Apresentação de novo membro

Finalmente lá saí da minha zona de conforto e venho-me finalmente apresentar/registar no vosso fórum, o qual já frequento há um bom tempo.

Apresento-me muito brevemente, sou Setúbal, o meu interesse em jogos de tabuleiro surgiu há cerca de 2 anos atrás quando um amigo meu me deu a conhecer o Puerto Rico, gostei bastante e conseguimos juntar um grupo pequeno de pessoas para o jogar, entretanto tentei dar evolução ao "grupo" introduzindo mais alguns jogos como o Carcassonne, Dominion, os mesmos não pegaram com o grupo.

Com o passar do tempo deixámo-nos de juntar e consecutivamente de jogar. Do meu lado nunca perdi o interesse continuando a jogar, mais online, e a "coleccionar" jogos que me pareciam interessantes. Em Setembro descobri o Grupo de Boardgamers de Setúbal o que me despertou bastante interesse. O grupo mesmo sendo modesto é composto por pessoas impecáveis, o único problema é que está mais focado para jogos menos complexos do que aqueles que integram a minha lista de preferidos e mesmo tendo oportunidade de exprimentar grandes jogos, os de eleição ficam um pouco esquecidos.

Isto tudo porque, gostaria de saber se nos encontros semanais em Lisboa haverá pessoas com interesses em comum com os meus, para finalmente lhes poder tirar o pó de cima e de facto dar algum uso.

Aqui fica a minha lista no boardgamegeek com os jogos que possuo https://boardgamegeek.com/collection/user/jorgeft?own=1&subtype=boardgame&ff=1

Antes de mais obrigado aos que tenham paciência para ler esta wall of text.

Olá,

Participam regularmente nos eventos do Grupo de Lisboa cerca de 50 pessoas. Existem pessoas que preferem jogos mais lights, outros jogos mais pesados, outros wargames, etc… ou seja, há para vários gostos!

Podes ver aqui a lista de jogos mais jogados no grupo em 2012: https://www.grupoblisboa.com/node/34

Como podes ver, jogos como o 7 Wonders, Brass, Agricola, Puerto Rico, Power Grid, etc são regularmente jogados nos eventos.

Esta semana temos o evento semanal (amanhã, 4ª feira) e temos o evento mensal (6ª feira e sábado) onde se apareceres poderás jogar ou esses jogos ou outros semelhantes.

Aparece!

Bem vindo a este novo hobby. Quanto à tua questão nas quarta-feiras ha gostos para tudo ,com a excepção de magic e monopólio, jogos que te podem custar uma tareia se os levares para os encontros.

Reparei que tens o Game of thrones na tua colecção. Esse é um exemplo de jogo que apesar de não ser jogado com regularidade apareçe de vez em quando, mais nos mensais que nos semanais. 

E já agora não esquecer o Trivial Pursuit ou o Scrabble. :slight_smile:

Sinceramente eu faria parte das pessoas a dar a tareia :smiley: joguei bastante monopólio quando tinha 10-12 anos, desde então que olho para o mesmo com algum depreso, no entanto não deixa de ser um marco nos jogos de tabuleiro.

Magic, também o joguei durante uns bons anos, mas já há muito me deixei disso, muito pelos custo do factor coleccionavel.

Sabem-me dizer se há alguem que saiba jogar eclipse ou mage knight? Dois jogos que adquiri há pouco tempo e parecem ter uma learning curve acima da média e ainda não tive oportunidade de exprimentar.

Sim, ambos os jogos andam por ai nos armarios de muita gente.

Caro Jorge, ou amigo Jorge, se preferires…

…Pois é, o GBGSetúbal, devido às preferências e predominâncias das colecções dos seus elementos, não tem estado tão focado em jogos já considerados como “pesados”, no entanto, tal não significa que as portas lhes estejam fechadas, aliás, já tiveste oportunidade de nos “evangelizar” com o Puerto Rico, com manifesto sucesso, como sabes!

Pessoalmente, prefiro jogos que, não sendo leves, também não são tão pesados quanto os que te encantam, o que não quer dizer que não os jogue, se mas já não é todos os dias que apetece jogar Tinner’s Trail ou Hansa Teutonica, que nem por isso são muito pesados, quanto mais jogos cuja duração ultrapassa os 90 minutos…

Ainda assim, acredito que com o GBGSetúbal descobriste uma data de jogos “leves” que te conseguiram cativar, casos de O Zoo Le Mio, Genial, Blockers, Pinguins & Cia, Top Race ou Through The Desert, por exemplo, todos jogos de mérito reconhecido e BGG top1000.

Creio que todos temos muito a aprender uns com os outros e que a alegria da vida está nas sinergias, por isso, experimentar novos grupos sem com isso perder os velhos, pode ser um bom passo não só para tirar o pó aos que estão na prateleira, como para encontrar novas tácticas e fazer novos amigos. Em Lisboa descobri muito do que hoje sei sobre jogos de tabuleiro e, sempre que posso, não deixo de aproveitar a oportunidade de participar nos eventos que decorrem um pouco por todo o país, para fugir à rotina…

O próximo encontro do GBGSetúbal deverá ser a 23 de Fevereiro, pois as datas usuais não são muito abonatórias, já que no 4º Sábado de Janeiro temos a LeiriaCon e no 2º de Fevereiro temos o Carnaval. Seja como for, contamos contigo para mais uma tarde/noite de puro convívio.

Cumprimentos, quando tiver notícias aviso,

Qual é o problema de Magic, Trivial Pursuit ou Scrabble?

Bem vindo e … what they said ashamed

Por mim, já sabem que estou pronto para uma jogatina de GoT quando quiserem combinar. wink

Bem-vindo ao AoJ.

Estou certo que a malta de Lisboa te providenciará oportunidades de jogares jogos do teu agrado.

Já agora, se quiseres ter uma ideia do panorama nacional do hobby, podes dar um pulo à LeiriaCon. Será talvez o sítio ideal para combinares um Eclipse ou um Mage Knight uma vez que há muito quem aproveite estes encontros nacionais para jogar jogos mais longos.

Vai-te preparando para conhecer e jogar uma enxurrada de coisas novas!

Have fun!

Bem, não diria muita gente, acho que há poucas pessoas ainda com esses jogos(o eclipse, pelo menos), mas não é demasiado dificil combinar para jogá-los, não.

Brass? Mage Knight? Tenho os 2 e jogo quando quiseres, vê se apareces num encontro do Grupo de Lisboa!

E já agora, bem-vindo!

Desde já um agradecimento a todos pelas mensagens de boas vindas. A todos os que dizem para aparecer num encontro talvez hoje consiga lá passar, levar algumas coisas na mala do carro e depois logo se vê o que se joga.

Pronto, foi só mesmo para vir agradecer, e até logo.

Não quero que fique nenhum mal entendido aqui, os jogos que no GBSetúbal me foram apresentados gostei de praticamente todos, e mesmo tendo tido oportunidade de vos apresentar o Puerto Rico sinto que nunca irá ser uma constante nos encontros, daí preferir alargar os meus horizontes para poder jogar outro tipo de jogos.

Em Fevereiro quando voltarem os encontros conta comigo que irei aparecer com muito gosto, pois sinto que ainda há muita coisa boa para exprimentar.