Alteração da data habitual da LisboaCon

Os comentários inicialmente colocados no tópico de divulgação do evento foram movidos para aqui.
 

[quote=Immaterial]proponho que seja esclarecido ao Grupo de Lisboa (em resposta a este post) todo o processo que esteve na origem da decisão de alterar a data.[/quote]



Acho que o Grupo de Lisboa está melhor representado na mailing list própria e não aqui no AOJ.

Mas eu estou nas últimas 2 mailings lists que foram criadas (da googlegroups) e estou a ver esta notícia depois da decisão tomada. Mas se o Grupo tem vários níveis de representação (fora ou dentro das mailing lists) é ainda mais estranho porque deixa muita gente de "fora" do grupo. É só uma questão de as coisas serem claras para todos, no meu entender wink.

Já agora, alguém me pode informar onde são ou se estão abertas as inscrições para a Mailing List?


Mas existe uma mailing list???!!!

Como sabes não pertenço de nenhuma maneira à organização do Grupo de Lisboa, logo não faço a gestão da mailing list (onde estão a maior parte dos Boardgamers de Lisboa) nem participo nas decisões da LisboaCon.



Sendo um membro activo (presente em todos os eventos), apenas dei a sugestão da mailing list porque é um assunto que apenas pertence a todos os Boardgamers de Lisboa e acho que as pessoas ficarão mais à vontade para falar sem ser num forum de internet. Também não dignifica o evento lavar a roupa suja em público (não digo que haja).

É normal que as coisas mudarem, principalmente quando o número de pessoas/opiniões aumenta. Como tu costumas só aparecer no mensal (não é uma boca) e vens com pessoas suficientes para encher uma mesa, é normal teres essa percepção. Mas posso garantir-te que nas quartas-feiras serás sempre bem recebido.

E se não jogares com a Starita, pode ser que ganhes evilgrin



P.S: como eu detesto escrever: perde-se tanta informação nas conversas, a mais grave de todas: as expressões faciais.

Ah, era eu que pensava que o encontro era BYOGG! (Bring your own gaming group).



wink



Ultimamente nem no mensal, tenho de resolver a falha que já estou com comichão.

 Como muitos sabem eu pertenço a uma Associação.



 Já antigamente falei dessa temática no abreojogo e com muita gente deste hobbie.



 Sim é verdade que serão só alguns a fazer as coisas (pelo menos organizar) na Associação, da minha experiência posso disser que nos últimos 5 anos (ou mais, sendo que a Associação tem 10 anos) sou eu só a fazer todos os planos de actividades, pedidos de apoios, relatórios de contas da minha Associação. E que só nos eventos "grandes" peço ajuda para a organização do evento.





 Mas na realidade o que acontece nos nossos Grupos de Boardgamers? A realidade é que também só são alguns a organizar e que depois na altura do evento (e na preparação do espaço) existe mais gente a ajudar/trabalhar.





 Isto acontece no Porto (somos 5 "organizadores", desses 5, 2 estão neste momento no estrangeiro- isto de ser organizador de uma Con faz subir na vida cylon). Não quer disser que todos os outros não deiam a sua opinião e sugestões.



 Hoje a transportar algumas mesas e cadeiras já vamos ter ajuda, tal como tivemos ajuda para arranjar uma carrinha. E nos 3 dias do evento vamos andar lá todos de tshirt azul a tentar que isto corra bem… E que todos possam ter orpotunidade também de jogar uns jogos…





 Em Lisboa sei que acontece o mesmo, alguns são os "organizadores" que idealizam o evento, preparam tudo, arranjam patrocinios… E os outros ajudam no que podem principalmente durante e na preparação do evento… 



 Eu ainda no ano passado dei uma "maozinha" a ajuda a montar a Loja de jogos… Tal como já houve um ano que no Porto houve malta de Lisboa a ajudar no transporte de mesas e cadeiras. E ainda nesta última RuralCon tive a grande ajuda de 2 pessoas de Lisboa.







 A ideia de criação de uma Associação para o Grupo de Lisboa ou mesmo de uma Associação Nacional com núcleos espalhados pelo País iria permitir alguma facilidade pelo menos no contacto com entidades.



