AoJ TV

O AoJ TV pretende ser uma janela multimédia para o mundo dos jogos de tabuleiro, seja com "reviews", reportagens ou apresentações de jogos em vídeo. Se tiverem sugestões de vídeos para serem adicionados, podem fazê-lo, todas as contribuições são bem vindas.

A única premissa a observar é que os vídeos devem ser em português ou legendados. O sistema de legendas do Youtube ainda não é suportado no formato de lista de reprodução, pelo que ao visualizar um vídeo neste player que não esteja legendado, deve clicar-se no vídeo para abrir o Youtube, e aí já podem visualizar as legendas.

 

Está excelente a adição de legendas ao video. Excelente trabalho, Johnny.

Este canal promete dar muito que falar... e muito que ver!

Thumbs up! (e GeekGold também, se tivesse...) Tongue out

Não estou a entender este post! A frase não tem nenhum link?!

https://jogoeu.blogspot.com

Alguns problemas técnicos à nascença :(

Por agora fica apenas um video em exibição, no entanto a ideia é ter uma lista de vídeos que será actualizada de tempos em tempos.

Quem visiona pode escolher os videos.

Alguns problemas não deixaram ficar já no formato de playlist sendo um deles a desactivação das legendas em português.

A ver vamos, se resulta como espero.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

BSG video: é esta fantuchada que chama gente ao hobby.

É tratar de forma infantil os potenciais interessados, mas é esta infantilidade que vende como se vê em muitos outros casos.

Cria-se assim matéria para que as TVs já possam usar (sim pq os jornalistas precisam da papinha mediática) talvez assim um dia o "Expresso" deixe de só falar de videojogos.

Estas maquilhagens são necessárias e portanto não podem deixar de ser benvindas.

É isto o "Ameritrash"? pois então parabéns, está no bom caminho.

É isto o "Ameritrash"? Pois então já não tenho dúvidas..sou um Eurogames amateur.

Ninguém falou em criar um canal oficial do AoJ, mas já é como se fosse. Excelente iniciativa.

[quote=Zenão]

BSG video: é esta fantuchada que chama gente ao hobby.

É tratar de forma infantil os potenciais interessados, mas é esta infantilidade que vende como se vê em muitos outros casos.

Cria-se assim matéria para que as TVs já possam usar (sim pq os jornalistas precisam da papinha mediática) talvez assim um dia o "Expresso" deixe de só falar de videojogos.

Estas maquilhagens são necessárias e portanto não podem deixar de ser benvindas.

É isto o "Ameritrash"? pois então parabéns, está no bom caminho.

É isto o "Ameritrash"? Pois então já não tenho dúvidas..sou um Eurogames amateur.

[/quote]

Estás equivocado caro ZéNão!

O Battlestar Galactica é tão "ameritrash" quanto o Shadows over Camelot. São ambos jogos cooperativos com traidor. Não me choca o facto de ser um jogo inspirado numa série de ficção científica (da qual conheço a primeira série de quando era teenager), assim como não me chocam os temas de tantos outros jogos cooperativos.

Parece-me ser um ingrediente (a fantasia) que os jogos cooperativos vão ter como pilar, ou então teriamos jogos ainda mais entediantes (em alguns casos). Imagina que o jogo tinha como tema oito filipinos a tentar navegar numa jangada de bóias e um deles levar uma agulha só para irritar os outros.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Não é o canal oficial do AoJ.... é mais uma ideia!

Se der em canal oficial, tanto melhor. Tudo depende da aceitação dos membros do AoJ.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=JohnnyBeGood]

Imagina que o jogo tinha como tema oito filipinos a tentar navegar numa jangada de bóias e um deles levar uma agulha só para irritar os outros.

[/quote]

Nem imaginas as risadas que dei quando li isto... Havia de ser bonito, havia... num mar cheio de tubarões...

[quote=Zenão]

BSG video: é esta fantuchada que chama gente ao hobby.

É tratar de forma infantil os potenciais interessados, mas é esta infantilidade que vende como se vê em muitos outros casos.

[/quote]

Estás, de facto, enganado...

Eu, numa primeira jogatina, avaliei muito mal este jogo. Fiz duras críticas à forma ridícula (achava eu) de como o jogo se desenrolava.

