[quote=Verbus]Ó Rick, fala-me lá no Dresden Files, que estou muito tentado em comprar, mas tem um preço temível. Aprecia-se bem sem o Our World? Ou têm mesmo de se adquirir ambos os livros?(...)Outra dúvida em relação ao DF: o FATE não foi criado para settings hipercinéticos cheios de acção (Pulp, Space Opera) e não é o DF uma coisa mais cerebral e de investigação?[/quote]
Cinquenta euros pelo Your Story pode ser muito dinheiro, mas não é caro tendo em conta a qualidade do livro, do artwork e do texto. Pode-se dizer que a Evil Hat ainda é uma mini-editora sem relevância, mas o produto está bem feito com practicamente nenhum erro daqueles que costumam passar sem serem detectados quando são poucas pessoas a rever o material. Os anos que o jogo demorou a ver a luz do dia também ajudam a isso.
Como diz a Lady Entropy, acho que dá perfeitamente para pegar no jogo sem o Our World desde que o mestre-jogo não se importe de criar todos os NPCs sozinho (o que é relativamente fácil de fazer mesmo de cabeça). Assim, tens um RPG de fantasia urbana genérica que tanto dá para Constantine como para Lucifer, tanto serve para fazer Supernatural como True Blood, tanto funciona para Blade como para Planet Terror - se bem que o sistema, apesar de ser muito flexível, se extende bastante sobre a magia em particular e sobre a específica possibilidade de jogar com um feiticeiro bastante poderoso aos níveis de Harry Potter (e do Dresden, naturalmente).
Quanto à tua última questão, que é de facto uma boa pergunta, o jogo torna-se menos "dark and gritty" à custa do FATE, é verdade, mas tem um sistema para escalar o power level da campanha permitindo-te limitar muito as stunts e os powers com que as personagens podem começar. Mesmo assim, os aspects continuam a ser um aspecto
central deste RPG e uma mecânica muito forte para alimentar o sucesso e o protagonismo das personagens, sem dúvida. Desta forma, parece-me que o jogo encaixa-se melhor nos termos de um action-mistery ou de um action-intrigue.e não tanto num investigation-terror.
Quanto à comparação com UA, não estou a prestar grande atenção ao setting de Dresden Files, por isso não é comparável. Gosto muito do ambiente muita louco de Unknown Armies e, se o quiser jogar, jogo Unkown Armies, né? Para mim, Dresden Files é mais para criar um mundo com os jogadores especificamente para a nossa campanha, escolhendo e misturando das fontes que gostarmos mais.