Aprentação de um rookie seus projectos

EDIT 1

Ja tenho um primeirissimo draft da apresentação ... pf comentem e façam sugestões...

EDIT 2

Apesar de só ter tido feedback de uma pessoa, já fiz mais um update à apresentação....

Buenas …

Parece que é mais difícil entrar no mundo de RPG do que jantar com a Isabel Figueira…

Bom mas long story made short:

A minha experiência no mundo extraordinário dos tabletop rpgs é muito reduzida, a única vez que joguei foi há uns 10 anos… Um amigo de um amigo meu veio cá a casa e mestrou um jogo de AD&D (ou pelo menos acho que era essa versão)… toda a gente se passou mas perdemos o rasto ao gajo e …

Eu nunca me esqueci de quanto curti e tenho tentado manter-me a par do que se passa por aí… e entretanto comprei alguns livros (na loja da mula, claro), nomeadamente os de d20 Modern e os de Star wars..

Comecei a ler o core rule book do d20 … e fonix … aquilo é muito profundo... acho que é muito difícil um gajo safar-se sozinho só com o livro…

Então resolvi arranjar um plano … dividido em duas partes: i) dedicar-me ao mais ao estudo das regras e criar a minha própria campanha com tudo o que isso implica e ii) conhecer alguém que perceba da arte e não se importe de me dar umas dicas e mestrar uma sessão para ver se eu apanho o jeito…

Mas concretizando e para que se perceba quão empenhado eu estou neste plano:

i)

i.1)Inventei uma história, que de novo não tem muito, mas que acho que vai dar pica aos gajos para quem penso vir a mestrar:

Os personagens desta minha história são 4 amigos (sendo que 3 deles são os personagens dos jogadores) que cresceram juntos num bairro antigo de Lisboa… Sempre foram daqueles putos q arranjavam confusões mas sempre foram muito amigos. Lá foram crescendo e cada um foi seguindo o seu caminho:

Um começou a gamar carteiras no eléctrico até chegar a assaltante de joalharias, outro, o mais atinado, conseguiu entrar para o exército e tirou lá medicina, outro era um intrujas do caraças e com tanta lábia que tinha chegou a relações públicas de uma discoteca e dps até entrou no big brother dos famosos e o último sempre foi muito misterioso tornou-se fotografo free lancer.

A aventura começa quando os 3 personagens se encontram no café de sempre e ouvem dizer que o fotografo estava desaparecido há 4 dias… dps vão a casa dele e descobrem que ele andava a investigar um coronel brasileiro que se dizia que produzia armas químicas. Eles vão lá, salvam o gajo, matam o coronel e os capangas dele … e dps o fotografo diz-lhes que aquilo fazia parte de uma prova de iniciação para eles entrarem numa sociedade secreta: a The Mercury Society , uma sociedade secreta criada no século 19 por 3 banqueiros europeus (daí o nome … mercúrio é o deus do comércio e daí a origem da palavra mercador)… da qual eles começariam por ser operacionais e a  quem seriam dadas as mais diversas missões…

i.2) como acho que coisas têm mais piada se forem jogadas com adereços, comprei o fractal mapper na loja da mula e comecei a andar na net à procura de imagens para depois fazer umas figuras que se recortam e funcionam como miniaturas…

i3) Comecei a fazer uma apresentação em powerpoint com uma síntese das regras para dps dar aos meus jogadores . Fazer esta apresentação sempre era uma maneira de eu estudar as regras e de arranjar um suporte que eu acho que aqueles camelos se vão dar ao trabalho de ler, mas se vcs soubessem o trabalho q dá traduzir as regras…

ii) A minha busca por um expert que alinhe em me dar umas dicas tem sido longa e pouco proveitosa. Comecei por perguntar nas conferências do Hattrick e … nada.. depois descobri um site (o dados na mesa e …) até q no fórum da mula descobri aqui o abre o jogo e aqui estou ….acho q já só me falta o anúncio no jornal…

Há por aí alguém que alinhe? Eu e os meus amigos moramos em Lisboa e oferecemos o almoço…. Lol

Esta apresentação já está longa demais e amanhã é dia de trabalho.

Grande abraço

Bourne

 

PS esqueci-me … tenho 27 anos, sou de Lisboa e trabalho num banco … deixo o meu contacto para ver se os veteranos dão aqui uma aula ao caloiro: miguel.bourne arroba gmail.com

Olá Miguel

Desde já bem vindo, não só ao Abre o Jogo, mas mais importante, ao mundo do rpg. Aqui perderás toda a sanidade e todo o contacto com familia e amigos, e deixarás de chamar amigo à malta que se senta à tua mesa. Serás visto como um pária pela sociedade, e verás as loiras como as coisas para onde se pode olhar à distância. É o que o rpg te vai fazer.

Numa toada menos séria, eu estou a terminar a minha campanha de Teen Supers (com o sistema Mutants and Masterminds, parecido com o D20), fiz este fim de semana um one-shot de All Flesh Must Be Eaten (um rpg de zombies), estou a planear uma campanha de Exalted (fantasia onde jogas semi-deuses com poder para arrasar exércitos sózinhos - pensa Aquiles, Maomé, Budha, Átila o Huno e junta-lhes kung-fu e efeitos especiais tipo Matrix e estás lá perto); um dos meus jogadores prepara agora uma campanha de Call of Cthulhu (terror de fra deste mundo, passado nos anos 20). Jogamos habitualmente aos sábados em casa desse jogador, vários jogadores são utilizadores assíduos deste site, e todos te podemos ajudar; convido-te desde já a partilhar de uma das nosas sessões, para falarmos e perceberes como é uma sessão das nossas.

Abraço forte!

Ey.

Como respondi no dados, meetup ;) é já para a semana. ehehe

Anyway, se tiveres dúvidas especificas sobre alguma coisa vai perguntando que tanto num sitio como noutro aparece alguém para responder. O que souber, tb posso ir ajudando. Mas dizer só, preciso de dicas... o ppl não sabe propriamente o que dizer! ;)

Existem muitos sites que podem ajudar, com dicas, ideias, conselhos, etc. Um bastante bom que deixo já aqui o link e aconselho vivamente é o https://roleplayingtips.com/ . Mailing List semanal que vai agora no número 304 apenas dedicada a dicas e conselhos para roleplay, especialmente para gm's e com uma forte tendência para o D20 ou semelhantes. Só esse tem mais material do que o que se pode assimilar facilmente.

Fora isso, a única coisa que diria em relação à história que apresentaste é que ao estares a inventar uma história para os jogadores estás a entrar em terreno perigoso. Tenta não pensar no que eles vão fazer mas antes no que podem e deixar a liberdade de escolha para eles. Isso e que nem toda a gente gosta que lhes escolham as personagens por eles mas isso é menos importante.

Curtia bastante ver o resultado dessa apresentação em ppt! :) Nunca vi ninguém a fazer algo semelhante e acho que pode ser um projecto interessante.