Alguém joga algum Living Card Game?

Gostaria de saber qual o melhor para começar, isto é, o mais acessível em termo de regras. :slight_smile:

Boas, na minha opinião penso que o Warhammer invasion será um bom começo ou também o novo Game of Thrones visto terem simplificado as regras para esta nova versão. Mas tudo depende dos teus gostos a nível de ilustrações, jogabilidade e parceiros de jogo. De todos os que a Fantasy flight dispõe, creio que o mais complexo é o Android Netrunner. Depois se quiseres um jogo para jogares de 1 a 4 jogadores cooperativo tens o Lord of the Rings (mas deve ser um pouco complexo para começares devido à interação de certas cartas) e o primeira versão de Game of Thrones joga-se muito bem com 2 ou 4 jogadores competindo entre si.

Apesar de o Android: Netrunner ser complexo(principalmente devido a ser assimétrico), depende da experiência que tem. Alguém que consiga jogar Magic: The Gathering também o consegue jogar. Caso não esteja habituado a jogos de cartas desse género, então a minha recomendação é mais fraca.

Eu fui um agarrado do Magic. Deixei de jogar talvez à 15 anos…Queria agora pegar num, mas que não tivesse que gastar rios de dinheiro. :))

Existe algo traduzido para PT? Sempre podia ensinar o meu filho a jogar.

O Game of Thrones tem vários jogos de lcg? É muito difícil de jogar?

Já vi um vídeo sobre o Warhammer, parece interessante…

Que eu saiba a Fantasy Flight não disponibiliza versões em português de qualquer um dos seus LCG por isso o mais parecido seriam as versões espanholas.

Se jogaste MTG tens no Warhammer uma variante de Draft interessante no inicio do jogo que sempre aumenta a diversidade do jogo base e tens também já experiência para tentares qualquer um dos LCG visto o MTG ser um dos jogos mais complexos a nivel de regras relacionado com a interacção de cartas que possam haver. O Game of Thrones saiu agora com a versão HBO da serie televisa e sendo a versão mais simples, mas a primeira versão também bastante facil de aprender.

O GoT não me parece muito fácil de jogar, parece ter imensas regras/coisas a fazer. Já o Warhammer parece-me mais fácil. Tenho que ler mais sobre o jogo. Obrigado pessoal.

[quote=Scala]O GoT não me parece muito fácil de jogar, parece ter imensas regras/coisas a fazer. Já o Warhammer parece-me mais fácil. Tenho que ler mais sobre o jogo. Obrigado pessoal.[/quote]



Aproveitando-me descaradamente do tópico cheeky Estou a vender o jogo base mais a primeira expansão grande (para se ficar com as 6 capital boards), ambos como novos e nunca jogados e já vai com menos 15€ do que custaria na Planeton.

Se interessar veja aqui https://www.abreojogo.com/forum/classificados/2012/12/venda_natal%C3%ADcia ou envie PM.



cumps

Tendo comprado a versão base do Warhammer Invasion (WH:I) + a primeira expansão (Assault on Ulthuan) + o primeiro ciclo ("The Corruption Cicle"), não recomendo, pelas razões abaixo:


  • Inicialmente, o WH:I não era um verdadeiro LCG, pois tanto a caixa base como a expansão como todos os packs do primeiro ciclo não vêm completos, isto é, continuam a haver raridades, com algumas cartas (normalmente as mais fortes e interessantes) tendo apenas 1 ou 2 cartas, pelo que, querendo ter o set completo (cada deck só pode ter um maximo de 3 cartas iguais) para optimizar o jogo e as estrategias, são precisos 3 conjuntos base, 3 expansões iniciais e 3 sets de todos os packs do primeiro ciclo (se interessado).


  • A FFG mudou a estrategia no segundo ciclo, tornando o jogo num verdadeiro LCG, onde cada pack já vinha com 3 exemplares de cada carta, mas tanto quanto sei (deixei o jogo após o primeiro ciclo, pelo que não estou actualizado) não fez modificações aos conjuntos base, pelo que o problema se mantêm.


  • O jogo base não é muito equilibrado, dando algumas vantagens aos Orcs e ao seu estilo Rush (que dizem as más linguas ser o estilo favorito do seu designer), algo que foi ainda mais evidenciado pelo primeiro ciclo e a proliferação dos Skavens introduzidos nesse ciclo.



    O jogo em si é bastante interessante, bem como o conceito de LCG, mas falhas no design inicial (que poderão ter sido corrigidas com os outros ciclos) levaram-me a mim e a praticamente todos com que joguei a desistir do jogo (após um investimento significativo).

Boas,



Só para clarificar um pouco sobre a distribuição de cartas num LCG:



Em todos os Cores Sets e em todas as deluxe Expansons ( as que tem uma caixa grande) a quantidade de cada tipo de carta não é sempre 3.

Varia entre 1 e 3. Quer isto dizer que para os coleccionadores e jogadores de torneio que queiram ter um set completo de cada carta (x3) terão que comprar 3 Cores Set / deluxe Expansions.

Não vou fazer juízo sobre este esquema de distribuição para não perverter o tópico.

Um manual horrendo e um caos absoluto para esclarecimento de regras nos fóruns deles.



Não sei como é com os outros LCGs. Só tenho ouvido dizer mal do do Game of Thrones, mas isto é só uma opinião em 2ª mão.

Sobre o A Game of Thrones LCG só tenho ouvido dizer bem - mais uma opinião em segunda mão eu sei.

O pessoal que joga e diz bem tem background de CCG (Magic) e não de Board Games o que deve ter a sua influência.

Este fds vou, finalmente, experimenta-lo. 


Em relação ao Warhammer Invasion, este site tem a indicação mais ou menos clara da distribuição de cartas em cada um dos sets.

cheeky


Por curiosidade fui ver os ratings dos três principais, e ficam assim:
7.65/10    Board Game Rank: 71
7.49/10   Board Game Rank: 148

7.32/10  Board Game Rank: 256


Depois partilha o que achaste, então. wink

[quote=Asur]cheeky



Por curiosidade fui ver os ratings dos três principais (…)

[/quote]

 8.55/10 Board Game Rank: 15 

wink


[quote=Asur]Um manual horrendo e um caos absoluto para esclarecimento de regras nos fóruns deles.



Não sei como é com os outros LCGs. Só tenho ouvido dizer mal do do Game of Thrones, mas isto é só uma opinião em 2ª mão.[/quote]Os manuais da FFG já há algum tempo que os conheço por serem mais cheios de tema do que de regras. De qualquer maneira, há bons resumos no BGG.

Edit: só agora reparei que estavas a falar especificamente do Warhammer: invasion. Esse n vi os resumos no BGG. Estava a falar mais do A:NR e de outros jogos da FFG que tenho jogado.

Ding ding, temos vencedor.



Mas há que ter em consideração que é o mais recente: HYPE!!? (nem por isso, pelo que vou ouvindo do jogo…)

este não parece ser SÓ hype :slight_smile:

Não, não. Aliás, até estou muito curioso para o experimentar.

O manual do warhammer: invasion não considero mau, não acho que seja um ponto fraco a considerar NMHO; tem várias falhas, mas essa não é uma delas.

nop, não é só hype: é viciante =DD