Os nomeados correspondem ao que mais se tem jogado nos encontros dos grupos do Porto desde o último InvictaCon. Para participarem, indiquem de 1 até 10 qual é a vontade que têm para jogar cada um destes jogos. Podem avaliar apenas os items que quiserem, independentemente de já os terem experimentado ou não, mas tentem responder a todos. Cada jogo tem um link para poderem ficar a saber mais sobre ele.
O resultado para cada jogo será a média das suas avaliações e estas médias serão anunciadas no InvictaCon. O formato deste ano foi definido tendo em conta o feedback que obtivemos no ano pasado. Assim, acabamos por seguir um critério semelhante ao que já é usado pelo site rpggeek/boardgamegeek.
Obrigado pela vossa participação! Qualquer coisa, respondam por aqui. Podem divulgar estes links à vontade, não vamos limitar os inquéritos apenas à comunidade do abreojogo. Este anúncio também será publicado em breve no G+ e no facebook. Os inquéritos vão fechar no dia 30 de Setembro.
Os vencedores dos anos passados não podem ser nomeados novamente, pelo que o Marvel Heroic Roleplaying e D&D 4E ficaram de fora. No caso dos boardgames, este é o primeiro ano.
Nessa lógica, que eu apoio de forma incontestável, tinhamos o Battlestar Galactica no topo geral (não de 2012) e mais alguns boardgames "de facto" na tabela.
Desta forma até parece que a malta do Porto quase só joga cardgames… o que até é verdade…
Sim, eu estive a ver com o Mallgur a lista dos mais jogados, mas não encontramos maneira de aplicar esse critério. Se for possível, para o ano fazemos melhor. De qualquer forma, a lista tem alguns clássicos que não são de desprezar. O importante agora é votarem com a vossa consciência
Nós não registamos as nossas jogatinas no rpggeek (nem sei se é possível), por isso o que eu fiz foi percorrer todos os tópicos dos nossos encontros mensais no AoJ e recolher os RPGs referidos. Por acaso, não encontrei Call of Cthulhu ou The One Ring apesar de ter a impressão que eles foram jogados. Os RPGs que vocês jogam são os que estão nos tópicos ou também há discrepâncias?
Estão concluídos os inquéritos e feitas as contas. Os vencedores serão anunciados no InvictaCon, mas podem já ficar com um número que é uma curiosa coincidência: a média das médias todas é 5.2 tanto para boardgamers como para roleplayers.
É isso mesmo, fiquei perplexo. Se bem me recordo, quando votei deparei-me com 10 jogos e uma escala de 1 a 10. O que fiz foi ordenar os 10 jogos e dar a cada um um valor entre 1 e 10, sem repetir valores, ou seja, esgotando os valores que vão de 1 a 10. Era isso, não era? Ou era para darmos a cada jogo livremente um valor entre 1 e 10, como se fosse uma nota de escola?
É que se era para ser como fiz, a média tem de ser idêntica!
Não tinha de ser assim, era para dar livremente o valor que te apetecesse, mas curiosamente verificou-se essa tendência entre dezenas de participações. Todos os resultados serão colocados aqui depois do InvictaCon.
Editei os documentos para fazer as contas necessárias, mas podem confirmar tudo, todas as entradas são visíveis. Estes dados também já foram publicados no InvictaCon.