Ankh'or

Sinopse:

Ankh’or leva-nos para o Egipto antigo. A nossa tarefa é construir uma estrutura de 13 fichas de diferentes cores, animais e algumas especiais, de forma eficientes, para nos darem pontos de vitória (PV) no final da partida. Quem melhor maximizar a sinergias das peças será o vencedor!

Como se joga:

⇒ Setup

Coloca-se o pequeno tabuleiro no centro da mesa. Separam-se as fichas de recursos por tipo (6 tipos) – com cada pilha de recursos terá:

  • 4 fichas a 2 jogadores
  • 5 fichas a 3 jogadores
  • 6 fichas a 4 jogadores

Baralham-se as fichas de estrutura (octogonais) e formam-se 2 pilhas com sensivelmente a mesma quantidade de face oculta. Colocam-se, ao lado do tabuleiro, os 12 marcadores em forma de pirâmide com o valor de 3 PV.

Baralham-se os pequenos discos de diferentes recursos e colocam-se aleatoriamente nos espaços abertos do tabuleiro central. Evitar colocar o mesmo recurso em triplicado.

Escolhe-se um dos montes de fichas de estrutura e preenchem-se, com a face visível, as 6 abas do tabuleiro (em baixo).

Escolhe-se um jogador inicial (JI) e entrega-se-lhe a moeda de JI.

⇒ Desenvolvimento

Na sua vez os jogadores executam uma de duas ações:

  1. Tirar fichas de recursos
  2. Comprar ficha de estrutura
  1. Tirar fichas de recursos – Pode tirar 3 fichas de recursos. No final do seu turno não pode ter mais do que 5 fichas e não pode ter mais do que 2 fichas de Ankh.
  2. Comprar ficha de estrutura – Comprar uma ficha de estrutura e pagar com as fichas de recursos indicados sobre a respetiva ficha.

Depois de comprar uma ficha, esta terá de ser colocada adjacente a outra ficha já colocada anteriormente.

Também pode ser colocada sobre 4 fichas que já estejam em jogo, no entanto, uma das caraterísticas (cor / animal) dessa ficha tem de ser igual a pelo menos uma das 4 fichas que a vai suportar.
Sempre que se consiga formar um conjunto contíguo com a mesma cor ou mesmo animal, o jogador ganha uma pirâmide de 3 PV.

As fichas Ankh – Ações especiais

As fichas de Ankh servem para:

  • renovar a reserva geral de fichas de estrutura
  • mover uma ficha de estrutura a área pessoal do jogador

Os jogadores podem, no seu turno, antes ou depois da ação principal, realizar uma ou mais ações opcionais pagam o número correspondente de fichas Ankh para realizar o respetivo número de ações especiais.

No caso da renovação da reserva, o jogador gasta 1 ficha Ankh e remove todas as fichas de estrutura que ainda estiverem nas 3 abas mais à esquerda e desloca para essas abas as fichas de estrutura que estiverem nas abas mais à direita. Em seguida escolhe uma das pilhas da reserva e repõe, apenas dessa pilha, todas as abas vazias.

No caso de decidir usar uma ficha Ankh para mover uma ficha de estrutura já colocada na sua área de jogo, o jogador pode mover uma ficha da base, que não esteja a servir de suporte de outra ficha (por cima dela) e desloca-a para outro local da sua estrutura bastando que toque num dos lados de outra ficha de estrutura. Se a ficha a mover for do nível superior, terá de ser colocada novamente num espaço em que esteja suportada por 4 fichas base. Neste caso já não precisa de obedecer à regra geral, ou seja, as 4 fichas de suporte na base não precisam de ser ter a mesma cor nem um animal igual à ficha que se move.

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina quando um dos jogadores coloca a sua 13.ª ficha de estrutura. A ronda completa-se até que todos tenham o mesmo número de turnos.

Depois de todos contarem os seus pontos ganha o que tiver mais pontos e em caso de empate ganha quem tiver menos fichas de estrutura na sua área de jogo.

A pontuação é feita pela soma de:

  • Fichas de bónus mais fichas de estrutura com pontos;
  • Soma dos animais iguais que se encontrem numa área contígua (mínimo 2 animais = 2 PV…)
  • Soma das cores iguais que se encontrem numa área contígua (mínimo 2 cores = 2 PV…)
  • 1 PV por cada ficha de recursos sobrantes.

Avaliação:

Ankh’or é um jogo de pequeno porte que alia simplicidade de regras com uma boa dose de estratégia. A sua natureza é claramente familiar, não deixando de piscar o olho a jogadores mais experimentados.

O jogo traz material de qualidade muito boa e, como é habitual nas produções da Space Cowboys, uma caixa fantástica, construída a pensar nos que gostam de arrumar os componentes dos seus jogos com propriedade e com espaços personalizados. Um regalo para os olhos e um descanso para quem sofre quando abre caixas com os componentes todos desarrumados!

A essência de Splendor sente-se no ato de abrir a caixa e confirma-se numa primeira leitura das regras, que estão perfeitamente organizadas e com uma clareza assinalável.

A indicação da caixa diz-nos que o podemos jogar até 4 jogadores, mas a opinião é mais ou menos consensual que este jogo foi pensado essencialmente para se jogar a 2 jogadores, pois é nessa configuração que se consegue controlar alguma da estratégia subjacente ao core do jogo.

Em suma podemos afirma que Ankh’or é um bom jogo, rápido de explicar e com partidas tensas e relativamente curtas. Os mecanismos fazem-nos lembrar frequentemente o Splendor e o objetivo é claramente optimizar a colocação das fichas de estrutura e se possível ir condicionando o jogo do adversário. Um jogo bem agradável de jogar a 2 e que recomendo vivamente que experimentem!