Alguém joga algum Living Card Game?

Outras opçoes, muito bem pontuadas no BGG e já com várias expansoes:


  • Dominion


  • Race for the Galaxy

…é melhor ficar quieto no que diz respeito a LCGs…Até porque depois de aprender, era para ensinar a jogar ao meu filho de 9 anos. :slight_smile:



Estou tentado a comprar o Summoner Wars. Não sendo um LCG, pelo que já joguei no iPad, pareceu-me bastante acessível para uma criança. Claro que tenho sempre que lhe explicar os textos das cartas, mas depois de certeza que até as fica a saber de cor. Pelo menos, no Small World foi assim, embora este tem uns desenhos a ajudar…

A minha ideia em primeiro lugar é jogar o Summoner Wars sem qualquer efeito dos units nem cartas de evento (ficam para a magic pile), apenas para compreender as regras básicas do jogo. O que acham?

Nunca joguei ao Summoner Wars.



Mas já que é para jogar com o teu filho, e que tal o novo Legendary (Marvel)? Se ele gostar do Spider-man, X-Men, Hulk, Avengers, etc, o tema do jogo vai certamente agradar-lhe.

Aconselho-te a dar uma olhada Gosu 2: Tactics. Não tem dependência de idioma e joga-se bem com 2 jogadores. Summoner Wars e qualquer jogo que tenhas que estar constantemente a dizer o que as cartas fazem torna-se cansativo e estraga a experiência de jogo. O que mais importa é que quando se jogue a experiência seja agradavel para se repetir senão não vale a pena. Tenta jogos mais simples ou em português mesmo que seja com dois baralhos de ccg ( que estejam traduzido para português e que ele goste do tema) para ver o que ele acha da experiência. Se ele gostar podes ir tentando depois jogos mais complexos ou noutro idioma conforme a capacidade e interesse dele em lidar com isso ok?

Claro que o meu filho é fã de super-heróis. Então do Homem-Aranha… :))

O Legendary está à venda em Portugal?



"GOSU 2: Tactics plays like a hybrid of Race for the Galaxy and Magic: The Gathering "

Like!!! E one posso encontrar este jogo?



Obrigado pelas dicas e opiniões.

Parece-me que ainda nao está à venda na Europa (posso estar enganado).



Foi posto há venda há pouco tempo nos EUA e as críticas têm sido bastante boas:



www.boardgamegeek.com/boardgame/129437/legendary-a-marvel-deck-building-game

Já que estamos a fugir a LCGS aqui fica outra sugestão:

Neuroshima Hex,



Tens disponivel pra iPad para veres se faz "click" contigo e com o teu filho.

Faz me lembrar Magic ( iniciativa nas unidades e 20 pontos de vida).

Não tem texto nas pecinhas, apenas símbolos a decorar ou a imprimir nume folha com as habilidades traduzidas :wink:






No site da Philibert tens o Gosu 2 por 16,90€

O Marvel Legendary na Europa por enquanto é muito dificil de encontrar à venda.

Eu tenho o  Neuroshima Hex, mas ainda nem o experimentei…Comprei para aproveitar a baixa de preço dele. Espero que não tenha regras muito complicadas. Ainda hoje vou testar.



O Cosu 2 encontrei à venda na Amazon. Poreiro. :)))

Também estava com medo do hype, e vi muito dele nos fórums do bgg, mas fiquei alegremente surpreendido. :slight_smile:

O jogo é muito viciante. 

Boas!



Bem, eu já experimentei todos os LCG da FFG. De momento tenho 4 mas só alimento 2.

Os que tenho: Game of Thrones, Android:Netrunner, Warhammer:Invasion e Star Wars LCG.



Começar pelo pior: Star Wars LCG

Este sim, é hype! O jogo é muito fraco, oferece-me pouca actividade cerebral tanto no jogo jogado como no deckbuilding. Na minha opinião é o melhor gateway para os LCG, por ser o mais simples e simplista de todos esses jogos. E é Star Wars, para quem gosta, gosta sempre. E apesar de eu gostar de Star Wars, fiquei desiludido com o jogo, muito aquém daquilo que podia ter sido.



O melhor: Game of Thrones

Digam o que disserem, mecanicamente é o melhor jogo de cartas do mercado. Tem imensa estratégia, tem um factor que acho único num jogo e que faz toda a diferença que são os Plots. É temático. Pode ser jogado em modo 2 jogadores um contra outro ou em modo até 4 jogadores com muita negociação à mistura. O LCG mais completo.



