Alguém conhece bem o FATE?

Tenho já ha uns anos o jogo inglês Starblazer Adventures, RPG de Space Opera movido a FATE, e já encomendei o seu irmão de Fantasy, o Legends of Anglerre. Fiquei fascinado com ambos aos lê-los e desejava muito experimentar qualquer um deles. Ora, sei perfeitamente que de ler o manual a jogar/mestrar o jogo vai uma diferença enorme, e não sei se realmente ia gostar de jogar, embora tudo indique que sim.

Há aqui alguém familiarizado com o sistema FATE que esteja interessado em dar uns toques? Ou então, alguém que não conheça, mas que também queira experimentar para ver como funciona. Eu já tenho duas pessoas que vão nisso, com mais duas começara a jogar. Ou será melhor chamar-lhe a "ronda de experiências"?

Estou a pensar jogar domingos à tarde, mas o meu horário é flexível. Em minha casa, também, que é em Lisboa, entre o Instituto Superior Técnico e a Devir. Suponho que será bastante central. Aí sou um pouco menos flexível, já que não conduzo.

Alguém interessado?

Não tens preferência entre o Starblazer Adventures e o Legends of Anglerre? Faço votos que experimentem isso e depois contem como foi. Por cá, também devo começar uma campanha de Dresden Files brevemente.

[quote=Rick Danger]

Não tens preferência entre o Starblazer Adventures e o Legends of Anglerre? Faço votos que experimentem isso e depois contem como foi. Por cá, também devo começar uma campanha de Dresden Files brevemente.

[/quote]

Olha, deixa que chegue o manual do Anglerre em livro, ou o meu Kindle, para ler o pdf na cama ou no autocarro. Numa leitura superficial do Anglerre, parece que ambos se complementam muito bem. Depois, é uma questão de se me apetece jogar Fantasy ou Space Opera. E neste momento o meu apetite anda muito equilibrado entre ambos os géneros.

Ó Rick, fala-me lá no Dresden Files, que estou muito tentado em comprar, mas tem um preço temível. Aprecia-se bem sem o Our World? Ou têm mesmo de se adquirir ambos os livros?

Tamém tens o ICONS, do Grande Steve Kenson.

E eu também não percebo a moda do FATE.



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

É jogo que já cá canta. Pois e tens razão - nunca joguei o FATE, estou aqui a correr riscos, pode ser que não goste nada. Mas bem, depois há sempre o eBay.

O setting de Dresden Files é ABOMINÁVEL. É um livro só para fãs, e francamente, é uma porcaria. Os NPCs são desinteressantes, todos funcionam para fazer o Dresden mais "fixe" (Marty Stu do cara--- caroço) e não são nada que te interesse saber. De certeza que consegues fazer NPCs melhores.

Ergo, "Our World" devia ser deitado ao lixo e queimado. Não, não precisas NADA do Our World.

___________________________________________

RPGénesis 2010: "Sete Dias de Criação" - Uma Semana a Escrever RPGs em P

E a série também é má.



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Então espero que o jogo se baseie mais nos romances. Li parte do primeiro no Algarve, e pareceu-me assim como um policial hard-boiled sobrenatural nos tempos modernos, nada de grandioso mas divertido QB.

Outra coisa que me faz hesitar em comprar é que se calhar não tenho grande vontade de jogar Urban Fantasy. E se me der a vontade, se calhar será mais de Unknown Armies.

E daí não sei. Não deverão haver muitos fãs do UA em Lisboa, mas com a divulgação maciça que o Dresden Files tem tido (hesito em chamar-lhe hype, mas pode não ser descabido), pode haver quem o jogue, e aí eu alinho, nem que seja para experimentar o FATE com quem o entenda.

Outra dúvida em relação ao DF: o FATE não foi criado para settings hipercinéticos cheios de acção (Pulp, Space Opera) e não é o DF uma coisa mais cerebral e de investigação?

[quote=Verbus]Ó Rick, fala-me lá no Dresden Files, que estou muito tentado em comprar, mas tem um preço temível. Aprecia-se bem sem o Our World? Ou têm mesmo de se adquirir ambos os livros?(...)Outra dúvida em relação ao DF: o FATE não foi criado para settings hipercinéticos cheios de acção (Pulp, Space Opera) e não é o DF uma coisa mais cerebral e de investigação?[/quote]

Cinquenta euros pelo Your Story pode ser muito dinheiro, mas não é caro tendo em conta a qualidade do livro, do artwork e do texto. Pode-se dizer que a Evil Hat ainda é uma mini-editora sem relevância, mas o produto está bem feito com practicamente nenhum erro daqueles que costumam passar sem serem detectados quando são poucas pessoas a rever o material. Os anos que o jogo demorou a ver a luz do dia também ajudam a isso.

Como diz a Lady Entropy, acho que dá perfeitamente para pegar no jogo sem o Our World desde que o mestre-jogo não se importe de criar todos os NPCs sozinho (o que é relativamente fácil de fazer mesmo de cabeça). Assim, tens um RPG de fantasia urbana genérica que tanto dá para Constantine como para Lucifer, tanto serve para fazer Supernatural como True Blood, tanto funciona para Blade como para Planet Terror - se bem que o sistema, apesar de ser muito flexível, se extende bastante sobre a magia em particular e sobre a específica possibilidade de jogar com um feiticeiro bastante poderoso aos níveis de Harry Potter (e do Dresden, naturalmente).

Quanto à tua última questão, que é de facto uma boa pergunta, o jogo torna-se menos "dark and gritty" à custa do FATE, é verdade, mas tem um sistema para escalar o power level da campanha permitindo-te limitar muito as stunts e os powers com que as personagens podem começar. Mesmo assim, os aspects continuam a ser um aspecto Laughing central deste RPG e uma mecânica muito forte para alimentar o sucesso e o protagonismo das personagens, sem dúvida. Desta forma, parece-me que o jogo encaixa-se melhor nos termos de um action-mistery ou de um action-intrigue.e não tanto num investigation-terror.

Quanto à comparação com UA, não estou a prestar grande atenção ao setting de Dresden Files, por isso não é comparável. Gosto muito do ambiente muita louco de Unknown Armies e, se o quiser jogar, jogo Unkown Armies, né? Para mim, Dresden Files é mais para criar um mundo com os jogadores especificamente para a nossa campanha, escolhendo e misturando das fontes que gostarmos mais.

[quote=Rick Danger]

Para mim, Dresden Files é mais para criar um mundo com os jogadores especificamente para a nossa campanha, escolhendo e misturando das fontes que gostarmos mais.

[/quote]

Ah, muito bem! Isso é mesmo o elemento que gosto mais no Starblazer e no Anglerre. Outra oergunta: o DF usa d6 ou Fudge Dice?

[quote=Verbus]Ah, muito bem! Isso é mesmo o elemento que gosto mais no Starblazer e no Anglerre. Outra oergunta: o DF usa d6 ou Fudge Dice?[/quote]Fudge Dice. Felizmente comprei suficientes quando estive na UK Games Expo este ano.

O Legends of Anglerre acabou de chegar e saltou imediatamente para o primeiro lugar das minhas prioridades de leitura. Depressa te darei notícias sobre o que penso. Seja como for, continuo à procura de jogadores...

Sans la liberté de blâmer, il n'est point d'éloge flatteur - Beaumarchais

Há um fã de Unknown Armies em Almeirim! :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

UA - hum, se eu quiser lançar este feitiço de conhecimento, só tenho que queimar esta bibliteca de bairro; talvez seja melhor fazê-lo à noite…

DF - então a tipa de vermelho entrou no meu escritório; cheirava a perfume caro, mais caro do que eu ganho num ano, provavelmente para esconder o cheiro a mofo que vinha das suas roupas vitorianas…



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Quem já leu o Dresden Files pode dizer-me se com essas regras se pode fazer uma campanha de Highlander (versão série)?

Sans la liberté de blâmer, il n'est point d'éloge flatteur - Beaumarchais

[quote=Verbus]Quem já leu o Dresden Files pode dizer-me se com essas regras se pode fazer uma campanha de Highlander (versão série)?[/quote]Sim, podes graças ás mortal stunts e a alguns supernatural powers, podendo usares as regras das milestones para os Quickenings e os taken outs para decapitar cabeças Cool Claro que grande parte das regras é dedicada só aos wizards e daí não se aproveita nada, por isso não sei se será o melhor RPG para este caso.

Ahhh, já estava a ver alguém usar os aspectos para iniciar flashbacks... de há centenas de anos.

Z´w

Sans la liberté de blâmer, il n'est point d'éloge flatteur - Beaumarchais

Gostei muito mais da série que dos livros. Pelo menos dos dois actores principais -- achei que tinham uma química excelente, e o Dresden conseguia puxar o "Blue Collar Wizard" muito bem -- gostei muito mais do Bob da série que dos livros. O dos livros era verdadeiramente irritante -- tipo, como é que um anormal daqueles conseguiu ser um wizard super-poderoso?

Curiosamente, e o Rick Danger apoia-me nisso, gostamos mais dos episódios Originais do que os baseados nos livros já escritos.

___________________________________________

RPGénesis 2010: "Sete Dias de Criação" - Uma Semana a Escrever RPGs

Essa mecânica é extremamente bem explorada e conseguida no 3:16 Carnage Among The Stars.

Tenho certeza que se conseguiria sacá-la para outro projecto qualquer.



–~~–

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)