Android: Netrunner - Review e... Codebusters.PT

Boas pessoal!



Escrevi esta review no fórum Setti.tv, um fórum sobre jogos de miniaturas e não só, e decidi copiá-la para aqui.

Pode ser que alguém tenha interesse neste jogo. Abordo vagamente as regras porque as mesmas já tinham sido discutidas noutros tópicos. Se quiserem acompanhar a conversa nesse fórum (https://www.setti.tv/smf/index.php/topic,5665.0.html).



Neste momento o jogo tem 2 jogadores conhecidos em Lisboa e 2 no Porto. Conhecidos porque já se deram a conhecer que encomendaram o jogo e o vão jogar.





Antes de mais o meu contacto com a versão original do Netrunner foi uma única vez no Clube de Jogos de Sta. Justa, e tal como já o escrevi antes quando vi o jogo a decorrer não percebi nada do jogo e estranhei o facto de não existirem criaturas em combate tal como nos outros jogos da altura (M:TG, V:TES, SW, L5R, BTech, Doomtown: Deadlands…)

E talvez por esse motivo o jogo não teve o sucesso desejado, por ser um jogo diferente com mecânicas diferentes, tendo sido relegado a jogo de nicho tal como outros da época (Middle-Earth CCG, Mythos, X-Files…)



Na altura, eu tal como outros da minha idade, procurávamos jogos semelhantes ao JOGO mas com algumas nuances em relação ao JOGO, e talvez por esse motivo o Netrunner não teve o sucesso no mercado do pessoal da minha idade, que procurava um jogo diferente ao JOGO mas, de certa forma, semelhante.



O senhor Richard Garfield, que criou O JOGO, estava muitos passos à frente do seu tempo quando criou o Netrunner, e este sucesso que está a ter neste momento não é nada de anormal ou extraordinário mas sim de fácil compreensão.



Nos dias de hoje o que é que se procura num jogo novo? Novidades, certo?!

Este ADN trouxe exactamente isso! Aquilo que o Netrunner ofereceu há anos atrás não era o que o mercado procurava, não era um jogo novo, original e diferente que o mercado queria mas sim algo que fosse semelhante ao JOGO mas com algumas diferenças que os tornassem distintos.

Hoje em dia existe muita saturação no que diz respeito aos jogos de cartas porque já se fez tudo, ou quase tudo, logo nenhum jogador procura um jogo semelhante ao JOGO, que seria mais do mesmo. E foi aí onde o ADN enterrou a faca, e a FFG está de parabéns com este reprint, porque sondou o mercado e fez a aposta no cavalo certo (infelizmente não o fizeram com o Star Wars, mas isso discutir-se-á depois…)



Isto é apenas a minha visão sobre o sucesso/insucesso do ADN. Posso até estar muito errado mas este é o meu parecer e aquilo que procurava na altura e o que procuro nos dias de hoje. Sei que talvez não seja o mesmo para um jovem de 16 anos que ainda só conhece O JOGO e aquelas cartas japonesas com imagens hediondas que ferem os olhos da malta, mas o que é certo é que o ADN esgotou nos US e está a ser distribuído em conta-gotas pela Europa.





Mas vamos ao jogo…



Não vou escrever mais sobre o jogo e como se joga, já temos um outro tópico cheio disso, mas vou directamente ao opinanço!

E vou usar algumas keywords pelas quais considerei noutro tópico o GOT e o L5R.



Aspecto



Conforme já mencionei no outro tópico, o aspecto geral do jogo é óptimo. As cartas estão bem construídas, não há muito ruído, os textos estão com as dimensões correctas, as cartas são full-bleed (sem bordas).



O único contra são algumas ilustrações (que há quem goste) e uma ligeira confusão na primeira vez que se lida com as cartas de ICE (que são jogadas/lidas na horizontal).





Complexidade



Este é um ponto estranho… o jogo é complexo de início mas depois torna-se simples.

Eu fiz o download do livro de regras antigo e não o consegui acabar nem perceber grande coisa do jogo. Este livro de regras está muito bom, directo, e com as referências todas.

