Ano novo, jogos novos e antigos

Decidi, à semelhança de outros blogs, começar a fazer aqui um balanço mensal dos jogos que vou jogando.

Como este é o primeiro post desta série, vou começar por fazer uma pequena introdução ao meu historial como jogador.

Em pequeno, na década de 80, adorava tudo o que fosse jogo... do Xadrês ao Monopólio, e diversos jogos de cartas.

Infelizmente a diferença de idades para o meu irmão, quatro anos mais velho, fazia com que nem sempre tivesse parceiro para estes jogos.

Veio a adolescência no inicio dos anos 90, e a introdução ao mundo fantástico dos RPGs com os colegas de liceu. Marvel Super Heroes foi o primeiro, mas muitos outros se seguiram: M.E.R.P., D&D (1ª Edição), AD&D 2nd Ed, Mechwarrior (o meu primeiro como GM) e Star Wars (2ª edição).

Também conheci os primeiros jogos de miniaturas com Battletech e Warhammer 40K

Também foi neste período que comecei a frequentar o CJS no Saldanha.

Na segunda metade da década conheci o espaço do CJS nos Anjos, o Lobo Branco em Santa Justa e as Lojas York. Aí conheci outros jogadores que não os meus colegas de escola, e arranjei um novo grupo de roleplay, este com sessões regulares todas as semanas, regra geral de AD&D 2nd Ed, com algumas incursões noutros sistemas/settings, como Vampire the Masquerade, Werewolf the Apocalypse, Rolemaster e Toon. Também conheci jogos de cartas como Magic the Gathering, Spellfire e Vampire. The Sucession Wars e Bloodbowl também marcaram presença neste período.

Vieram os anos de faculdade, no fim e início dos milénios e mais RPGs: Marvel Super Heroes (Saga), Aberrant, Trinity, Adventure!, GURPS e o advento do D20 (D&D 3.0 (e mais tarde 3.5), Star Wars D20, D20 Modern); e outros jogos, maioritáriamente de cartas: Legend of the Five Rings CCG, X-Files CCG, Battletech CCG, Warlord CCG, Harry Potter, NetRunner, C-23, PowerCardz, Wildstorms, Groo e Guillotine.

Certamente nesta lista faltaram muitos jogos dos quais a minha traiçoeira memória não me lembra...

Pouco depois do ínicio do milénio teve ínicio da minha vida laboral, que se por um lado me permitiu começar a adquirir mais material de jogo, por outro começou a limitar o meu tempo, e acabei por me afastar do mundo dos jogos, mantendo apenas algumas sessões de D&D 3.5 esporádicas e alguns party games de massa.

Os anos foram passando e salvo algumas excepções (Munchkin em 2003 e Tsuro em 2006) a evolução do mundo dos jogos passou-me muito ao lado.

No final da década acabei por começar a aperceber-me que havia muitas novidades neste mundo e após experimentar o jogo em casa de um amigo (por sinal antigo colega de liceu e jogador nas minhas primeiras abordagens ao RPG) adquiri uma cópia dos Settlers of Catan e introduzi-o ao meu grupo de amigos mais lato.

Passado um ano foi-me oferecido uma espansão para o Catan: Cities and Knights e conheci outros jogos como Carcassone e o Mistery of the Abbey.

O ano da mudança acabou por ser 2010, no inicio do ano experimentei HeroClix, que estava a começar a renascer, em Barcelona, em Junho, entrei numa loja "forrada" a jogos, mas onde acabei por não comprar nenhum por não saber se eram bons ou não...

No mês seguinte comprei o Mystery Express e fui pela primeira vez a um Encontro Mensal de Lisboa... e voltei a ficar agarrado...

Não vou falar dos inúmero jogos que experimentei... uns que adorei... outros que nem por isso...

Simplesmente, em 6 meses (de Julho a Dezembro) tive 229 jogos registados em 86 jogos diferentes (incluindo expansões) e passei de uma colecção de cerca de 25 jogos para uma colecção de 81 jogos (incluindo expansões)

Foi um bom "meio"-ano :)

E aqui estou eu no fim do primeiro mês desta nova década a começar a falar do que jogo e do que experimento...

Barcelona, hem? Deixa-me adivinhar… Gigamesh ou Kimuri, sim? Já lá fui e são lojas muito boas com bastante variedade e boas pechinchas. Comprei lá um boardgame de Exalted por uma pechincha e outras coisas. Recomendo a todos!

O teu historial, especialmente no que diz respeito aos RPGs, é muito parecido com o meu apesar de ter começado com AD&D e ter experimentado Vampire: The Masquerade e Shadowrun logo a seguir. Lembro-me de ser grande fã de Battletech, conhecer gente que tinha o Mechwarrior e nunca ter jogado apesar de vontade não me faltar!

Não te tem apetecido experimentar as também interessantes últimas novidades do RPG? Eu e o RPL estavamos a pensar organizar Encontros Mensais de RPG em Lisboa e seria uma boa maneira de te mostrarmos alguns RPGs giros para pores no próximo balanço que fizeres, eh eh. :slight_smile:

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Não fixei o nome da loja...

Era uma loja relativamente pequena, no bairro gótico, perto da Câmara Municipal.

De momento o meu maior problema é a falta de tempo :)

Entre encontros de jogos de tabuleiro, Heroclix e 2 bandas filarmonicas onde sou músico e professor (isto tudo fora o trabalho "normal") não sobra muito tempo... nos ultimamente tem sido uma sessão de D&D3.5 de mês e meio em mês e meio, numa campanha onde sou DM desde 2002 (e onde em game time passou pouco mais de um ano... tal é (not) a "frequencia" das sessões (isso e o facto de no mesmo grupo haver outro DM com uma outra campanha paralela para quando um de nós está cansado de mestrar o outro pega no grupo... e existem algums pontos comuns na narrativa entre as duas campanhas...)

No entanto acho muito bom projecto (aliás eu tenho sido um leitor assíduo dos vários posts que tem havido sobre roleplay aqui no abreojogo) haver um mensal de RP de Lisboa :)

Não prometo assiduidade, mas irei concerteza aparecer algumas vezes...

A sério? Existe uma “triângulo geek” de lojas de comics, animé e jogos perto do Arc de Triomf em Barcelona. Tem mesmo muita coisa gira!

Eu falei das coisas novas mas claro que a se realizar um Encontro Mensal de RPG todos os jogos são bem-vindos, claro!

Havendo interesse joga-se um Dungeons & Dragons 4th Edition saído diretamente da caixa do Basic Starter (não tenho a edição do Essentials ou “Nova Caixa Vermelha” como também é conhecido).

Ainda estamos a averiguar possibilidades mas o modelo do evento seria muito parecido com o que se faz no Encontro Mensal de Boardgames e talvez até num dos mesmos sítios mas numa semana diferente! :slight_smile:

Do lado dto da camara, na rua estreita que passa por baixo daquela ponte engraçada!

Estive lá à cerca de um mês, mas pechinchas já não há (pelo menos a quem está habituado a comprar online como eu) Tongue out

se for mensal há sempre tempo e ainda levo grupo de miúdos

Ok. É uma questão de falarmos melhor nisso quando anunciarmos isso num tópico à parte.

Organizem lá isso e ainda faço uma demo de Trail of Cthulhu.

A sério? Excelente. Andamos a apontar para Março, num fim-de-semana a designar.

Menos o fim de semana de 19-20! (E lá começam as restrições individualistas que tramam sempre estas coisas.)

Eu ofereço um teste de jogo do Mundos de Aventuras.

Boa, boa! Vamos mas é migrar para outro thread que este já está a ficar bastante off-topic, ok? (Desculpa, Stormrover!)

Cliquem neste link: https://www.abreojogo.com/roleplayers_lisboa/2011/02/organizacao_de_um_encontro_mensal_de_roleplayers_de_lisboa

No worries :)

De qualquer modo estão convidados a aparecer no 1º Encontro Mensal de Roleplayers de Lisboa para convivermos e jogarmos um pouco.

Dêem uma vista de olhos aqui: https://www.abreojogo.com/encontroRPGmensalLisboa1

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos