Acho que ando definitivamente dedicado ao alternativo! Primeiro decidi iniciar uma campanha de vampire em genero hibrido com Kult e como tal nada melhor do que arrancar com "Slide into Metropolis". É uma pequena aventura introdutoria a Kult que embora necessite de bastantes patches não deixa de dar um inicio excelente a quaisquer jogadores que participem. Não me adianto mais aqui porque é muito provavel que estas linhas estejam a ser lidas por espiões de oculos. :P
Seguindo pelo anternativo e a procura de um RPG para o fim de semana decidi tentar, e que nome apropriado, Alternity da TSR. A minha ideia acerca do jogo foi sempre de que continha boas ideias mas era demasiado complexo para correr em fast paced action. Bom, depois de uma tarde a aprender o sistema e de duas sessões posso dizer que é soberbamente mecanico mas muito pesado. Não que seja irrascivel mas a curva de aprendizagem é suficientemente alta para desencorajar muitos bons roleplayers.
Bottom line é que não existe sistema melhor para cenas de combate porque elimina completamente qualquer discussão possivel com o GM. As coisas são como são e não se pode fugir delas por muito que se tente. O jogador só joga na sua fase, só faz o número de acções tabelado e tudo corre de maneira muito fluida. Chega um ponto na vida de todo o GM em que ele esta farto de discussões de regras durante os jogos. A vingança chama-se alternity! :P
[quote=warman]Bottom line é que não existe sistema melhor para cenas de combate porque elimina completamente qualquer discussão possivel com o GM.[/quote]
Er... O velhinho 2300 AD podia mudar-te a opinião... A mesma clareza de regras, a mesma fluidez, com o bónus do sistema ser simplíssimo. E outro bónus - incentiva o pensamento táctico. Se estás numa de jogos alternativos, e não te importares com a tecnologia algo "dated" (não há internet :P) aconselho vivamente a experiência nem que seja de um combate de teste.
ok, ok, vou procurar para ver como é! Fui para alternity porque tenho
uma catrefada de material do jogo. Ainda tenho de investigar melhor a
probilistica do jogo mas de qq maneira, acho que o povo aqui não curte
muito space opera e por isso so devo continuar com vampire.
[quote=warman]acho que o povo aqui não curte muito space opera e por isso so devo continuar com vampire.[/quote]
O 2300 AD não é space opera, é mesmo "hard SF", ou seja, "cientificamente correcto". Agora, não sei se para o teu grupo isso torna as coisas melhores ou piores :) Mas se ajudar, os jogadores estão mais perto dos soldados perdidos na selva do Vietname (ou nas ruas de Baghdad) do que dos heróis do Star Wars. Há uns tempos postei uma descrição do mundo aqui.
Parece um bocado do genero Dorsai do Dickson e como tal apela bastante
a minha costela SF e quanto mais hard melhor. No que diz respeito aos
meus players isso piora bastante a situação.