Assim que se dominam os conceitos do jogo, este deixa de parecer tão complexo, e os vídeos-tutoriais no Youtube ajudam bastante!





Estratégia e Vitória



Existem 2 Condições de Vitória, uma distinta e outra idêntica.

A condição de vitória para ambos são os 7 pontos de Agenda; os Runners têm de as roubar às Corps e os Corps têm de as avançar. Avançar uma Agenda demora normalmente 2 turnos (difere da Agenda e das cartas na mesa) enquanto roubá-las demora 1 turno (com sorte e como os Programas certos).



Condição para a Corp: levar o Runner ao Flatline. O dano neste jogo é dado na forma de descarte de cartas na mão, mas só funciona para o Runner. Se o Runner ficar sem cartas na mão, não perde, mas se o Corp o forçar a descartar uma carta quando este está sem cartas, então o Runner é Flatlined e perde o jogo.



Condição para o Runner: levar o R&D (deck) do Corp ao "Flatline". Bem, o termo não é Flatline mas o efeito é semelhante, se o Corp ficar sem deck e for forçado a ir buscar uma carta e não a tiver, então o Corp perde o jogo. Este tipo de vitória é conhecida noutros jogos por decking.



Como só existe ainda um Core Set, não há assim grandes variações que se possam fazer estrategicamente mas… existem Corps e cartas específicas que favorecem o Damage e dessa forma pode-se construir uma estratégia à volta do Flatline.

No reverso, um Runner, o Noise (Anarch) pode moer o deck do Corp e para além de poder procurar por Agendas nas cartas "moídas" pode também usar esse aspecto como condição de vitória.





Construção e Velocidade do jogo



Não é um jogo rápido mas também não é um jogo lento. O Runner pode fazer uns Runs "de borla" (sem ter de lidar com programas de protecção do lado do Corp) logo nos primeiros turnos e ter alguma sorte e sacar umas Agendas, mas isso dura um a dois turnos. Depois há que construir toda uma protecção do lado do Corp e todo um arsenal de programas do lado do Runner.



O dinheiro é muito importante neste jogo, logo há uma forte componente de estratégia financeira por trás do jogo, de forma a que o Runner possa quebrar os programas do Corp e que este possa activar esses programas de defesa.



Existem alguns turnos em que o jogo fica paralisado, ou porque se está a acumular dinheiro ou porque ainda não saiu aquela carta que faz falta, mas penso que com as expansões esse é um pormenor que possa desaparecer. Ou então encarar como algo que faça parte do jogo.





Mulligans



Existem para cada um dos lados.



Existem também tutores, aceleradores de draw e todas essas coisas.





One Turn Kills



É algo que simplesmente não existe neste jogo.

Talvez do lado do Runner mas é preciso muita sorte, muita mesmo!





Possibilidade de reacção e chance de vitória numa posição adversa



Ainda é muito cedo para analisar este aspecto porque a pool de cartas não é assim tão vasta e ainda é um jogo muito verde.

Dos jogos que fiz em nenhum deles um de nós "deu a volta". Mas lá está… neste jogo tudo depende do bluff! :)





Facilidade de inicialização e introdução ao jogo



Aqui a FFG está de parabéns!

Alguns "chorões" andam pelos fóruns com a mesma ladainha de sempre, o Core Set não traz 3x todas as cartas e algumas só traz 1x, outras 2x…

Eu para ter o Game of Thrones funcional tive de comprar 3x Core Sets e muitas expansões; para o LOTR: LCG comprei um e sinceramente precisava de pelo menos mais 1 (mas depois acabei por vendê-lo)… no ADN eu comprei 2x Core Sets porque tive acesso à lista das cartas antes, mas só o fiz por preciosismo.



Este jogo funciona muito bem com apenas 1 Core Set.

1 Core Set custa 35 euros e traz 250 cartas!

1 Core Set permite a criação de um Deck Corp e um Deck Runner.

1 Core Set oferece 4x Corps diferentes e 3x Runners diferentes, com jogabilidades distintas.



Este é o LCG mais barato e melhor deal da FFG.

2x Core Sets permitem a criação de 2 decks Corp e 2 decks Runner fine-tuned. Complementam algumas cartas que são vantajosas se tivermos as 3x mas as cartas 1x que vêm nos Core Sets não são tão preponderantes quanto isso.



E no CardGameDB existem montes de decks construídos apenas com 1x Core Set.



É de longe o melhor negócio comparado com outros jogos de cartas, seja formato LCG seja CCG.





Formato LCG



O que já foi escrito acima, é um LCG, sem randomização de cartas quando se compra, política da FFG.





Construção de Decks



Este aspecto é muito suis generis.



Cada facção tem uma identidade, no caso dos Runners é um personagem/hacker e no caso das Corps é a Corp em si.

Cada identidade define a quantidade mínima de cartas que o deck pode ter bem como a Influência que pode meter no deck.

Influência é um valor pelo qual se usa para contabilizar as cartas de outras facções. Se um jogador quiser utilizar determinada carta de outra facção no seu deck poderá fazê-lo desde que, no total, respeite o máximo de Influência que a sua entidade permite.



São permitidas 3x cópias de cada carta por deck, e existem as cartas Character com o respectivo símbolo, que só são permitidas uma por cada lado da mesa com esse nome.



O Corp tem de ter em atenção aos Agenda Points. Cada deck é concebido com um valor de pontos de Agenda que é exponencial ao número de cartas, ou seja, quantas mais cartas o deck de Corp tiver, mais pontos de Agenda (ou seja, mais cartas de Agenda) tem de ter.



Gosto bastante de fazer deckbuilding neste jogo, porque há muitos aspectos a ter em conta: programas de defesa, programas de ataque, recursos, acções, armadilhas…

Nos outros jogos o deckbuilding é o mesmo, colocar X de Y e conjugar com Z. Aqui também pode ser mas a Influência muda em muito a filosofia da construção do deck e esta tem de ser bem pensada porque já vi que netdecks não funcionam.



O QUÊ?! NETDECKS NÃO FUNCIONAM?!?

Ahahah! Ah pois!! Aqui tem de se ter conhecimento do deck, de todas as cartinhas que lá estão.

Não é só atirar o papel para a mesa e somar pontos… aqui tem de se saber onde se coloca a carta, a ordem da colocação, as acções… neste jogo não é só fazer um deck e ganhar jogos, neste jogo a capacidade do jogador conta e conta muito, e mais ainda quando está com Corp!





Temas, Casas, Decks…



Já o referi:



Corp: 4 Facções

HB: multinacionais americanos, focam-se na robótica e AI. Têm dano, Traces e dinheiro.

Jinteki: Japoneses, focam-se no dano e nas armadilhas.

NBN: multi-americanos, focam-se nos Traces e no desenvolvimento de Agendas.

Weyland: alemães, focam-se no desenvolvimento financeiro. Têm uma carta filhadamãe!!



Runners: 3 Facções/Entidades

Anarchs: só querem ver o mundo a arder! Noise: virado para os vírus e para moer decks.

Criminals: focam-se no desenvolvimento financeiro e descarte de cartas da mão do Corp. Santiago: mais dinheiro!

Shapers: os Grey Hats filósofos. São equilibrados. Kate: dá dinheiro na instalação de cenas, consegue bom controlo financeiro.





MultiPlayer



Até há data não há nada nesse sentido. Só com house rules… ou team-play…





Torneios



Já há linhas de guia da FFG para Torneios.

É um jogo muito bom para torneios porque tem uma componente forte de bluff e leitura do adversário.



Espero que se façam por cá…





Pontos de Venda



Desconheço se as nossas lojas irão apostar neste jogo mas eu comprei na minha loja de jogos de tabuleiro habitual.





Rotatividade



Ainda não há informação se existirá rotatividade ou se se manterá tal como o Game of Thrones (o que é provável).



Contem com expansões mensais! ;)





Particularidades



Já foi quase tudo escrito…



É um jogo que depende muito do jogador. Não é gabarolice, é mesmo verídico. A minha cara-metade não consegue fazer uma cara de Poker logo sei sempre onde ela guarda as Agendas por isso ela não pode jogar com Corp.



Eu acho que quando se joga com Corp é quando se tem aquele factor em que se faz a diferença. Os Runners também têm de pensar, e ponderar muito as decisões quando ainda têm cartas do outro lado que não estão à vista, mas os Corp têm de planear muito bem a defesa, têm de saber quando e como vão abrir um servidor para colocar uma Agenda ou um recurso importante, e protegerem bem a mão e deck.



O jogo requer boa análise e boa capacidade de leitura de números, é um jogo muito matemático, com uma forte componente financeira.





Em suma…



Grand'a Jogo!!



Só espero que se consiga estabilizar por cá e termos uma boa pool de jogadores.

Eu assim acredito pois não me quer parecer que sejamos diferentes do resto do Mundo e também da Europa :D ao ponto de passarmos ao lado deste jogo que esgotou em todo o lado.







Para finalizar…



Estou disponível para fazer demonstrações do jogo a quem estiver interessado. Tenho 4 decks distintos, 2 por lado.

Ao contrário do que às vezes possa parecer no fórum, sou uma pessoa bastante paciente e gostava muito de ter mais jogadores com os quais possa partilhar este excelente jogo.

Não tenho quaisquer ligações a lojas, marcas ou empresas… apenas gosto de difundir os bons jogos que encontro e experimento e nos quais acredito serem de facto bons jogos!



Contactem-me por PM ou respondam no tópico ou então… adicionem-se ao grupo do Facebook que criei, o C0RP H4CK3RZ (querem mais l33t que isto?! grupos no Facebook e tal!!)



E questões sobre o jogo serão bem-vindas!!





Muito obrigado se leste tudo até aqui! Haja vontade!!  ;D ;D









https://www.facebook.com/groups/c0rp.h4ck3rz/



https://www.facebook.com/groups/c0rp.h4ck3rz/



https://www.facebook.com/groups/c0rp.h4ck3rz/

Recomendo a leitura da review no dito fórum (https://www.setti.tv/smf/index.php/topic,5665.0.html) que este software de escrita desta secção desformatou o texto e tornou num bloco massivo. :frowning:

Duas sugestões:

-ADN -> A:NR (é a a abreviatura mais usada. tive que me esforçar para perceber o que querias dizer com ADN)

-C0RP H4CK3RZ (querem mais l33t que isto?!) -> Não, queria menos. shrug Como disse no BGG, o tema do jogo não podia estar mais longe do l33tsp3ak, e estou grato por isso. Sinto-me relutante a juntar-me a um grupo com um nome desses…

Boas,



Em relação à primeira sugestão apenas segui a abreviação utilizada pela própria marca.

Pode fazer mais ou menos sentido que outra qualquer abreviação, como não vi ninguém a fazer abreviações usei as que a marca utiliza, se são mais ou menos correctas ficam à vossa avaliação.

E no tópico original usei a abreviatura e respectiva referência: "Este fim-de-semana não foi mau de todo… apesar de não ter estreado os X-Wings e TIE Fighters deu para ficar em casa e jogar bastante ADN (Android: Netrunner)." - não a transcrevi para aqui porque era uma frase que fazia sentido nesse fórum, em relação a conversas paralelas acerca do jogo X-Wing.



Em relação à segunda sugestão, já respondi no tópico do BGG.

O tema do jogo tem alguns leets nalgumas cartas. Não são leets de adolescentes mas estão lá para quem os quiser ver.

A mim passa-me ao lado, não é isso que me afasta do jogo, nem são as ilustrações feitas para adolescentes que me afastam do jogo… e é só e apenas um nome…

Boas,



Perdoem o double-post mas é importante.



Decidimos optar pela mudança do nome do grupo do Facebook.

Apesar de gostarmos do nome inicial, esse nome era algo difícil de se transmitir a uma outra pessoa sem o respectivo link.



Como tal optámos por um nome mais fácil e também engraçado (talvez até mais do que o original), e o nome é CodeBusters.PT



Fica o link: https://www.facebook.com/groups/CodeBusters.PT/



Espero que tenham ficado mais satisfeitos com este novo nome para o nosso grupo! :wink: