Algumas ideias para um torneio de Boardgames

Texto:

Tem-se falado durante os nossos encontros de se fazer um torneio com alguns jogos. Falta agora escolher um modelo para o torneio.

Deixo aqui várias hipóteses:
1 - Torneio com 5 jogadores numa tarde/noite de sábado. Pode-se jogar vários jogos diferentes e determinar o vencedor.
2 - Torneio com 8 ou mais jogadores numa tarde/noite de sábado. Aqui vão funcionar pelo menos 2 mesas pelo que ou cada mesa joga o mesmo jogo ou cada mesa joga jogos diferentes. Neste caso talvez o melhor seja fazer um torneio de um só jogo com os jogadores a rodarem de mesa de acordo com os resultados obtidos até então (ou 2 torneios de 1 jogo cada, caso haja tempo para isso, um 1 torneio com 2 jogos mas jogando somente 1 de cada vez). É que jogos diferentes em mesas diferentes só funciona bem se os jogos forem jogados em tempo muito semelhante, para que uma mesa não fique muito tempo à espera da outra.
3 - Torneio com ao longo do ano ( uma vez por mês ou de 2 em 2 meses, ou de 3 em 3). Neste caso acho que seria melhor utilizar um a dois jogos por "jornada", independentemente do nº de participantes. Ou seja, seriam feitos torneios de jogos específicos ( por ex: das 14 às 18 um torneio de El Grande e das 20 às 24 ( haja estômago para tanto) de Puerto Rico) num só dia. Na "Jornada" seguinte seriam outros 2 jogos até ao fim do "campeonato".

Pessoalmente prefiro a 3ª hipótese, que acaba por ser uma extensão da 2ª e 1ª, mas isso obriga a uma certa disponibilidade da comunidade para participar em vários meetings num ano. Permite fazer vários torneios "independentes" ( um torneio para cada jogo e a determinar o melhor jogador de cada jogo, incluídos num torneio maior para determinar o melhor boardgamer do ano ( e futuro alvo a abater).

A classificação ( assunto ontem debatido) pode ser feita de várias maneiras:
1 - Tal como se faz na F1 com X pontos para o 1º , Y para o 2º e por aí fora
2 - Através do somatório dos pontos obtidos em cada jogo
3 - Através dos lugares obtidos em cada jogo, fazendo-se uma média e/ou um somatório, vencendo o menor
4 - Utilizando todas os métodos descritos atrás
5 - Utilizando um método completamente diferente

Ex: Imaginem um torneio com 2 jogos de Purto Rico, com 5 jogadores
Game 1 Game 2
Pts Pos "F1" Pts Pos "F1"
J1 41 3 3 38 4 2
J2 47 1 8 44 3 3
J3 39 4 2 52 1 8
J4 33 5 1 37 5 1
J5 45 2 5 47 2 5

Classificação:
1 - J1:3+2=5, J2:8+3=11, J3:2+8=10, J4:1+1=2, J5:5+5=10
2 - J1:41+38=78, J2:47+44=91, J3:39+52=91, J4:33+37=70, J5:45+47=92
3 - J1:(3+4)/2=3,5 OU J1:3+4=7, J2:(1+3)/2=2 OU 1+3=4; J3:(4+1)/2=2,5 OU 4+1=5, J4:(5+5)/2=5 OU 5+5=10, J5:(2+2)/2=2 OU 2+2=4

Claro que com o mesmo jogo não é a mesma coisa do que com 2 jogos diferentes. Será legítimo somar a pontução de um jogo de Puerto Rico com a pontução de um jogo de Carcassone para determinar o vencedor? Talvez sim, talvez não...

Entretanto é necessário saber qts jogadores alinhariam, as melhores datas e quais os jogos a utilizar. POr isso toca a mandar ideias!!!!!!!!!

Ja tinha falado com o Vasco sobre a possibilidade de fazermos um torneio de Tigris. É um jogo que é perfeito para uma jogatana.
Acho que a melhor ideia seria 8 jogadores. Esses 8 eram divididos em 2 grupos de 4 elementos.
Cada grupo jogava dois jogos, sendo que a posição inicial do primeiro jogo era invertida no segundo.
Os dois primeiros jogadores de cada grupo enquantravam-se na final e os restantes jogadores não apurados para a final degladiavam-se por não ficar em último lugar.
O vencedor do torneio receberia um cheque de 100 mil euros.
Acho que seria uma boa ideia e relativamente fácil de organizar.
Depois, dependendo do sucesso ou insucesso dessa experiência podiamos pensar noutro tipo de evento, género o que o Gonçalo está a propor.

Só por causa do cheque de 100 mil euros, acho muito boa ideia, agora o jogo, é secundario. Alem do tigres ainda existem mais uns classicos, Puerto Rico, Settlers e o novo Caylus, que tb dao para fazer bons minis torneios para preparação para os nacionais.

Não sou fã de juntar os 2 melhores de cada mesa para o jogo final. Acho mais equilibrado juntar o 1º e o 3º de uma mesa contra o 2º e 4º da outra. Só depois é que se devem juntar os 2 melhores de cada mesa ou, se não houver tempo, somar as pontuações dos 2 jogos.

Eu quero é jogar por isso é-me mais ou menos indiferente. A sugestão do torneio é para dar um pouco mais de picanço, e vontade de jogar bem (tipo jogar a dinheiro).

Torneio de um dia:

- 4 a 5 jogadores: vários jogos, não repetidos, com pontos à la formula 1 ou pelos lugares obtidos. Não concordo com somar as pontuaçoes, porque isso tornava alguns jogos mais importantes que outros.

- 6 a 12 jogadores: um unico jogo em tres ou quatro rondas. Sugiro um jogo medio-pequeno (45 minutos) tipo El Grande, ThurnTaxis, Samurai, China, ... porque assim podem-se fazer mais jogos em menos tempo. Tres rondas de Puerto Rico são mais de 7 horas....

Torneio anual: Podemos jogar com vários jogos, mas se quiserem com apenas um jogo, sugiro que seja um jogo "profundo" tipo Tigris, ElGrande, Caylus, Puerto Rico, Carcassone (Goa?, PowerGrid?) porque senão começa a fartar (tipo Thurns, Ra, Samurai, Ticket to Ride)

Entao proponho que se faça um torneio por mes e que sejam atribuidos pontos tipo os da F1, dete modo quem for mais regular é capaz de conseguir no final mais pontos que alguem que jogue so poucos jogos mas que tenha ganho.

Começa já este mes?

Por mim seria assim:
1 torneio de 1 só jogo de 2 em 2 meses. (Para já parece-me que mensal é um bocado puxado. Estamos a arrancar, nós como grupo e a própria Runeadrake). O vencedor será o que mais pontos faça no conjunto das várias rondas (que dependerão do jogo em si e do nº de participantes).
Para além da pontuação específica para atribuir o vencedor do torneio, será atribuída uma pontuação para o campeonato anual de acordo com a classificação de cada um no torneio.
Creio que o melhor sistema seria como na F1, até pelo facto de haver torneios que têm mais jogadores que outros. A ideia do campeonato é a de ver qual o melhor jogador de todos os jogos, enquanto a do torneio é a de ver qual o melhor jogador de cada jogo.
Para um 1º campeonato o melhor seria começar com passos pequenos e por isso sugiro que limitemos o nº de participantes para cada torneio a 8 ou 12 jogadores para que não haja mais de 2 ou 3 mesas em simultâneo. Nos anos seguintes se verá o impacto e o crescimento ( ou a falta de impacto e o respectivo decréscimo).
Quanto a dias para os torneios o melhor seria Sábados ou Domingos das 15 às 19/20.
Uma questão importante na selecção dos 6 jogos é o de quem os pode levar. Por exemplo, para além do Vasco mais alguém tem o El Grande? Se vamos funcionar com 2 ou 3 mesas temos de ter 2 ou 3 jogos.
Por fim, não me importo de que cada torneio tenha uma taxa de inscrição (5 E, talvez), com o 1º classificado a ficar com 50%, o 2º com 30% e o 3º com 20%, desde que esse dinheiro seja gasto na loja. Tb não me importo que o Phillip e a Regina ofereçam um jogo ao vencedor do campeonato :-). Importo-me é que as pessoas dêm mais importância à classificação do que ao convívio e ao prazer de jogar!!!!!!!!!!!
Quem tiver outra prespectiva partilhe-a, ok?

Só de dois em dois meses? E que tal todos os dias durante dois meses? Foot in mouth

12 pesssoas? Espero que esse optimismo se venha a verificar....

Se forem precisos realmente tres jogos, sem contar com os abertos da runadrake's, acho que apenas existem o Puerto Rico , o Tigris e o Carcassone.

Concordo com um jogo como 1ª premio (nem que seja comprado) em vez de se receber dinheiro: o dinheiro muda horrivelmente as pessoas.... Mas se acharem que é o melhor, jogo de qualquer maneira (recusar uma joga, eu?)

Mas repara que o dinheiro não é para sair da loja. É para comprar lá material. 12 pessoas talvez seja muito para já, mas quem sabe? Vamos ver qts aparecem no próximo encontro de Boardgamers para ter uma noção mais precisa.
De qualquer forma temos sido 6 a aparecer com regularidade na Rune ( eu, tu, os Hugos o Ricardo e agora o Carlos. Se o Phillip alinhar nos torneios já seriam 7 potenciais jogadores).

Eu também prefiro esta ideia; vários torneios de um só jogo cada. Dois meses de intervalo parece-me bem, mas obviamente não é preciso ser uma regra. De resto, podiam ser mais meses de intervalo (3 a 6), e podiam até ser vários torneios de vários jogos em simultâneo ou pelo menos a decorrer no mesmo fim-de-semana.

Acho que isto era importante para trazer mais gente ao hobby (haveria aulas/demos mesmo antes do torneio de propósito para iniciantes), à loja, e ao nosso grupo. Com um mês ou dois para se fazer a divulgação, acho que conseguiamos atrair de 16 pessoas para cima, e se fosse um conjunto de vários eventos e animação para durar um dia inteiro ou até dois dias, pode ser que o pessoal de Leiria e outros sítios cá viesse.

Já entre nós, que nos planeamos reunir praticamente todas as semanas, poderia haver algum tipo de ranking, algo que fizesse “reset” de X em X meses, mas sou o primeiro a dizer que não faço ideia como organizar isso.

Eu não me importo de fazer demonstrações, porque acho que até explico bem e rapido os jogos. Mas para isso temos de arranjar meios de divulgação: nem que sejam cartazes na Devir ou nas universidades....

Relativamente ao ranking, se quiserem, podemos começar já a anotar as pontuações, e consoante quem joga e a sua frequencia, logo podemos pensar na melhor maneira de fazer ranking.

Eu gostava que os torneios fossem mais frequentes, mas suponho que sejam mais facil de organizar e mais acessivel se os torneios não forem tão regulares: talvez fiquem mais especiais?

Para já creio que de 2 em 2 meses será melhor do que mês a mês. Pelo menos para arrancar. Depois se verá se os torneios levantam vôo ou não.
A proposta do Ricardo de organizar um fds é tentadora mas para isso é preciso falar com o Phillip e ver qts e quais os jogos que dá para jogar.
Sugiro 2 coisas: que façamos um torneio com 8 jogadores de qualquer coisa a curto/médio prazo e façamos um torneio de um dia inteiro em Dezembro, se calhar no fds de 16/17 de um só jogo no Sábado(Puerto Rico talvez seja o mais fácil por vários jogadores o terem ao que me parece) com 20 jogadores em 4 mesas e no Domingo de Fórmula D ( nunca joguei, por isso não se é viável). Ou então 1 campeonato de 4 torneios (2 sábado e 2 domingo) que talvez seja o mais apelativo e estimulante. Talvez o pessoal de Leiria alinhe e mesmo do Porto e do Algarve
E então para o ano faríamos um campeonato regular.

[QUOTE]e podiam até ser vários torneios de vários jogos em simultâneo ou pelo menos a decorrer no mesmo fim-de-semana.[/QUOTE]

O problema é que o tempo de cada jogo pode ser bastante diferente e ficas com tempos mortos. Se a ideia é vários torneios independentes no mesmo dia, em qual participas?

[QUOTE]Já entre nós, que nos planeamos reunir praticamente todas as semanas, poderia haver algum tipo de ranking, algo que fizesse "reset" de X em X meses, mas sou o primeiro a dizer que não faço ideia como organizar isso.[/QUOTE]

Acho que isso é desnecessário. A haver ranking proviria dos torneios. Os encontros semanais são para experimentar novos jogos, para o relax depois de um dia de trabalho e para o são convívio.

Ena, Formula Dé é excelentemente bem lembrado! É estupidamente fácil de ensinar apesar de exigir expertise q.b. para dominar, e se estiver disposto a desafiar a morte umas quantas vezes até um novato pode ganhar.

A outra vantagem é que qualquer que seja o número de pessoas presentes, é possível pô-las todas a jogar ao mesmo tempo: cada exemplar do jogo dá para 10 jogadores (embora isso talvez não seja recomendado; deve ser muito divertido, mas tb deve ter bastante downtime) e entre nós facilmente reunimos 4 exemplares. Melhor: além dos quatro exemplares, podemos montar pistas extra, uma vez que acho que o Firepigeon tem miniaturas extra. Só ficam a faltar dados extra, penso eu.

Mas se calhar o fórmula D merece um campeonato à parte, até pelo tema e a quantidade de pistas que existem.
Não estava alguém para começar um campeonato?

Proponho torneios dos seguintes jogos a serem dispotados de 2 em 2 meses ao Sábado em pelo menos 3 rondas
Puerto Rico
RA
Goa
El Grande
Tigris&Euphrates
Caylus
Estes torneios darão pontos para os 6 1ºs (8,6,4,3,2,1) em cada um deles para um campeonato.
Para além disso, tb de 2 em 2 meses, era porreiro fazermos um campeonato de Fórmula D.
E assim todos os meses teríamos ou um torneio ou uma prova de Fórmula D.

Epá, mas campeonato implica jogar aquilo uma série de vezes, o que implica compromissos de disponibilidade para todos, implica que a meio da época não faz grande sentido entrarem pessoas novas, e implica que os menos amantes do jogo entre nós se fartem daquilo; lá para o final pode já não ter muita graça para o campeão saber que ganhou porque causa da irregularidade dos restantes jogadores. É muito mais simples fazer um torneio de um dia em que o pessoal faz uma ou duas ou três corridas e pronto; dali a vários meses há outro, eheh.

Era aqui o nosso Firepigeon que estava a organizar o tal campeonato; pode ser que ele queira partilhar a sua experiência. Julgo que a coisa está parada, ou pelo menos não tenho ouvido falar dela.

Parece-me muito bem a lista de jogos! Só o Goa é que não sei… pareceu-me bastante complicado (ou se calhar é só o Hugo a explicar, eheh, salvo erro já ouvi alguém dizer que é fácil de aprender!) para estar assim a ensinar ao pessoal novo. Mas o jogo é excelente!

Vamos levantar o rabo da cadeira e começar desde já a organizar algo? De preferência algo que haja à venda na loja para novatos (ou não) poderem comprar, estudar e treinar em casa? Destes aqui os que há na loja, salvo erro, são estes: Puerto Rico, Ra, Goa e Caylus.

Talvez o Puerto Rico? Como é (supostamente) tão popular entre o pessoal… que acham?

Gostava de experimentar o Goa antes de me pronunciar. Quanto aos outros acho que são dignos de torneio (mas não sei se o Ra está na loja)

Quanto ao Tigris acho que vão chegar à loja. Se alguem com uma cópia quiser marcar uma sessão adicional..... Pode ser recomendado para quarta, mas está sujeito a confirmação de comparencias porque só dá para 4.

Foi também a pensar no que há na loja que sugeri estes…