Foi só na noite passada, enquanto respondia a dois tópicos contundentes, que me apercebi de uma das principais causas do meu desalento. Tenho andado a jogar coisas que são do meu agrado, mas a maneira como se joga tem mudado muito, de uma maneira gradual e imperceptível. Cheguei a esta conclusão depois de ler este tópico, mas a princípio não lhe liguei muito.
Também não me podem censurar, quando se joga algo que se gosta e se conhece bem o ambiente, pensa-se que está tudo bem, mas só depois de um apelo ao regresso à premissa original do jogo que noto que não tem sido isso que tem acontecido. Mas concerteza que será a solução que muda tudo. Passo a explicar: crio um mundo ou local para jogar, desenvolvo uma história principal para os jogadores seguirem, mas quando a ponho em prática a permissa do jogo não entra num nível tão intenso quanto desejo. Um jogo de Vampire não consegue ter em primeiro plano o ambiente dark e as questóes morais que os jogadores têm de enfrentar, por exemplo. Normalmente vejo os jogadores mais interessados nos poderes que têm, se conseguem fazer uma parvoíce qualquer, e acabam por se dispersar. Começa a haver muitos cortes e interrupções por interferências externas, e parece que toda a gente está bem com isso.
Já tinha pensado em tornar-me ditador e ir numa de rail-roading, talvez assim se conseguisse focalização na história. Fiz isso em algumas sessões mas também não me agradou, eu passava a grande totalidade do tempo a falar e os outros apenas ouviam. Pensei em culpar os jogadores pela confusão, mas eu também contribuo para ela, verdade seja dita. Pensei inconscientemente que com qualquer tipo de jogador conseguiria jogar qualquer tipo de campanha, desde que o conseguisse manter interessado. Vou mas é deixar de pensar assim e fazer reset à minha maneira de jogar!
Histórias mirabolantes? Caixote, vou-me manter pelas coisas simples. Quero fazer uma sessão em que demonstro alguma sensação particular? Cangalho, faço mas é uma história simples e acessível e se houver espaço faço menção ao que estão a sentir. Simulacionismo é só para alguns e esses conhecem-se bem, pode-se lhes dar o osso em qualquer momento. Stressar porque a história que eu fiz está a ser completamente ignorada? Siga pa bingo, inventa-se qualquer coisa à pressão e continuamos a divertir-nos.
Bem, eu vou mas é descontrair, reter as lições que aprendi no passado, e ainda estou a aprender, mas não viver dependente delas. No seu amago os RPGs são para a pessoa se divertir e não vale a pena fazer deles um bicho de 7 cabeças só porque há muita coisa por detrás.
Sinto-me pronto para jogar algo com novo alento, e como as aulas já acabaram haverá algumas tardes livres entre exames que eu posso aproveitar para isto. Comprei outro dia Vampire: the Requiem e talvez converta alguns ao jogo. Ainda não experimentei PtA que já cá tenho há quase um mês. Há uns quantos RPGs indie que parecem ser divertidos e são à borla.
Pode ser que com esta pequena luz encontre o botão para ver tudo melhor. Ora deixa cá procurar… o que é isto!? click
Light allows us to see, Darkness forces us to create…