Estava errado. Muito errado.

Porque quando li as regras percebi uma coisa: este jogo vive do metajogo que se cria em torno do mesmo. Tal como no trailer, as desconfianças e as decisões fazem deste jogo um óptimo booster social.

Posso dizer-te que fiz com que duas "crianças" de 30 e muitos anos, qualquer uma sem experiência em jogos de tabuleiro "modernos" (tirando a sua experiência em Monopoly, Risco, Pictionary e afins), depois de terem jogado este jogo, terem PEDIDO para o jogar novamente, acabando as jogatinas por volta das 4:00.

Ficaram com uma imagem beeeem diferente do que são os jogos de tabuleiro "modernos", bem como, o que esses mesmos jogos são capazes de fazer.

Este jogo é, se calhar, a melhor forma de mostrar o que um jogo de tabuleiro pode ser, a pessoas que não tenham experiência no mundo actual destes mesmos jogos. Tensão, decisões difíceis, desconfiança, cooperação... ingredientes de um simulador da vida moderna (com um tema fantasioso, para nos libertar dos problemas reais)...

Haverá melhor forma de mostrar o que é o "nosso" mundo, do que desta forma "camuflada" da vida real ?

talvez mais vale estar calado...ou não.

@Dugy : A minha posta abriu a oportunidade da tua excelente (intervenção). É aliás um dos motivos porque o AoJ é tão interessante (e o BGG e todos os forums).

Já em postas anteriores minhas me apercebi que não fui claro nas minhas (intervenções), dando azo a más/erradas interpretações.

Quando estou a brincar mandando alguma chalaça, no problem, agora neste caso escrevi sem ser a brincar.

Esclareço então: eu não me referia ao jogo mas sim à forma como ele é apresentado no video.

Mesmo essa forma não a critico na totatilidade, pelo contrário aceito-a como melhor que qualquer outra que já tenha visto e recomendo-a como uma boa forma de divulgar este universo.

Não sei de facto o que engloba a palavra "Ameritrash" por isso os "?" Se significa artilhar um jogo de adereços para os tornar mais cativantes e se ESTE VIDEO é mais uma dessas formas de cativar então não interpretei mal a expressão AT.

E se assim for, esta forma fantasiosa de apresentar o funcionamento do jogo é aos meus olhos algo cativante para o meu filho de 10 anos, o que não dizer para o de 5, que claro quando vão jogar conseguem transportar esse imaginário para o jogo, voando com as cartas e naves pela sala fora. Para mim, quarentão, esta forma de apresentar o jogo com fantoches a deslocarem-se no ar com rastos vermelhos atrás, não me convence para o jogar com outros quarentões.

Ou seja, elogio este video como uma ferramenta realista do mercado e adiciono (eventualmente ajudando os marketeers) a minha opinião sobre a impressão que me deixou o vídeo. Espero que continuemos todos a ter direito a essa opinião, sem necessariamente nos sentirmos ofendidos pelas dos outros (nem censurados ).

na forma como me expresso. tenho de ser mais claro. contudo passámos a ser mais os equivocados. equivocaste-te na interpretação da minha mensagem, por certo devido ao meu equívoco original de não ter sido suficientemente claro.

Evidentemente que não me importo que trocadalhes com o meu nick ou que desconheças o seu significado, acho até que devemos tentar brincar/jogar um pouco mais aqui no AoJ, estou certo que não o farás com todo e qq um, não vá ele ofender-se ou não vá alguém que está a chegar a este site e que não conhecendo a relação pessoal dos postantes achar que a respeitabilidade e a educação não é coisa muito forte por estas bandas.

acho uma excelente iniciativa. Parabéns.

LOL porreta!! A ver se a cenaita de ter a lista de videos a passar consegue ver a luz do dia.

@Zenao: jogas Formula DE → logo jogas ameritrash!!!

E acredita que todos os boardgames deviam ter a possibilidade de ter assim um video promocional. Caso não o saibas este foi o que serviu de pré-campanha pela Fantasy Flight Games para o lançamento do mesmo. E esquece tudo o resto. E é o marketing come este que vende o produto. Claro que podiamos por os filipinos e cubinhos a passear de um lado para o outro, mas é preciso não esquecer que os olhos tb comem.