 Sendo que a nível de trabalho iria ser identico, os que trabalhariam e organizariam as coisas seriam os mesmos.





 

Quanto à decisão em si não me compete a mim julgar, só o tempo dirá se é uma boa decisão ou não. A mudança da RuralCon para Agosto por sugestão de um membro do grupo do Porto feita no abreojogo foi excelente permitindo um crescimento bastante expressivo da RuralCon…




É com alguma surpresa que verifico esta mudança de datas que tem como implicação que em 2012 não haverá LisboaConsad. Somos todos um grupo de apaixonados pelos jogos, uns estando no seio do grupo há mais tempo do que outros, o que representa níveis de envolvimento diferente. Mas parece-me que um segundo elemento, para além da paixão pelo hobby, deveria unir o grupo: a transparência das decisões. Digo isto porque fui apanhado de surpresa e certamente não serei o único nesta circunstância, ainda mais porque me considero um membro ativo. Não me levem a mal.



Assim, proponho que seja esclarecido ao Grupo de Lisboa (em resposta a este post) todo o processo que esteve na origem da decisão de alterar a data.



Obrigado!

Como "pendura" do Grupo de Lisboa há muito tempo, tanto me faz que seja 2012 ou 2013, quem organiza lá deve ter as suas razões, razões as quais não me assistem pois passo 0 tempo (em horas, para minutos multipliquem por 60) a organizar os eventos de Lisboa.



Agradeço desde já a quem gasta esse tempo para organizar esses eventos em que sento o rabinho e jogo sem me preocupar com mais nada.



No entanto e como bitaite de foro unicamente pessoal, até acho a data melhor, é uma data com menos atropelos de "Cons" e menos confusão devido à proximidade com o Natal (o que fez com que só o ano passado tenha conseguido ir à Con de Lisboa apesar de ter corrido praticamente todas as outras Cons do país).



Como aparte, tenho pena da maneira como a comunidade de gamers está em Portugal, lembro-me que quando eram menos pessoas jogava mais jogos com mais pessoas diferentes e era sempre recebido calorosamente. Hoje há dezenas de pessoas e os encontros para mim servem apenas praticamente como espaço físico para jogar, parece que se perdeu algo pelo caminho… Talvez aquele "contacto humano" que tanto se fala quando "publicitamos" o nosso hobby, mas que aparentemente pouco se pratica.

A transparência total de decisões e o respeito por todos os membros do Grupo de Boardgamers de Lisboa, apanágio que durante muito tempo serviu de fio condutor a quem dedicava parte do seu tempo pessoal a fazer passar bem algum do tempo semanal, esvaziou-se totalmente do mesmo. Em vez disso assiste-se ao passar à sombra e a esconder as decisões como se estivessem a falar de segredos de Estado que não podem ser falados em voz alta mas só sibilados em becos que os comuns dos mortais nem sequer podem saber que existem. Mais uma vez prefere-se passar pelos comentários do género "cala-te que aqui não se fala disso", não vão os abutres que rondam lá em cima à procura desses segredos virem por aí abaixo apanhar os infelizes que são apanhados ali a falar de tais heresias em voz alta, não vá (tal como diz um amigo meu) [TOQUEM AS TROMPETAS CELESTIAIS] O HOBBY [CALEM-SE AS TROMPETAS CELESTIAIS] ficar mal servido por se discutir publica e abertamente toda e qualquer questão daquilo que é meramente um hobby, que supostamente não compra melões para as mesas, nem se utiliza para se auto-promover a imagem pessoal.

Uma coisa ao menos congratulo na decisão de mudança da data, que ao fugir do período pre-natal deixa de existir a necessidade de focar a LisboaCOn na fussangice monetária que a tem vindo, infelizmente, sempre a caracterizar.

