[Ajuda] Quero começar -Alcobaça

Vivam



Descobri que o meu filho de 9 anos acha piada a RPGs (ADOROU o Four Against Darkness) e como quero afastá-lo dos computadores (não totalmente mas parcialmente) achei que ele havia de gostar disto.

O problema é que eu percebo pouco disto.



O que preciso? Alguém que me ajude a:

Criar a minha personagem;

Jogar o meu primeiro jogo.



Será que há grupos pela zona de Alcobaça, Caldas da Rainha, Nazaré por aí a jogar D&D?

Será que há malta a jogar online? Também é uma possibilidade, nem que seja na parte da criação da personagem.



Já comprei o Starter Set - 5ᵗʰ Edition e estou pronto para aprender.

Fico à espera aí da malta.



Abraços









O que um pai faz por um filho…

Boas João! Posso tentar ajudar mas não percebo o que procuras! O Starter set tem tudo o que precisas para montar uma sessão! Tens excelente grupos no Facebook para organizar sessões online (ou em pessoa quando o Covid se acalmar)

Viva



Então, começar a jogar a ler manuais é uma coisa.

Começar a jogar com outras pessoas é outra totalmente diferente.



Confesso que ainda não li os manuais mas pelo que tenho visto em termos de vídeos (antes de ter comprado isto) toda a gente aconselha a começar com a ajuda de outros jogadores. Daí a minha coisa em pedir ajuda.



Seja como for, vou seguir a tua recomendação e ler tudo de uma ponta à outra e depois logo volto a pedir ajuda no que ficar menos claro.



Abraço e obrigado!





Ah! Não uso Facebook pelo que será muito complicado arranjar ajuda por lá.

Ah não tinha percebido que a ajuda seria mesmo jogar jogar. Sim, é uma excelente ajuda mas honestamente não sei quão activo está aqui o fórum para arranjar uma mesa :frowning:



E Discord, usas? Se sim, experimenta perguntar aqui

Sem stress. A conversar é que a malta se entende. (;



Discord já vou usando. Esse convite é que dá inválido: ban, mais de 100 users, expirado ou coisa do género, segundo eles.



Obrigado!

Se já têm experiência com Four Against Darkness, existem aventuras preparadas para esse sistema. Deixa de ser uma coisa tão aleatória e começa a ter uma estrutura narrativa mais coerente.



O D&D não é um sistema simples… Embora não seja um roleplayer, joguei há muito tempo e tenho alguns manuais. Penso que existem coisas mais simples que podem servir melhor de introdução esses aspectos mais "burocráticos" dos RPG como criação de personagens, etc.

Ler os manuais de ponta a ponta não vai ajudar, pelo contrário. Vais ficar cheio de tabelas e estatísticas na cabeça que só deveriam ser necessárias quando começasses a jogar mesmo.



Se bem me lembro, a criação de personagens era relativamente simples. Lançavas 3d6 e atribuias o valor a um dos atributos do personagem. Fazias isto até teres os atributos todos valorizados. Depois havia uma certa margem para manipular os resultados finais para equilibrar o personagem. Escolhias uma raça (elfo, halfling, anão, humano, etc.) uma classe (paladino, ladrão, feiticeiro, etc.) e um alinhamento (bom, caótico, neutral, etc.) e pronto.



Depois é ter alguém que vá orientando a aventura que escolherem jogar. Escolhendo o que fazem os personagens que não são controlados por jogadores, avaliando os resultados de certas escolhas dos jogadores… Esta pessoa é que tem que conhecer melhor a parte mecânica da coisa, ter lido a aventura ou pelo menos as linhas orientadoras da mesma, etc.



Tenho ideia de que existem módulos completos com personagens já feitas e tudo pronto para "mergulhar de cabeça" para quem começa… 



Não quero de modo nenhum dissuadir-te de D&D, bem pelo contrário, mas se quiseres outras opções que talvez te ajudem, aqui fica uma pequena lista:



Basic Fantasy - Um sistema gratuito que pretende evocar os sitemas mais old-school de RPG e para o qual existem, na mesma página módulos pré-preparados para iniciados.

Dead Simple RPG - Vários sistemas simples e gratuitos para vários ambientes diferentes (Fantasia, Ficção Científica, Super Heróis, etc.)

Gateway - Gratuito e adaptado para crianças entre os 11 e 13 anos. Na página ligada há um módulo preparado para iniciados.



A pesquisa que fiz foi esta. Há por ali muita opção…



Boa sorte e muitas aventuras!

Olá João



tenho uma situação semelhante. O meu filho mais velho que tem 9 tb tem adorado jogos de tabuleiro e assim yenho jogado bastante com ele. 



quanto a D&d ou RPGs há uma forte componente visual/tática que se pode perder dependendo do sistema e dos jogadores. 



Se four against darkness foi bom então:

a) aposta nos modulos que existem desse sistema

b) vê outras opções parecidas (para mim d100 dungeon é o melhor mas também tens uma empresa no drivethrurpg que é a micro rpg e eles têm sempre coisas grátis para experimentar. 

c) avançar para um sistema de rpg mesmo

d) tentar um jogo de tabuleiro que dê o mesmo feeling estilo descent ou shadows of brimstone etc



focando-me nos rpgs se for para seguir a rota do d&d eu tentava primeiro se calhar a 4a edição. toda a gente critica mas 90% sem sequer ter jogado ou saber bem de que se trata. Mas como foi uma via diferente foi logo marginalizada. É uma edição mais tática tanto que foi aí que os battlemaps ganharam mt e as linhas de minis deles. 



eu estou a organizar um grupo de rpg nas Caldas, mas mais online neste momento dado ser complicado estarmo-nos a juntar. Eu vou fazer de dm. Mas é dnd de 4a ed. E vão ser umas mini aventuras que eles criaram sob o nome de dungeon delves.  Se se quiserem juntar ficam convidados. Manda msg que eu arranjo isso

Eu recomendaria Pathfinder 2 Edition ao invés de D&D 5Th Edition, mas sou suspeito sendo (atualmente) GM de Pathfinder (mas já fui de D&D desde AD&D até 3.5, 4th edition joguei como jogador, e ouch…), de resto o que falaram aqui de sondar o Facebook será mesmo o melhor uma vez que há por lá grupos de D&D e poderás encontrar partys que aceitem mais um jogador.



De resto se tiveres tempo livre, o starter set tem as regras essenciais, não é o Players Handbook, é bom para um iniciante ler, traz personagens pré-feitas e uma aventura (Lost Mine of Phandelver), podes tu assumir o papel de DM, dar ao teu filho o uso de 1/2 personagens para ele se ir habituando e porque não até com amigos dele criam a sua própria party.



Sugiro que leias o rulebbok tanto a parte de DM como a de jogador claro e o teu filho a de jogador, explorem as personagens pre-feitas, encenem lutas e depois inicia a aventura pre-feita. O mais importante é a diversão de ambos, e acredito que isso seja conseguido.



E é ótimo um hobby comum pai/filho.