Imagina o Agricola sem cubos mas com os FIMO Meeples que o pessoal no BGG posta, e um video promocional bem feito como este!!! O jogo seria exactamente o mesmo e garantidamente atingia um número de potenciais compradores bem maior! Tornava o jogo pior por causa disso? Nem por sombras. Vendia mais? De certeza.

Quem ganhava? De certeza que seriamos nós pois a editora e o autor passariam a ter mais dinheiro para produzirem mais jogos de melhor qualidade, com melhores componentes e cubos não são componentes, são a versão do pobre que faz jogos e não tem dinheiro para os fazer com componentes de jeito! E esses jogos teriam mecanicas melhores etc etc.

Tenho um exemplo prático disto: o Hey That’s My Fish! Este joguinho simpático existe à já um par de anos no entanto agora saiu com uma versão deluxe com uns pinguins todos catitas. Metes esta versão em cima da mesa e a versão clássica e qual é que escolhes? Não me venhas com a treta que a versão clássica é mais cativante!! Agora imagina este jogo com um anuncio de jeito na TV durante o mês de Dezembro! Voltamos sempre ao mesmo: dinheiro gera dinheiro, e como corolário, muito dinheiro gera muitissimo dinheiro!!

BTW: nem todos gostamos de amarelo senão que é que achava piada às anedotas dos chineses eléctricos!! LOL

E eu a pensar que isto ia ser um canal com algumas pessoas do fórum a fazerem videos em pt para ensinar a jogar alguns jogos de tabuleiro :)

Se for preciso fazer um teaser para o canal AoJ TV, eu posso fazer qualquer coisita :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

[quote=Zenão]

Espero que continuemos todos a ter direito a essa opinião, sem necessariamente nos sentirmos ofendidos pelas dos outros (nem censurados ).

[/quote]

Claro que podemos (e devemos) ter opinião. E até podemos ter uma opinião que mais tarde se venha a mostrar errada sobre um assunto e admitirmos que estavamos errados (como eu, relativamente à minha 1ª experiência com o BSG). Ao fim e ao cabo, errar é humano.

Quanto ao facto de nos sentirmos ofendidos pela opinião dos outros, é uma questão de susceptibilidade. Eu não me incomodo com opiniões contrárias à minha. Aceito-as se tiverem lógica e forem bem expressas, ignoro-as se forem ofensivas ou, de algum modo, irracionais.

Espero que não tenhas interpretado alguma parte da minha "opinião" como ofensiva ou censurável. Não foi esse o meu propósito. Simplesmente queria-te alertar para que, se experimentasses o jogo, podias verificar que até não é difícil convencer "quarentões" a jogar o jogo. Afinal de contas, (acho) que ainda não o jogaste. Toda a envolvência de decisões, acredita, consegue cativar (quase) qualquer um, porque o jogo "vive" do clima que se cria em torno do mesmo.

Quanto ao video, acho impressionante o que a aliança "novas tecnologias" & jogos de tabuleiro pode trazer. O Pombeiro deixa no ar o pontencial que poderia ter o Agricola apresentado desta forma...

Estou a imaginar o "agricultor" Johnny a ordenhar as vaquinhas... Laughing

Abraços.

Vejam a apresentação do Android no site da Fantasy Flight e depois digam qualquer coisa...

https://app.fantasyflightgames.com/android_trailer.mov

Não sei se eles foram os pioneiros neste tipo de apresentações mas se foram, subiram muito a fasquia.

@jonnhybeegood: Este "canal" foi uma boa ideia abelha e começaste logo muito bem com o BSG! Só que eu nao vejo nenhumas legendas!!! Sabes porquê?

@Zenao: Entendo bem o que queres dizer sobre o video e concordo como que dizes. Não me interessa muito se o jogo é dos US&A ou da nossa Europa mas quando o vi também achei algo "lame" as animações sobre o tabuleiro e os vipers a serem lançados e as fases do "jump" enfim assim à primeira vista não achei muita piada... definitivamente é muito bom para cativar crianças e uma (muito) boa estratégia de marketing. Mas... depois de ver a segunda vez percebi como aquele video é muito muito importante. Principalmente a descrição do jogo! Ouvir o que se está a dizer dá-nos uma ideia da essência ao mesmo tempo que descreve os objectivos do jogo.

