Apresentação e Pedido de Ajuda :)

(sim, também fazemos vendas online, e em alternativa é possível encontrar os nossos jogos na FNAC, El Corte Inglés, Wook, Cumes Literários (Fonte Nova), Tabak Telheiras, entre outros :slight_smile: )

… e a Runadrake também, com os jogos Why First, um jogo matemático cujo objetivo é ficar em 2º lugar e que ganhou o concurso da Ludopolis este ano:

https://runadrake.com/wordpress/wp-content/uploads/2012/10/Final-box-final-size.jpg

O Kippit, um jogo de destreza em que o objetivo é equilibrar cubos de madeira em cima de um balancé:

E também o jogo Ticket to Ride Europa, que é um dos melhores jogos de família:

Entre muitos outros!

Adicionados aos meus favoritos!

Fantástico!!! Obrigado por toda a ajuda e links com tanta informação. 5 estrelas!

Os sites que o Nuno falou são bons, principalmente o Happy Meeple, que tem um interface super simples.

Menciono também o Board Game Arena: https://pt.boardgamearena.com

Tem uma variedade muito grande de jogos, e está traduzido para Português.

Desses tenho o Dominion (e também a expansao Dark Ages) e também o Citadels.

O Dominion é um "hit" com a minha namorada. Ela adora o jogo e jogamos bastantes vezes; mais cedo ou mais tarde comprar expansoes é "obrigatório", para ter maior variedade. Há pessoas que nao gostam do Dominion porque a interacçao entre jogadores é limitada e também porque o jogo parece um bocado simplista (nada poderia estar mais errado!).

Pessoalmente prefiro o Race for the Galaxy ao Dominion, embora este RFTG seja de aprendizagem mais morosa.

O Citadels é um jogo que se compra barato e, embora eu pessoalmente goste do jogo, a minha namorada nao se apaixonou por ele. Acho que enquanto que o Dominion é um bom jogo para 2 jogadores, o mesmo nao posso dizer do Citadels (nunca joguei com 3, mas deve ser bastante melhor).

Se gostas do Catan, aconselho-te o Puerto Rico. É um jogo fabuloso e simples de aprender. Para além disso, é um jogo barato se compararmos com outros jogos de tabuleiro.

O Dominion parece-me excelente, será compra certa, até porqur adoro o Ascension no iPad, mas para já procuro jogos que dêem para o meu filho de 9 amos jogar comigo. O Citadels também gostei do que li.

Referes o Puerto Rico e dizes que é fácil de aprender. É mesmo? Nunca o adquiri para o iPad com medo de nunca o conseguir jogar…E daria para jogar com o meu filho?

Creio que a intenção aqui é jogos para jogar em familia, logo, não pode ser nada de muito complexo.

Na minha opinião:

• O Puerto Rico é um jogo que não pode ser comparavel ao Catan. O Catan é um jogo de estratégia leve, adequado para familias ou jogadores em fase de iniciação; o Puerto Rico é um jogo de estratégia mais complexo, e um pouco denso a nivel de regras. Enquanto que no Catan, o objectivo é ganhar pontos da forma mais directa possivel (construindo cidadades ou estradas), o Puerto Rico, implica desenvolver uma estratégia de construção, que permita construir um motor económico para ganhar pontos. Não é, de todo, apropriado a familias ou jogadores iniciados, sem haver, pelo menos, um jogador experiente a explicar as regras e o jogo e ir orientado os que se perderem pelo caminho. Não estão em causa as qualidades de cada um dos jogos, mas o Catan é, de facto, muito mais leve que o Puerto Rico.

• Se o objectivo é um jogo de estratégia leve para familias, sugiro muito mais o Stone Age. É muito mais "family friendly".

Sugiro também espreitar este Rank no BGG, que apresenta uma lista dos jogos de familia, consoante o rank de escolha dos users do BGG.

As minha escolhas:

• Stone Age
  • Pandemic
  • Ticket to Ride: Europe
  • King of Tokyo
  • PitchCar
  • Formula D
  • Roll Through the Ages: The Bronze Age
  • Rallyman
  • Jamaica

Poderia ficar aqui o dia todo a fazer sugestões, mas a lista é quase infindável, dai ter colocado o link.

Nem todos os jogos são apropriados para todas as pessoas. Não me passa pela cabeça, jogar um Puerto Rico, ou um Agricola ou Caylus com a minha familia. Nada tem a ver com a qualidade do jogo. Mas comparativamente, é o mesmo que ensinar o nosso filho de 4 anos a ler, metendo-lhe o Guerra e Paz à frente e perguntar-lhe se ele gostou…

Obrigado por toda a torrente de informação. Em princípio será o Formula D e o King of Tokyo. Não sei é se este último é bom só com 2/3 jogadores…

Na minha opinião o King of Tokyo só vale a pena a partir de 4 jogadores… 5/6 é o ideal.

O Formula D é um jogo que ainda leva algum tempo… não é o meu conceito de familiar, mas haverá por certo quem diga o contrário.

O que aconselhas então para jogar com o meu filho de 9 anos e de vez em quando com a maria?

Vou limitar-me a escolher de entre os que já foram mencionados neste tópico. Todos eles têm regras fáceis de aprender e são bons jogos para âmbito familiar. Os restantes, regra geral, penso que não são muito acessíveis a uma criança de 9 anos e/ou não serão do agrado da comum "esposa/namorada". Mas cada caso é um caso e os gostos são subjectivos.

Exploradores

Keltis

Ticket to Ride Europa

Forbidden Island

Mondo

FITS

Carcassonne

Genial

Coloretto

No Gracias

6 nimmt

Escape: The Curse of Temple

Alhambra

Pandemic

Kippit

Já aqui tinha referido mas volto frisar que jogos como o Puerto Rico não são familiares. É um excelente jogo e eu gosto bastante, mas joguei-o com um grupo diversificado de pessoas "não gamers" e não agradou minimamente. Adquirir jogos desse género para jogar com crianças ou a namorada é um erro, salvo casos excecionais, pois há exceções para tudo. 

Obrigado pelas sugestões. Espero decidir até ao Natal, mas não tem que ser forçosamente assim, até porque o Monopólio é compra garantida.

O Puerto Rico também há no IPad, mas não o comprei, já que tenho o Le Havre e não percebo nadinha… :frowning:

Já o Stone Age e o Lost Cities estão fantásticos!! Para a semana dizem que pode sair o Penny Arcade ou o Smash Up! Nice!!!