O bom: Android: Netrunner

Complexo QB, completo QB e único! Oferece uma experiência diferente de qualquer jogo de cartas CCG/LCG, não sendo um jogo de conflito directo é um jogo excelente com bluff e muita gestão económica. E como é recente é fácil de acompanhar o passo.



O razoável: Warhammer: Invasion

É um jogo engraçado e temático, de conflito. Mas fica muitos furos abaixo do Game of Thrones no que toca a estratégia. Tem uns pormenores interessantes mas… é só mais um jogo de cartas.



O meh: Call of CThullhu

É um jogo de conflito disfarçado. Se não for jogado competitivamente torna-se num jogo engraçado com uma componente story-telling. Mas mecanicamente tem umas falhas e premeia a utilização dos Old Ones.



O que não fez click: LOTR:LCG

Sou muito negativo no que toca a este jogo. É um CoOp mas não me dá a sensação de jogo CoOp mas sim um exercício de números. Não gostei, o jogo joga sozinho e não dá qualquer sensação de controlo sobre o que acontece.



Sinceramente, para quem está a entrar nos LCG a melhor opção é o Android: Netrunner. É fresco e como jogo é muito mas muito bom. Não é tão estratégico como o Game of Thrones, a minha segunda escolha, mas dá para se fazer jogos excelentes. Em relação ao resto dos LCG, a evitar. Não são produtos tão fortes como estes dois e apesar dos ratings, o Warhammer: Invasion só é forte na Alemanha e Polónia, de resto perde em número para o Game of Thrones.



Abriu uma loja nova perto do El Corte Inglés, a Kult Games (https://kultgames.pt/shop/pt/). Costumo jogar por lá A:Netrunner e Game of Thrones e vamos começar agora a jogar Mage Wars. Tenham atenção a esse jogo que é mesmo mas mesmo muito bom e sinceramente veio matar o Summoner Wars, que já tive e conceptualmente e visualmente foi um dos jogos mais fracos que experimentei.

Se quiserem experimentar algum destes jogos, amanhã, Sábado 19 Janeiro, é dia de Android: Netrunner na loja, no entanto vou estar a jogar também o Game of Thrones e o Mage Wars.

Sem dúvida o meu jogo preferido:

Game of thrones LCG

…e a este fórum que parece morto, passados uns anos a minha opinião sobre os LCG (e semelhantes).



A Game of Thrones LCG



Continua a ser o meu top game no que diz respeito a um jogo com cartas em deck. Estou curioso em relação à segunda edição que vai sair no final do ano e espero que clarifique regras e torne o jogo mais atractivo. Mas como jogo estratégico continua a estar no top, apenas destronado por um jogo de cartas que não utiliza decks. :wink:



Motivos pelos quais estou a vender: já não o jogo com a mesma frequência e tenho dificuldade em encontrar jogadores que quisessem jogar ao mesmo nível.





Android: Netrunner



Este também continua a ser um bom jogo mas… não fez o click que gostava que tivesse feito. Houve um factor que sempre desgostei neste jogo que é o facto de não existirem respostas e acções rápidas de cartas jogadas da mão. É tudo feito na board e tudo vísivel e previsível. Muito se fala do bluff que este jogo tem (ou tinha?!) mas esse bluff tem desaparecido e o jogo perdido algum fulgor. Os novos lançamentos também não são atractivos e com a política de rotação para mim é um convite a desistir do jogo.



Motivos de venda: o que já foi escrito acima.





Mage Wars



Para mim o melhor jogo de cartas, ponto final. Não joga com um deck baralhável daí o aGOT estar a par com este jogo, mas este jogo é uma bomba!

O problema principal é competir com outros jogos, jogos de cartas e miniaturas. Compete com jogos de cartas por ser um jogo de cartas e com jogos de miniaturas devido ao tempo e recursos que utiliza. Mas como jogo é O JOGO. Estratégico e táctico ao mesmo tempo, com imensas jogadas de abertura e possibilidades de combos. Este jogo mete o Magic: The Gathering a chorar em posição fetal, como jogo, claro!





Magic: The Gathering



O jogo de cartas mais jogado em qualquer lado do Mundo. Tem a vantagem de ser simples, tem a desvantagem da sua simplicidade criar poucas estratégias e muita previsibilidade. Devido à mentalidade de rebanho da sua comunidade é um jogo muito jogado mas também muito "boring". Recomendo o formato Pauper Legacy, joga-se com todas as comuns existentes ao longo dos anos. Dessa forma a carteira não se queixa nem choramos cada vez que a Wizards revela a banlist anual.





Doomtown: Reloaded



O original era bom. O Reloaded também.

Mas… é a AEG. Quem joga L5R sabe o que quero dizer com isto. A AEG tem a capacidade de agarrar num jogo de cartas excelente e torná-lo num dejecto. E é o que está a acontecer com este jogo… é pena porque o jogo está mesmo excelente mas já fizeram uma Errata às cartas e uma Errata às regras que contradiz a Errata às cartas… já não há paciência.

Comprei 2 Core Sets e uma expansão e penso ficar-me por aí.





Lord of The Rings



A revisita.

Odiei este jogo quando o comprei e só existia o Core Set. Neste momento é um jogo que estou a coleccionar, muito pelo efeito coleccionista e por ter o tema que tem e a artwork que tem. Nesse aspecto é ímpar.

Como jogo tem melhorado bastante com as expansões, e muito com as Sagas que trazem o feeling dos livros para o jogo e são extremamente temáticas e afastam muito da lógica dos números que o jogo tem. De todos os LCG da Fantasy Flight este é o que tem enriquecido com o tempo enquanto que os outros tentam renovar-se a cada ciclo mas cada ciclo é mais do mesmo.







E são estes os meus LCG de momento. Dois a abandonar (A:NR e aGOT), um no vai-não-vai (DT:R), dois sólidos a manter (MW e MTG) e um a coleccionar (LOTR:LCG)

"(…) não fez o click que gostava que tivesse feito. (…)"

:smiley:

Tenho Warhammer: Invasion; Doomtown: Reload; Star Wars LCG; Androind Netrunner. E tmabém já experimentei o Lord of The Rings e o Game of Thrones.



Resumidamente o que está a uma grande distância de todos os outros para mim é o Androind: Netrunner. O jogo é muito bom, original e deixa sempre vontade de jogar mais. E apesar de não ser o jogo mais simples de todos os LCG é aquele que as regras são mais claras. A estrutura do jogo é muito clara e intuitiva.



O Warhammer: Invasion é um jogo que também gostei muito e também é bastante interessante. O problema é que não existe grande comunidade entre nós que o jogue. Se quiseres jogar com alguém que também tenha o jogo não é super fácil arranjar oponente.



Star Wars LCG - A arte é SUPER boa. O jogo é engraçado mas nada de especial. E este sim, é daqueles que apesar de não ser muito complexo é complicado. Acho-o confuso. Não lhe vi nenhuma estrutura muito bem definida como por exemplo o Netrunner.



Doomtown: Reloaded - O jogo mais complicado de todos os LCG's que joguei e bem confuso. Mesmo tirando isso é um jogo que lhe via imenso potencial mas depois o feeling ao jogá-lo foi mauzito. MAs continuo a acha-lo um jogo com ideias interessantes, mas mal executadas.



Lord of the Rings - Jogo cooperativo logo não é para mim. Se gostas de cooperativos este é um bom jogo para ti.




Game of Thrones - Joguei apenas duas vezes e foi a versão antes do reebot. Fiquei com a ideia de o jogo ser demasiado complicado e precisava de jogar muito mais vezes para formar uma melhor opinião do jogo. Mas é daqueles que é preciso investir tempo nele para se começar a disfrutar.





Portanto de todos o único que continuo a comprar todas as expansões é o Netrunner. Também se te preocupa aquele para o qual arranjas oponentes mais facilmente é o Netrunner (pelo menos em Lisboa). Apesar de a comunidade também já ter andado mais activa.

Sempre que vou às quartas levo os meus decks. Não te estou a perceber. Não jogo terra mystica nem outras cenas. Sei que desde meados de Janeiro e a bem ser quase até ao fim de Março vou estar ausente, mas isso é porque há outras "merdas" que se põem à frente dos jogos e que têm prioridade.

Isto é o q acontece quando passo uns meses fora. O pessoal deixa de jogar Netrunner. Podiam ir treinado até eu voltar :stuck_out_tongue: