Decidi, à semelhança de outros blogs, começar a fazer aqui um balanço mensal dos jogos que vou jogando.
Como este é o primeiro post desta série, vou começar por fazer uma pequena introdução ao meu historial como jogador.
Em pequeno, na década de 80, adorava tudo o que fosse jogo... do Xadrês ao Monopólio, e diversos jogos de cartas.
Infelizmente a diferença de idades para o meu irmão, quatro anos mais velho, fazia com que nem sempre tivesse parceiro para estes jogos.
Veio a adolescência no inicio dos anos 90, e a introdução ao mundo fantástico dos RPGs com os colegas de liceu. Marvel Super Heroes foi o primeiro, mas muitos outros se seguiram: M.E.R.P., D&D (1ª Edição), AD&D 2nd Ed, Mechwarrior (o meu primeiro como GM) e Star Wars (2ª edição).
Também conheci os primeiros jogos de miniaturas com Battletech e Warhammer 40K
Também foi neste período que comecei a frequentar o CJS no Saldanha.
Na segunda metade da década conheci o espaço do CJS nos Anjos, o Lobo Branco em Santa Justa e as Lojas York. Aí conheci outros jogadores que não os meus colegas de escola, e arranjei um novo grupo de roleplay, este com sessões regulares todas as semanas, regra geral de AD&D 2nd Ed, com algumas incursões noutros sistemas/settings, como Vampire the Masquerade, Werewolf the Apocalypse, Rolemaster e Toon. Também conheci jogos de cartas como Magic the Gathering, Spellfire e Vampire. The Sucession Wars e Bloodbowl também marcaram presença neste período.
Vieram os anos de faculdade, no fim e início dos milénios e mais RPGs: Marvel Super Heroes (Saga), Aberrant, Trinity, Adventure!, GURPS e o advento do D20 (D&D 3.0 (e mais tarde 3.5), Star Wars D20, D20 Modern); e outros jogos, maioritáriamente de cartas: Legend of the Five Rings CCG, X-Files CCG, Battletech CCG, Warlord CCG, Harry Potter, NetRunner, C-23, PowerCardz, Wildstorms, Groo e Guillotine.
Certamente nesta lista faltaram muitos jogos dos quais a minha traiçoeira memória não me lembra...
Pouco depois do ínicio do milénio teve ínicio da minha vida laboral, que se por um lado me permitiu começar a adquirir mais material de jogo, por outro começou a limitar o meu tempo, e acabei por me afastar do mundo dos jogos, mantendo apenas algumas sessões de D&D 3.5 esporádicas e alguns party games de massa.
Os anos foram passando e salvo algumas excepções (Munchkin em 2003 e Tsuro em 2006) a evolução do mundo dos jogos passou-me muito ao lado.
No final da década acabei por começar a aperceber-me que havia muitas novidades neste mundo e após experimentar o jogo em casa de um amigo (por sinal antigo colega de liceu e jogador nas minhas primeiras abordagens ao RPG) adquiri uma cópia dos Settlers of Catan e introduzi-o ao meu grupo de amigos mais lato.
Passado um ano foi-me oferecido uma espansão para o Catan: Cities and Knights e conheci outros jogos como Carcassone e o Mistery of the Abbey.
O ano da mudança acabou por ser 2010, no inicio do ano experimentei HeroClix, que estava a começar a renascer, em Barcelona, em Junho, entrei numa loja "forrada" a jogos, mas onde acabei por não comprar nenhum por não saber se eram bons ou não...
No mês seguinte comprei o Mystery Express e fui pela primeira vez a um Encontro Mensal de Lisboa... e voltei a ficar agarrado...
Não vou falar dos inúmero jogos que experimentei... uns que adorei... outros que nem por isso...
Simplesmente, em 6 meses (de Julho a Dezembro) tive 229 jogos registados em 86 jogos diferentes (incluindo expansões) e passei de uma colecção de cerca de 25 jogos para uma colecção de 81 jogos (incluindo expansões)
Foi um bom "meio"-ano :)
E aqui estou eu no fim do primeiro mês desta nova década a começar a falar do que jogo e do que experimento...