Alojamento

Boas,

A situação de hosting sofreu agora uma alteração.

Eu fui um bocado trengo e não me apercebi que o alojamento seria renovado automaticamente dia 18. Só vi isso ontem, dia 19, e ainda tentei enviar-lhes um mail a cancelar mas eles agora só dão 3 hipóteses:

1. Refund the full amount of $107.4 to your virtual Siteground wallet where you would be able to use it for any future Siteground purchases or renewals

2. Transfer the remaining time to one of your other accounts

3. Refund a reduced amount to your credit card. We would need to withhold $35 as a late cancellation fee.

Ou seja, ficar lá o guito para usar em produtos deles, ficar lá o guito numa outra conta que não temos ou devolverem parte do dinheiro ficando com $35 de taxa.

Que acham que devemos fazer?

Podemos manter por mais um ano, o que implica mantermos algum cuidado com o tamanho de bases de dados, tráfego e uso de CPU como agora, mas nos dá mais tempo para procurar alternativas. Ou então perder o amor a $35 e continuar a procurar outro sítio nos próximos dias.

Se mantivermos mais um ano, como acham que devemos lidar com a despesa? Quotizamos-nos nós? Pago eu porque fui o trengo que se descuidou em cancelar a renovação automática (era merecido)? Ou pedimos ajuda aos utilizadores do AOJ explicando claramente a situação?

Gostava mesmo de ter feedback de todos os administradores do AoJ sobre este assunto. Este é o tipo de situação em que acho importante tomarmos decisões em conjunto.

Obrigado e desculpem-me ter deixado que esta situação ocorresse.

já não aguenta pelas costuras e já não funciona aqui penso que temos de mudar… Pois perde-se talvez tempo demais a controlar o site para não passar os limites.

Claro que também esta dependente das alternativas que tivermos.

Quanto ao custo das mudanças tal como já referi anteriormente deviamos tentar que toda a comunidade participasse. Tal como já referi posso através da Associação oferecer um jogo para sorteio ou algo do género…

Olá,

A questão é que está cada vez mais apertado para mudar, visto que migrar pode demorar algum tempo.

Quanto a custos, o que decidirem por mim tudo ok. Sermos nós, pedir ajuda aos utilizadores, colocarmos um jogo em leilão, etc. Não me importo de ajudar no que for preciso (dentro de certos limites, claro).

Abraço,

Tiago Duarte

… como já havia dito antes… se for preciso entro para uma vaquinha… se decidirem por um peditório/leilão por mim tanto faz…

quanto ao caso do "late cancel" PQoP

Eu apoio a qualquer uma das 3 decisões…

p.s.: eu sei que não é grande ajuda esta posição, mas sinceramente não consigo decidir-me por uma delas…

somos 12 e esta é uma decisão importante em que todos deviamos ter a nossa opinião…

Talvez seja melhor mudar de alojamento, mesmo.

Financiar o alojamento do AoJ será sempre uma questão que terá de passar pela comunidade, mas para já acho que devemos nós avançar com o dinheiro para resolvermos estas questões e tentarmos melhorar o site. Por mim, aguentamos a conta, mudamos para um servidor melhor e depois vê-se.

A mudança deve ser feita já e podemos avançar nós com o dinheiro. Depois estudamos um modelo para quotizar os associados, ou banners para publicidade ou qq outra coisa…

Boas,

Recebi hoje resposta da Rackspot acerca dos preços de alojamento em servidor Linux com 10GB de espaço.Os valores são:

- Trimestral 15,00 EUR (5,00 EUR /mês)

- Anual 48,00 EUR (4,00 EUR /mês)

- Bienal 84,00 EUR (3,50 EUR /mês)

Se optarmos por um pagamento anual estaremos a falar de uma despesa total de:

48 (novo alojamento) +

35 (taxa de cacelamento tardio da Siteground)

___

83

Ainda assim abaixo do valor de alojamento anual da Siteground, com mais espaço disponível e sem limites de tamamho de BDs, etc… (apenas ficamos limitados a 10GB deespaço total em disco que creio ser bem mais que o suficiente).

A outra alternativa da ptweb não me inspira muita confiança embora seja significativamente mais barata.

Neste momento temos resposta de 7 dos 12 administradores. Duas abstenções e cinco votos pela mudança de serviço.

Vou fazer um mailing a todos os membros deste grupo para ver se temos mais respostas mas caso não surjam vou avançar para a mudança.

Alguém tem possibilidade de contactar o Ricardo Madeira para termos alguma segurança em relação à transferência do domínio? Não me recordo se ficamos com password de acesso ao registo de domínio.

Tmgd, Stormrover, como está a vossa disponibilidade para a semana para lidar com a transferência do site?

Obrigado a todos pelas opiniões.

[quote=Mallgur]

Tmgd, Stormrover, como está a vossa disponibilidade para a semana para lidar com a transferência do site?[/quote]

Na segunda e na terça devo estar deslovado num cliente, por isso nesses dias não devo ter disponibilidade… depois disso devo estar disponivel

penso que o Tiago está de férias (e fora de casa) até segunda ou terça

Uma nota, o valor da Rackspot é sem IVA, ou seja, fica efectivamente em 59,04.

A opção da Rackspot parece-me bem!

Relativamente à minha disponibilidade para a próxima semana deverá ser quase nula. Depois de uma semana de férias regressarei ao trabalho e terei para aperitivo duas passagens a produção. crying

Assim sendo, só antes disso ou então só depois no fim de semana seguinte

DEsculpem o meu atraso!

Sou a favor da mudança. Em relação ao financiamento posso contribuir mas sou a favor de uma solução em que todos os utilizadores deveriam ser convidados a comparticipar, por todos seria uma ninharia, talvez um sistema como o BGG podesse ser implementada, mas como não é bem essa a minha área de conhecimento, desconheço se é possível implementar.

Agora que a migração está feita, falemos da parte chata, as contas.

O valor em causa neste momento é:

$35 do cancelamento na Siteground + € 59,04 do alojamento na Rackspot

$35 dá € 27,11

ou seja,

59,04 + 27,11 = 86,15

que dividido entre nós (12) dá € 7,18 .

Depois digam como vos dá jeito tratar disto.

Entretanto consegui falar com o Ricardo Madeira que fez a mudança dos DNS e me disse que iria passar o registo para meu nome. Quando ele o fizer irei partilhar a informação com os restantes administradores para que não voltemos a correr o rico de não conseguir contactar com quem tem essa informação e perdermos a possibilidade de novo redireccionamento se fôr necessário.

Em relação ao financiamento, proponho que se faça um tópico na página principal a falar disto. Revela-se o valor actualmente pago pelo alojamento e eventualmente o custo de registo (neste momento não sei ao certo quanto é) e explica-se que o mesmo está a ser suportado pelos administradores.

Penso que podemos propor a criação de um fundo para o qual os interessados poderão contribuir.

Se a ideia agradar, cria-se uma conta com os administradores como titulares e as pessoas que queiram contribuem para aí.

Provavelmente recolher-se-á mais que o necessário ao início e isso poderá permitir que não seja constante a "pedinchice" aos utilizadores. 

Para tal, e como sou fanático da transparência, acho que se pode dar um reporte anual da situação desse fundo para que os membros do site vão estando a par do dinheiro disponível, dos gastos feitos, etc. e assim ter uma explicação fácil e honesta sempre que seja necessário pedir novos contributos.

Se as coisas correrem bem, pode pensar-se noutras aplicações do fundo, por exemplo em apoio aos encontros nacionais, publicidade ao site, etc.

Se correrem mesmo muito bem, porque não a criação de uma espécie de fundação para o crescimento do hobby em Portugal?

Temos um ano (idealmente 10 meses) para decidir o modelo de financiamento e implementar o mesmo (nos dois meses que sobram). Tempo mais que suficiente se conseguirmos resistir à tradicional procrastinação nacional a que eu sou particularmente dado… :wink:

Abraço e obrigado a todos.

[quote=Mallgur]que dividido entre nós (12) dá € 7,18 .[/quote]

Olá Pedro,

Desculpa mas tenho andado bastante ocupado e este post acabou por ficar esquecido.

Toda a gente participa? Para onde queres que faça a transferencia?

Obrigado,

Tiago Duarte

Boas Tiago,

Não sei se toda a gente prticipa ou não. Como podes ver nãp há muitas respostas a esta possibilidade.

O Stormrover já fez transferência e o Joao104 tratará disso quando estivermos juntos.

Gostava, claro, de saber a opinião dos restantes administradores.

Abraço.

Bom malta,

Neste momento tivemos as seguintes contribuições, se não estou em erro:

Mallgur

Stormrover

Joao104

Costa

RickDanger (que contribuiu mais que o calculado)

tmgd

Se me esqueci de alguém, digam. Não foi por mal e peço desde já desculpa, mas simplesmente já passou algum tempo desde que andamos com isto às voltas…

Ou seja, temos 6 administradores a ajudar na despesa de alojamento do site, o que cobre um pouco mais de metade do valor.

Não parece mas já passaram dois meses…

O que me leva a escrever isto não é a questão monetária (não é assim tanto) mas a questão de termos os administradores mais envolvidos nos problemas mais sérios do site.

Ir mantendo os users, vigiar os posts, etc. são tarefas mais ou menos correntes que podem ir sendo feitas por alguns sem grande compromisso mas estas questões que se relacionam com a própria existência e sobrevivência do site exigem mais. No mínimo a emissão de opiniões.

Portanto, meus amigos, vamos definitivamente decidir como financiar o alojamento do AoJ para o ano?

Para facilitar, coloco as seguintes hipóteses:

1 - Dividir os custos pelos administradores.

2 - Pedir contribuições aos utilizadores

2a) Criar uma conta bancária conjunta e pedir via PayPal

2b) Fazer um projecto Crowdsoursing de financiamento do site a alguns anos (3 dá cerca de € 150) para juntar um valor maior e ter a situação segura por alguns anos. Aqui teremos que ver a questão do retorno para os apoiantes…

3 - Abrir à publicidade de várias empresas do ramo.

4 - Arranjar um patrocinador institucional. Pode ser uma loja ou editora que fique com os direitos exclusivos de publicidade (limites impostos por nós) a troco de suportar os custos de manutenção do site.

Assim basta para já escolher uma das opções e depois discutimos os pormenores quando se escolher uma delas.

Se se lembrarem de outra opção, coloquem aqui e a malta também poderá "votar" nisso.

Vá… 10 minutinhos chegam para pensar e votar nisto.

1 - Dividir os custos pelos administradores. Podemos continuar a dividir pelos administradores mas julgo que o site sendo para todos os que gostam do hobbie poderia ser pago também por utilizadores que frequentam o site e que entendam que o devam fazer)

2a) Criar uma conta bancária conjunta e pedir via PayPal Por mim esta será uma das melhores opções; quem quiser é livre de contribuir com o que entender; mais uma vez, na eventualidade de se exceder o valor anual, o excesso poderia servir para jogos a sorteio no AOJ ou em convenções ou...

2b) Fazer um projecto Crowdsoursing de financiamento do site a alguns anos (3 dá cerca de € 150) para juntar um valor maior e ter a situação segura por alguns anos. Aqui teremos que ver a questão do retorno para os apoiantes... Não me atrai...

3 - Abrir à publicidade de várias empresas do ramo. Não me agrada nada...

4 - Arranjar um patrocinador institucional. Pode ser uma loja ou editora que fique com os direitos exclusivos de publicidade (limites impostos por nós) a troco de suportar os custos de manutenção do site. Não me agrada nada...

5. Coloco como outra opção a de nas vendas de jogos que têm sido feitas no AOJ haver uma pequenina comissão de 3% para o AOJ (e aqui até podemos experimentar por fazer isto dizendo que é opcional mas que seria simpático que o façam)

Agrada-me a ideia do Paypal.

Abre-se uma conta e logo vemos como a comunidade reage. Se houver gito, está o problema resolvido, se não houver voltamos a discutir a questão e a explorar novas opções.

… mas estava convencido que já tinha respondido…

[quote=tmgd]1 - Dividir os custos pelos administradores. Podemos continuar a dividir pelos administradores mas julgo que o site sendo para todos os que gostam do hobbie poderia ser pago também por utilizadores que frequentam o site e que entendam que o devam fazer)

[/quote]

Concordo como Tiago

[quote=tmgd]

2a) Criar uma conta bancária conjunta e pedir via PayPal Por mim esta será uma das melhores opções; quem quiser é livre de contribuir com o que entender; mais uma vez, na eventualidade de se exceder o valor anual, o excesso poderia servir para jogos a sorteio no AOJ ou em convenções ou...

[/quote]
Tal como o Tiago esta é a minha opção favorita

[quote=tmgd]
     2b) Fazer um projecto Crowdsoursing de financiamento do site a alguns anos (3 dá cerca de € 150) para juntar um valor maior e ter a situação segura por alguns anos. Aqui teremos que ver a questão do retorno para os apoiantes... Não me atrai...
[/quote]
Estarmos a meter mais uma entidade no meio não me agrada
[quote=tmgd]

3 - Abrir à publicidade de várias empresas do ramo. Não me agrada nada...
[/quote]
Também prefiro manter o AoJ livre de publicidade
[quote=tmgd]

4 - Arranjar um patrocinador institucional. Pode ser uma loja ou editora que fique com os direitos exclusivos de publicidade (limites impostos por nós) a troco de suportar os custos de manutenção do site. Não me agrada nada...

[/quote]
Como disse no ponto anterior, prefiro manter o AoJ livre de publicidade
[quote=tmgd]

5. Coloco como outra opção a de nas vendas de jogos que têm sido feitas no AOJ haver uma pequenina comissão de 3% para o AOJ (e aqui até podemos experimentar por fazer isto dizendo que é opcional mas que seria simpático que o façam)prefiro manter o AoJ livre de publicidade

[/quote]

Isto é uma possibilidade mas para isso é necessário um sistema de compras e vendas integrado... tenho andado a pensar num (para substituir o ficheiro de classificados) mas ainda está num estado muito metafisico...  

Preferia um sistema totalmente voluntário de contribuições (em que parta da iniciativa do vendedor se contribui com parte do valor da venda para o AoJ ou não.