Alguém conhece bons jogos de tabuleiro para seniores

Alguém conhece bons jogos de tabuleiro para seniores?

Depende muito das pessoas em causa. Como acontece com os não-seniores…



A minha mãe gosta de Ticket to Ride: Europe, Just One e Time's Up! É capaz de alinhar noutras coisas mas, assim de repente, diria que estes são os que mais lhe agradam.

O meu pai não joga quase nada. Aqui há uns tempos lá alinhou no Klask e até se divertiu a jogar comigo e com os netos.



Eu diria que a questão não será muito diferente do que acontece com pessoas mais novas. O principal obstáculo, neste caso, será a paciência que terão para ouvir regras. Se o contexto não for familiar, será mais difícil saber as limitações de cada um e portanto será boa ideia procurar jogos mais simples e rápidos de explicar. Depois, com um maior conhecimento das pessoas, ir avaliando o que pode ser apresentado.

+1 para o Just One. Jogo de palavras cooperativo, rápido e super simples.



O Fantasma Blitz é capaz de ser também um jogo interessante para usar entre seniores, estimulando o cérebro (reconhecimento de padrões) e a destreza. É do mais simples que há.



Se forem pessoas habituadas a jogar jogos de vazas (sueca, etc.) e não inteiramente resistentes a experimentar qualquer coisa de novo, o The Crew pode resultar. Vai sair uma edição portuguesa em breve. E, claro, há sempre o clássico Tichu.



Se é malta que gosta de bingos e lotos, o Can't Stop pode ser uma boa alternativa.



E se forem adeptos do dominó, o Kingdomino pode ser uma boa experiência.

recomendações excelentes

Sugiro também o Tsuro: explica-se em menos de 30 segundos, dá para 8 jogadores, é muito simples (mais ainda se a mão for à vista) e tem a vantagem de durar 2/3 minutos por jogador.

 Tal como foi dito depende das pessoas.



 Tive uma experiencia num centro de dia (diria a minha pior experiência em termos do interesse demonstrado pelo público) e os seniores são muito piores que crianças. As crianças animam por vezes até em excesso com os seniores não tens muito interesse, ainda se concentram menos que as crianças e cumprir regras ainda pior (experimentei um lobisomens em que mostravam as cartas uns aos outros).



Com os seniores isso será mais complicado (claro que depende das pessoas).



 O Grupo do Porto também realizou um evento da CMP que juntava crianças pequenas (infantários) e séniores e era complicado principalmente porque os jogos que eram mais simples para miúdos (de rapidez, de visualização) não eram os mais simples para os idosos.



Não apostava em jogos de rapides (Dobbles e afins) e de destreza depende do grupo.

Olá.



Numa das visitas do Grupo de Boardgamers de Aveiro a um lar, jogámos:

  • Lamma - com alterações na parte do "desistir"
  • Qwirkle
  • Bandido