@Todos: As imagens da série incluidas no video são o tempero ideal pois quem não viu a série nao perde nada em relação ao jogo no entanto contextualiza as pessoas e faz com que elas "vivam" o jogo... as cenas da série (o ideal seria ver a serie mesmo) foram bem escolhidas mas consigo perceber que possam ter pouco significado para quem nunca viu a série. Eu ja vi a serie (e o dugy parece que tambem anda a ver e depois ele pode tambem falar sobre isso) e o que é apresentado neste video são as imagens mais representativas da mecânica do jogo. É apenas um video de introdução nada mais... no entanto teve a sorte de estar genial na minha opinião. tem fantochadas é verdade mas essas serviram para realçar as mecânicas mais importantes do jogo. E o jogo é muito muito muito mais profundo do que o que se mostra no video. E ao contrario do que se possa pensar eu nao acho o BSG indicado para crianças. Simplesmente porque é um desperdício. Requer pensamento estratégico, dissimulação de motivos e acções insidiosas para um metagame eficaz e isso nao é para toda a gente.

@Dugy: mas que bela descrição do BSG! É tudo o que dizes sem tirar nem pôr. Pena que nao fui eu a escreve-lo! LLOLL

PS: zenão a proxima vez que fores a um encontro vais jogar BSG... mas espera pelo mensal que é para eu estar tambem!! (e lê as regras antes para poupar tempo de explicação :) )

Para poder ver as legendas em português, têm 2 opções:

- Seleccionar no youtube a língua de visualização (junto ao logotipo, em cima à esquerda)

- No player, no canto inferior direito, clicar na seta e escolher activar legendas.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

[quote=Firepigeon] @Zenao:

(1)jogas Formula DE -> logo jogas ameritrash!!!

(2)E acredita que todos os boardgames deviam ter a possibilidade de ter assim um video promocional. [....]

(3) Não me venhas com a treta que a versão clássica é mais cativante!!

(4) [...]

(5) BTW: nem todos gostamos de amarelo senão que é que achava piada às anedotas dos chineses eléctricos!! LOL

[/quote]

(1) Fui até confirmar ao BGG a def de AT. Acho que nunca disse que não gostava de Ameri...T...rash/reasure. Ou será que a minha frase de rodapé se aplica neste contexto? Jogo qq jogo que me cative sem o pré-conceito de que é isto ou aquilo. Por exº, fui um grande?/bom?/esforçado promotor de Shadows algo que ajudou um pouquinho que aqui tivessemos o nosso Johnny e a FF.

(2) Confirmas a frase que escrevi "...pois então parabéns, está no bom caminho."

(3) Aprecio os jogos abstratos. A beleza de uma tabuleiro de GO com os seus simples seixos e toda a força por de trás daquela imagem é incomparável. Admiro os jogos que com simples e "parcos" recursos conseguem maravilhas de jogo (Bohnanza, SanJuan...). Contudo sei que isto é um "puritanismo" que não vende, o Bohnanza com uma moedinhas de plástico dourado seria mais apetecível até porque a caixa seria maior e portanto venderia mais e mais caro). Por isso escrevi "É tratar de forma infantil os potenciais interessados, mas é esta infantilidade que vende como se vê em muitos outros casos." Portanto estamos de acordo mesmo sem treta pelo meio.

(4) (Todo o restante texto) : Reforças o que também já tinha dito : "Estas maquilhagens são necessárias e portanto não podem deixar de ser benvindas."

(5) Ora aí está ! Vai daí postei o meu comentário "a propos".

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon." Marguerite Yourcenar

[img]https://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=Zenao&numitems=5&text=none&images=small&show=recentplays&imagesonly=1&imagepos=left&inline=1&imagewidget=1[/img]

Ora aí está! Acertáste em cheio.

Julgo que está na forja qualquer coisa desse género (como adiantado pelo Paulo Ferreira (misterio juvenil) com o Mallgur a protagonizar a apresentação dos jogos. Ainda não está completamente definido, julgo eu. No entanto já existem muitos vídeos no youtube que se podem aproveitar.

A ideia é que os vídeos tenham sempre suporte linguístico em português, ou sejam já em Português.

Claro que todas as contribuições são bem-vindas.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»