Não pertenço ao grupo de Lisboa mas acompanho as suas atividades aqui no AoJ e participo ocasionalmente em eventos (LisboaCon, muito raramente encontros mensais, muito raramente encontros semanais). Já aqui defendi que devia existir uma associação, mesmo que informal. Os comentários abaixo demonstram que está na hora de os organizadores dos eventos em causa darem um salto organizativo e, pelo menos, esclarecerem os conceitos. Os comentários dão a ideia de que há muita confusão nas cabecinhas…



O que é um membro? O que é um membro ativo (há membros inativos)? O que é um organizador? Este tipo de grupos amorfos funcionam bem por alguns anos. Podem até funcionar bem durante muitos - se tiverem um sucesso limitado e ficarem estáveis. Mas quando crescem, dão sempre nisto.



Não será altura de o "grupo" crescer e se tornar adulto?

Duas pequenas notas:



1 - A mudança para Março vai fazer com que, a manterem-se os critérios actuais para as datas dos restantes eventos, tenhamos encontros nacionais em 3 meses consecutivos. Março (Lisboa), Abril (Abrantes, provavelmente a 5 e 6) e Maio (Aveiro). Com apenas um mês de intervalo após a realização da LeiriaCon em Janeiro. Parece-me ser uma concentração demasiado apertada para a conjuntura actual e previsível para o ano que vem.



2 - Não seria melhor criar um tópico específico para esta discussão? Parece-me que a parte da mudança de datas e assuntos conexos não será o mais importante para quem aqui venha à procura de informação sobre o evento em si.


Boas!

Esta alteração da Convenção de Lisboa foi surpreendente e no meu entender, e até ver, mal escolhida.



Concordo inteiramente com o Malgur, em Março, com Leiria em finais de Janeiro, de depois Abrantes, Aveiro… fica-se com o primeiro semestre do ano demasiado apertado e um segundo semestre menos equilibrado.



Creio que deveria haver mais comunicação entre as diversas organizações de forma a que o calendário lúdico nacional ficasse mais equilibrado.



Relativamente à ideia de associação, também me parece que a formalização traria mais organização e levaria a maior participação, pois eu sou de Lisboa, serei do Grupo de Lisboa, mas para ser sincero, não me sinto parte de nenhum grupo… pois não sei bem o que é, sei que estão lá algumas pessoas que conheço mas depois…

também faço o mea culpa, pois poderia tentar falar mais com essas pessoas para tentar perceber o que se passa, o que é preciso, mas a criação de uma associação, penso que envolveria mais activamente os gamers em geral…



abraço a todos, voltarei a postar oportunamente

Boa tarde a todos.



Nunca fui muito dado a pronunciar-me sobre a temática, mas deixo aqui a minha simples e modesta opinião.



Desde à uns anos que acho que a maioria dos boardgamers portugueses não tem bem a noção da dimensão e caracterização dos jogadores portugueses. E esse é o primeiro passo para a evolução da actividade em Portugal.



Está mais que na altura dos jogadores portugueses decidiram o rumo para a actividade, isto é, se deve a mesma continuar nos moldes amadores, locais e sem uma interligação entre os vários grupos, ou pelo contário, se o passo deve passar pela organização estruturada, hierequizada e em consonância com os moldes legais.



Eu penso que o caminho deve ser o segundo, não querendo passar a mensagem que agora tudo está mal, antes pelo contrário, mas porque o crescimento deve ser sempre o caminho, e nestes moldes actuais nunca conseguiremos chegar a patamarés parecidos com países da mesma dimensão que o nosso.



Assim sendo, aqui deixo uma ideia para quem quiser discutir o possa fazer.



Todos os grupos portugueses deviam legalizar-se com clube de praticantes de jogos de tabuleiros (quem quiser pode consultar-me para explicação de como se faz).



Criação de associações regionais 5 (Porto e Norte de Portugal - Coimbra - Lisboa e Vale do Tejo- Alentejo - Algarve)



Os clubes de praticantes organizavam-se na respectiva associação regional.



Criação da Federação Portuguesa de Jogos de Tabuleiro - com representação das 5 associações regionais. ( cada assocaição votava 2 nomes para a direcção da federação).



Por fim, cabe a federação criar o grande evento em Portugal, ou seja, o PortugalCon, que seria a montra portuguesa no estrangeiro. As associações eram responsaveis pelas Con regionais (5 por ano) e os clubes pelos encontros semanais e mensais.



Abraços a todos