quote=Mallgur]
Olá. Pude ver que estás registado como sendo da zona do Porto.
Sugiro que experimentes alguns destes jogos antes de os comprares. Para isso podes aparecer amanhã no encontro semanal do grupo do Porto ou em qualquer um dos outros encontros regulares. Podes verificar quando e onde ocorrem na listagem/calendário de eventos ou na secção Boardgamers - Porto daqui do AoJ. Normalmente são todas as quintas (21:30) e no último sábado do mês (14:30) no Shopping Cristal Park em frente ao museu Soares dos Reis.
Penso que todos os jogos que te foram aqui indicados estão presentes nas colecções de alguns dos membros e há sempre alguém disposto a ensinar-te. Basta escolher o(os) que te está(ão) a interessar mais. Por acaso creio que se está a preparar uma sessão de apresentação de Puerto Rico ou Agricola a um membro recente do grupo para amanhã.
Adicionalmente, está em preparação uma encomenda na Planeton de vários membros do grupo do Porto. Se aproveitares o encontro de amanhã já poderás adicionar alguma coisa a essa encomenda e aproveitar a ausência de portes.
Aparece e traz amigos se quiseres. Serás bem-vindo e terás uma óptima oportunidade para conhecer não só os jogos mas também a malta que os joga.
[/quote]
Infelizmente neste momento não tenho disponibilidade para ir aos encontros mas agora já sei onde posso acompanhar a informação em relação a esses encontros.
Já vi que és do Porto. Porque não apareces num dos nossos encontros que realizamos às 5ª e no último Sábado de cada mês para experimentares os jogos antes de os comprares.
[quote=dspt]
Infelizmente neste momento não tenho disponibilidade para ir aos encontros mas agora já sei onde posso acompanhar a informação em relação a esses encontros.
[/quote]
É pena. Seria a melhor opção.
De qualquer modo, das sugestões dadas junto o meu voto a Samurai, Ingenious, Dixit e Fits.
Naturalmente que há que levar em conta não só os gostos de com quem costumas jogar mas também o número de pessoas que habitualmente se juntam para isso. Dos jogos anteriores, em número de jogadores só o Dixit será um pouco menos versátil. Para funcionar precisa de 4 e para funcionar mesmo bem é melhor com os 6. Os outros escalam bem para todos os números de jogadores que suportam com o Ingenious e o Fits a poderem ser jogados também a solo.
Juntaria às sugestões o Ave Caesar, Taluva, Winner's Circle, Masons, China, Fearsome Floors, Loot, Through the Desert, Pillars of the Earth e Qwirkle.
Se tiveres disponibilidade para outras alturas, não te acanhes de sugerir ou mesmo pedir uma espécie de encontro especial. Não é tão raro como isso combinarem-se sessões de jogo fora dos encontros regulares. Chamamos-lhe "Porque Sim"... Nem que seja só para que te ensinem a jogar Puerto Rico... Um bom jogo não deve estar parado.
Em relação a uma possível encomenda, estás à vontade se quiseres juntar-te. Só temos que combinar depois a entrega. Podes usar o meu formulário de contacto através da minha página de perfil se o quiseres fazer.
Boas jogatinas!
Ô conselho que te posso dar quanto a jogos com regras "complicadas" é o mesmo que já te deram antes, lê bem as regras, monta o jogo e simula mesmo uns turnos sozinho para ver se percebeste. Estar à frente dum jogo sozinho a simular turnos pode parecer ridículo mas por vezes é aí que se dá o "clique" onde ficas a perceber o que se está a passar.
Acima de tudo não tenhas medo de experimentar jogar, se jogarem a 1ª vez mal, à 2ª já jogam melhor, qualquer dúvida a meio dum jogo alguém que não esteja a jogar que pegue nas instruções e perceba o que está mal (Mas também não vale a pena ficar meia hora a olhar para o livro de regras!! Mais vale seguir em frente.)
Para facilitar a "seca" que os outros jogadores possam apanhar, experimenta explicar o jogo com este montado e simula uns turnos para eles ficarem a perceber. Despejar as regras todas pode assustar algumas pessoas. Tenta focar-te no objectivo do jogo e como obter esse objectivo e só depois explicar as particularidades do turno.
Lembra-te que ao escolher um jogo é importante que o teu grupo esteja disposto e até entusiasmado para experimentá-lo. É meio caminho andado para tudo correr melhor.
Espero ter ajudado, um abraço.
--
Eu gosto muito do Carcassonne e é um excelente jogo de iniciação. Infelizmente não conheço a caixa com todas as extensões. Porém, tenho a versão básica e a versão Hunters & Gatherers. Ao que sei esta incorpora ideias de várias expansões da versão básica.
O que posso dizer é que a versão H&G é francamente melhor do que a básica, por isso a minha sugestão é que optes por esta aquela. Tens um jogo melhor do que o Carcassonne clássico por pouco mais €€, poupas o resto para outros jogos.
[quote=smascrns]
Eu gosto muito do Carcassonne e é um excelente jogo de iniciação. Infelizmente não conheço a caixa com todas as extensões. Porém, tenho a versão básica e a versão Hunters & Gatherers. Ao que sei esta incorpora ideias de várias expansões da versão básica.
O que posso dizer é que a versão H&G é francamente melhor do que a básica, por isso a minha sugestão é que optes por esta aquela. Tens um jogo melhor do que o Carcassonne clássico por pouco mais €€, poupas o resto para outros jogos.
Sérgio
[/quote]
De quem já teve também um H&G concordo plenamente. Esta versão é bastante melhor que o Carcassonne original.O problema é que o hunters and gatherers não dá para expandir. No entanto também acho que todas aquelas expansões do Carcassonne acabam por estragar o jogo. Primeiro porque dificultam a introdução de novos jogadores que ainda nem conhecem o jogo básico e em segundo porque as expansões acabam por tentar reinventar um jogo que prima pela sua simplicidade.
--
[quote=Asur]
Sim, praticamente todos os jogos que o Costa indicou são mais simples que o Puerto Rico. O Power Grid só é um bocadito chato na manutenção das power plants, mas isso só uma pessoa tem de saber bem.
Comprei quase toda a minha colecção na planetongames.com Mas jogos mais simples como os que te estamos a listar acabam por ser mais fáceis de encontrar em lojas portuguesas, e se compen$ar, porque não? https://diver.pt/ https://loot.pt
[/quote]
Já poderás encontrar alguns destes jogos de tabuleiro mencionados por lojas como a Fnac ou Corte Inglês.
Tens, por exemplo, as edições recentes do Power Grid (Alta Tensão) e do Dominion em português já disponíveis na Fnac.