Algumas ideias para este ano

Olá malta;

Neste início do ano creio que devemos talvez pensar em algumas linhas de acção / ideias para o que iremos fazer nos próximos tempos.

Tenho andado a pensar em formas de aproveitar o potencial de divulgação que estarmos no Tropical Burger, um local público, com bastante frequência nas alturas dos encontros, oferece.

A minha primeira ideia será criar uma espécie de "Professor do Mês", ou "Jogo do Mês". Essencialmente designa-se um voluntário para, durante um mês, estar mais dedicada a, caso surjam interessados, ensinar um jogo, definido também para esse mesmo período.

Numa das mesas mais próximas da entrada do Tropical colocamos um cartaz, junto ao qual estará o jogo (para onde a seta aponta na imagem), montado num cavalete ou outro apoio que permita exibir bem a caixa. No cartaz, numa daquela bolsas transparentes para se poder mudar usando sempre o mesmo cartaz, estará uma pequena ficha desse jogo com, por exemplo, a duração, o tema base, o tempo que se demora a aprender, o grau de complexidade ou outras informações... Também estará disponível, apenso ao cartaz de alguma forma, um pequeno maço de panfletos para aqueles que ficarem apenas curiosos e não tiverem tempo para aprender/jogar o jogo.

Algo, mais ou menos assim:

Uma outra ideia que tenho é começarmos a realizar dias temáticos. Reparei noutro dia que tenho alguns jogos que têm em comum serem relacionados pelo tema. Neste caso o Império Romano. Entre Tribune, Ave Caesar, End of the Triumvirate, Ostia e Commands & Colors: Ancients, não se faria um excelente dia de jogatina?

A ideia seria então combinar-se uma data em que se jogariam apenas jogos com uma característica comum. Pode ser o tema, o designer, uma mecânica, etc... Estes dias temáticos não estariam fixados em termos de periodicidade mas seriam propostos para uma data pelos membros para inscrição de jogadores/jogos. Nestes dias poderíamos ter também alguma informação ao público a dizer o que se estava a passar ali... Ou então jogar simplesmente e dizer só a quem perguntasse. A ideia neste caso é mais fazer com que joguemos mais alguns jogos das nossas colecções que vão ficando por jogar.

Vou também tentar levar avante a realização dos doze vídeos proposta pelo Paulo Ferreira. Já estamos a falar sobre o assunto e espero em breve poder ter alguma ideia de quando começaremos as gravações.

Também gostava de marcar brevemente a data para o 3º CaragoCon. Faço já a proposta para que seja no mês de Junho.

Para já, estas são algumas ideias que tenho tido. Digam o que pensam delas e, se quiserem, exponham as vossas também.

Obrigado.

Face às ideias apresentadas pelo Mallgur, tenho a opinar o seguinte:

- "Jogo do mês" - apoio a idea, oferecendo-me desde já como voluntário;

- "Dias temáticos" - pareçe-me bem, podendo fazê-los semana sim, semana não.

- "3º CaragoCon" - por mim, poderá ser no mês de Junho, Julho ou mesmo Agosto. Desde que seja marcado com alguma brevidade para não suceder o mesmo que no passado ano...

Abraços malta.

-Professor do mês/jogo do mês: aprovo entusiasticamente e ofereço-me desde já como voluntário também. Já o deveríamos ter feito há muito, de resto. Sobram os "pormenores": quem se dará ao trabalho de escolher o jogo, produzir e imprimir a papelada, ou seja, garantir que a coisa vai andando para a frente? Poderá ser o "professor"? A periodicidade (mensal) parece-me muito pesada, até porque essa pessoa terá que ter muito mais disponibilidade e atenção ao que se passa à nossa volta e portanto não poderá envolver-se em jogas longas ou exigentes. Mas podemos fazer depender a periodicidade do número de voluntários.

-Dias temáticos: já não me entusiasma tanto, mas compreendo que para quem tenha muito jogos em stock já o possa ser Wink

A mim agrada-me o carácter um pouco caótico como surgem os grupos e os respectivos jogos em cada sessão, mas um pouco de ordem não faz mal a ninguém! Como não vejo prejuízo, por mim tudo bem.

-CaragoCon: estarei por aqui para ajudas pontuais, mas não me envolverei muito este ano.

Ando algo preguiçoso parfazer grandes posts, por isso já tá!

Secundo as palavras do André, embora eu não esteja "grávido" como ele....

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Tenho tido pouca disponibilidade, pelo que pouco posso ajudar.
No entanto, se a ideia é "novos membros":
1. dias temáticos não penso que ajudem;
2. sessões de divulgação sim, mas junto da juventude de preferência.
Se a ideia for "manter os actuais" (e manter um cliente é mais barato do que conquistar um novo):
1. Proponho torneios;
2. Aposta nas novidades.
Quanto ao Carago:
1. Junho parece bem, se não for no fim do mês (encontro mensal e alguns tiram férias);
2. Antes de anunciar e divulgar deve haver um comité de organização definido, um local e um orçamento garantidos (fala um gestor, desculpem a deformação...). Patrocionadores era óptimo (aqui talvez possa ajudar...).
PS. Parabéns Patrícia. Posso ser padrinho? ;-)

Quanto ao professor jogo do mês penso que é uma excelente ideia.

E o cartaz parece interessante.

Em Bragança quando fiz o encontro o objectivo seria as pessoas aparecerem mas embora houvesse alguns curiosos faltou uma ideia assim para chamar gente.

Penso que o local é excelente vai lá muita gente e principalmente gente jovem, e muita gente olha... Falta algo para que eles percebam que também pode jogar. E é complicado acontecer isso se todos estivermos a jogar entre nós. Só mesmo os mais curiosos vão lá.

Quanto ao Carago penso que será o vosso encontro nacional, penso que devem encontrar uma data.

Quanto aos dias tematicos acho engraçado.

OK:

1. O cartaz é algo que já se impôe há muito. É importante que tenha óptimo aspecto (marketing) e que comece por "o que é isto?", visto que é a pergunta que ocorre na maioria das vezes às pessoas que ficam especadas a olhar para nós. Se lerem esse bocado de texto, ficarão a saber o que jogamos (não é magic nem monopólio), e mesmo que não as atraia, sabem do que falam, e podem mencioná-lo numa conversa a outros potenciais interessados.

2. O jogo do mês é uma ideia interessante. Professor, acarreta a disponibilidade de uma pessoa em específico. Se fôr um jogo que muita gente conheça, tal não é necessário.

3. "CaragoCon" é só nome de código, certo? Surprised

4. Dia temático não gosto. Estou como o Albinscott, gosto de jogar o que me apetece, e acho piada ao espírito do "quem quer jogar X?". Claro que quem quiser jogar jogos com camelos todo o encontro, está sempre à vontade...

Mudar a pergunta do cartaz muda o espírito do mesmo. A ideia que tive era de fazer uma espécie de convite a quem passa. A parte do "O que é isto?" seria respondida nos panfletos. Podemos até não ter os panfletos apensos ao cartaz para evitar confusões.

Nos primeiros tempos creio que o jogo será sempre conhecido de muitos de nós. Estava a pensar começar com o TtR:E...

CaragoCon é o nome, carago! :D

Não sei... Eu acho piada. Mas se entenderem que não é interessante para o resto do mundo, muda-se. Alguma proposta?

Ok. Isso do dia temático era só uma ideia para tentar que a malta começasse a jogar mais dos seus jogos e que também começasse a desenvolver actividades que não só as regulares do grupo... descentralizar, por assim dizer.

Eu não estou "grávido", estou solidário Tongue out