Tenho o Troyes, não tenho o Alien Frontiers mas joguei-o na última 4a. Não sinto necessidade de o ter.
Penso serem algo diferentes, o Troyes com mais rejogabilidade pois as cartas de cada jogo fazem o jogo único. No Alien o tabuleiro é sempre igual, as cartas podem ser compradas por cada jogador mas não alteram as acções base propriamente ditas.
O Alien tb pode ter o problema de king-bashing, ou seja, baterem em quem vai à frente (o que me aconteceu, ia à frente largamente e daí em diante foi ver toda a gente a querer roubar-me pontos). Igualmente os teus dados bloqueiam os espaços no tabuleiro por uma ronda, muitas vezes no teu turno não podes fazer as coisas mais interessantes porque estão ocupados, apesar de teres feito grandes rolls (consegui rapidamente a liderança no jogo por fazer repetidas vezes a acção de nova colónia ao custo de um dado 6 - e os outros não a podiam fazer).
O Alien tb é dado a AP, tens muitas possibilidades a analisar, isto porque podes por os dados em várias accoes de uma so vez e resolve-los pela ordem que quiseres, o que leva a algum tempo para analisar o melhor a fazer. Imagina jogar Agricola com 5 discos e poderes colocá-los todos de uma vez e estás a ver a cena.
Em resumo, Alien Frontiers é engraçado mas não sinto necessidade de o ter, prefiro sempre jogar um Troyes em vez disso se puder escolher.