Aljubarrota-Duvidas

Viva...

Hoje a tarde,e como é habito fazer com um jogo antes de o jogar com os meus filhos,decidi testa-lo a solo.Ora bem,para ja surgiram-me as seguintes duvidas:

- As tropas Castelhanas avançam sempre em linha recta e da esquerda para a direita.Ora bem,a minha duvida é a seguinte: se por algum acaso (carta de movimento,Covas de Lobo,etc) alguma unidade for obrigada a passar para uma coluna de hexagonos a sua direita,torna a ser afectada pela carta relativa a essa coluna?Ou seja,o jogador joga as tropas da coluna 1 que sao obrigadas a passarem para a coluna 2,a seguir passa para a coluna 2,pode tornar a mexer essas tropas?

-O movimento das tropas Portuguesas,no livro de regras diz que "Um jogador pode movimentar qualquer peça Portuguesa ou Inglesa" e tambem que " As peças Portuguesas so podem mover-se um hexagono" mas,posso mexe-las todas se me apetecer,ou so uma peça (ou 3 juntas)?

Alguem que ja tenha jogado me pode ajudar?

Abracos

Paulo

Ps (Edit)- Quanto aos arqueiros Ingleses,diz no livro de regras que " Os arqueiros Ingleses podem mover-se um hexagono.Mas se isso acontecer eles perdem a sua capacidade de tiro de arco e comportam-se como soldados normais"...este efeito é permanente,ou se tornarem a entrar numa casa com as flechas desenhadas,ganham outra vez o atributo (3 tiros de flecha)?

Não te posso esclarecer porque nunca joguei nem tenho o jogo, mas gostava de saber as tuas impressões. Gostaste? Porquê? Joga-se bem na versão solo? E com vários jogadores?

Sérgio Mascarenhas

...ainda nao joguei o jogo vezes suficientes para ter uma opiniao formada,mas para ja o que te posso dizer é que gostei.

Nao que seja um "monstro" dos jogos de estrategia,mas acho que nos oferece um bom desafio.

O que tambem acho é que,ate agora( e devido ao sistema de cartas que,de certa forma,automatiza os movimentos do exercito castelhano),o jogo parece-me mais apropriado para se jogar a solo que outra coisa...alias,ja ando a pensar em dividir o exercito portugues a meio para que possa ser comandado por 2 "generais"...assim cada um deles so poderia mexer no seu lado das tropas,ao inves de poder mexer em qualquer peça portuguesa.

Quando jogar mais vezes faço outra apreciaçao.

Abracos

Paulo

Obrigado, fico a aguardar a apreciação mais detalhada.

Sérgio Mascarenhas

Epá, só joguei uma vez mas, do que me lembro é assim:

1. Sim. As tropas são afectadas duas vezes, caso surja essa situação.

2. Se bem me lembro também, o movimento é feito de UM hexágono só, independentemente do número de tropas que lá estejam. Tipo, 3 tropas de um hexágono para outro, é legal. Mas só um movimento como acção de borla, mais que isso tem de ser comprado e não é no teu turno imediato - tem de dar a volta.

3. Os ingleses, se regressarem ao ponto original, têm a habilidade especial de volta.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Caro Paulo,

antes de mais nada, obrigado pelos teus comentários em relação ao jogo.

Quanto a dúvidas, aqui vão os esclarecimentos:

1. Sim, as unidades castelhanas voltam a ser afectadas (seja por armadilhas ou cartas) quando são obrigadas a entrar numa nova coluna. Isto é particularmente importante quando no segundo turno as 3 unidades iniciam um ataque pela coluna 5. Esta unidade pode ser afectada consecutivamente nas várias colunas (7, 8 e 9) permitindo que apenas num turno ela avance toodos os hexágonos até chegar ao estandarte de D. João I. E assim Portugal perde :-(

2. Quando 3 peças estão num hexágono, um jogador pode movimentar 1, 2 ou as 3 peças. Mas apenas uma vez. Isto é, se tens direito a um movimento, podes faze-lo apenas em relação a um hexágono. Se optas por gastar esse movimento com 1, 2 ou 3 peças que estão no hexágono, é contigo.

3. Sim, se os arqueiros inglese reentrarem "nos seus" hexágonos, voltam a ganhar o seu atributo.

Já agora, existe uma correcção a fazer nas regras: na página 4, no parágrafo que diz EXCEPÇÃO deve ler-se: "... se no início do turno 5 ou 6 o número de peças for igual ou menor que 9 unidades, então o ataque da segunda vaga deve iniciar-se, sem esperar pelo turno 7."

Finalmente, sempre que tiverem dúvidas, comentários, etc, estejam à vontade para me contactar. Para mim é essencial ouvir a opinião das pessoas, para assim aprender a fazer jogos cada vez melhor. Espero eu :-)

No meu site têm os meus contactos: www.mesaboardgames.pt

Um abraço

Gil

na fase "movimento/arqueiros portugueses ou ingleses"

posso "movimentar qualquer peça ou usar qualquer peça que esteja no hexagono com o simbolo das setas como arqueiro";

OU

posso usar "um movimento" (exceptuando as questões do Rei e do D. Nuno) ou usar uma peça que esteja no hexagono com o simbolo das setas como arqueiro?

A segunda hipótese:

"...um movimento" (exceptuando as questões do Rei e do D. Nuno) ou usar uma peça que esteja no hexagono com o simbolo das setas como arqueiro

Um abraço

Gil