Apresentação e Pedido de Ajuda :)

Boa tarde!

Sou um noob nestas andanças, e é também o meu primeiro post (espero que não o último)! Os únicos

boardgames que me lembro de jogar foram o Monopólio e o Loto(?)...
O iPad fez-me abrir o apetite para este maravilhos mundo dos boardgames. Adquiri o Carcassone e o Catan, que adoro jogar. Então o caso de fazer as contas sozinhas no Carcassone, é do melhor. :))
Gostaria de adquirir fisicamente uns jogos este Natal, e pelas buscas que fiz principalmente pelo boardgamegeek, pensei nestes jogos:
- Small World;
- Smash Up;
- Dominion;
- Summoner Wars;
- Citadels.
É importante referir que os 2/3 jogos que comprarei, são para jogar com a minha esposa, mas principalmente com o meu filho de 9 anos e meio. Portanto, que jogos aconselham para 2/3 jogadores?
O que acham da minha lista? Aconselham quais?
Obrigado desde já.

… bem vindo ao AbreOJogo e ao hobby, mesmo que por uma porta "inusitada" como o iPad.

Pessoalmente, tendo em conta que um dos alvos é uma criança de 9/10 anos acho os jogos se calhar um pouco "pesados" (os que já experimentei / conheço: small world, dominion e summoner wars), mas claro está que cada criança é diferente… talvez fosse pelo smallworld

Para três jogadores e na gama dos jogos familiares eu sugiro:

Ticket to Ride (qualquer versão)  (também disponivel em versão iPad)

Stone Age

Genial

Keltis

Exploradores (apenas 2 jogadores)

para 4 ou mais jogadores:

Dixit

já agora, e como vejo que é de Castelo Branco não posso dar a dica de vir aos encontros regulares para experimenta-los, mas há alguns sites onde se pode jogar estes jogos (pelo menos alguns deles) contra outros jogadores ou contra o computador, como o https://yucata.de (onde se pode se pode experimentar, por exemplo o Stone Age contra outros jogadores) ou o https://ingeniousgame.com/play/ (onde pode jogar o Genial contra o computador) ou o https://www.happymeeple.com onde pode experimentar o Exploradores (Lost Cities) contra o computador ou outros jogadores

Qualquer dúvida, é só apitar…

Para além dos jogos que o Nuno referiu eu sugeria mais uns quantos só para baralhar…

Boas compras e bom Natal!

Obrigado a ambos pelas sugestões. Vou ainda hoje "investigar" todos esses jogos. :))

Nuno, eu sou mais propriamente do Fundão, mas adorava ir pelo menos a um encontro em Castelo Branco. É bom saber que há encontros de boardgames tão perto. Onde fica, em que dia do mês se encontram? Têm site/facebook? Mais info, por favor. :slight_smile:

Bem -hajam!

como és do distrito de Castelo Branco… não posso convidar-te a ir aos encontros regulares… (Lisboa, Porto, Coimbra… etc…)

penso que o mais próximo que tens será o de Coimbra Abrantes… o que ainda é longe do Fundão

[quote=stormrover]como és do distrito de castelo branco… não posso convidar-te a ir aos encontros regulares… (Lisboa, Porto, Coimbra… etc…)

penso que o mais próximo que tens será o deAbrantes… o que ainda é longe do Fundão

[/quote]

Ops! Fui eu que entendi mal, tal era a minha ansiedade de haver algo perto…Abrantes não dá lá muito jeito, realmente… :frowning:

aqui à direita tens o Calendário de Eventos com uma tentativa de centralizar num só local informação sobre todos os encontros (regulares ou ocasionais) em território nacional

pois  ainda mais perto será Coimbra… mas ainda assim muito longe…

talvez haja mais jogadores na zona… e podes sempre introduzir conhecidos teus ao hobby wink, e quem sabe "fundar" um grupo aí na zona (todos, ou quase, os grupos começaram assim…)

exactamente o contrário que não existem encontros perto.

Existem em Lisboa e no Porto semanais, mensais em Aveiro e Coimbra.

Existem mais alguns encontros na zona de Lisboa.

A melhor ideia é sempre exprimentar o jogo antes. Mas não sendo possível.

Quanto aos jogos que fala:

Smash Up e Summoner Wars nunca joguei.

O Citadels apenas joguei com muita gente (5 ou 6 pessoas) e não sei se a 3 funcionará.

Dominion funciona bem a 2 e 3.

Small World joguei poucas vezes e já nem me lembro com quantos joguei.

O Carcassone e o Catan que fala poderiam também ser uma boa escolha de jogos para começar e ver as diferenças entre o jogo de tabuleiro e o Ipad.

O Genial é um grande jogo quer para 2 quer para 3 jogadores. Aconselhava também o Samurai que funciona também muito bem a 2 ou a 3.

Cada pessoa tem os seus gostos e dependendo de temas que gosta mais poderia ter jogos adequados ao número de jogadores e à idade do seu filho.

Quanto à idade 9 anos, a grande maioria dos jogos são aconselhados a partir dos 8 anos por isso penso que não existirá nenhum problema.

Jogos de cartas simples: Coloretto, 6 nimmt, No Gracias

Negociação: Chinatown

Os jogos Escape: The Curse of Temple e Mondo poderiam ser também interessantes até porque utilizam o factor "tempo" de formas bastante interessante.

Pelo calendário, haverá o LeiriaCon já em Janeiro. Sou muito bem capaz de ir. Ir a Coimbra? Bem gostava! Afinal deixei essa cidade há uns 12 anos. <3 Gostava mesmo de comprar os jogos na Diver, do amigo Paulo Amaral. 

De vez em quando ainda vou matar as saudades a Coimbra, mas há sempre tanto a fazer…

O meu filho tem 9 anos, mas acho que iria absorver muito bem jogos mais "adultos", e talvez melhor que eu! Eu bem tento ver uns tutoriais no youtube, mas fico sempre meio confuso…até mesmo vendo o Watch It Played! que acho fantástico.

Serás muito bem recebido se conseguires aparecer… o Costa (que colocou um comentário mais acima… ) é um dos organizadores…

Eu também quero ver se consigo ir, mas ainda não tenho certezas…

De qualquer forma convido-te depois a aparecer a 9-10 de Março em Lisboa para a LisboaCON :wink:

Quanto à absorção de regras… nada como ir experimentando… é diferente ver regras escritas ou mesmo videos, se não as pomos logo em prática.

Todos temos gostos diferentes e "velocidades" de absorção diferentes…

isso é uma  das coisas fantásticas deste hobby, é que existe tanta variedade que se consegue agradar a (quase) todos.

E quem sabe um dia que vá a casa dos meus sogros (concelho de Vila Velha de Rodão) não dê para combinar qualquer coisa :wink:

Se isto fosse o BGG a resposta era Case Blue.

Deixa lá… não ligues a este comentário.

Para o teu ambiente familiar, não recomendaria muito nenhuma dessas tuas escolhas…

• Small World; - muitas raças e regras de excepção podem causar confusões e dificultar a experiência
  • Smash Up; - o jogo não me parece grande coisa logo para começar…
  • Dominion; - as cartas têm texto e requer fazer combinações entre elas, não sei se seria uma boa escolha…
  • Summoner Wars; - só para 2 jogadores, cartas com muito texto…
  • Citadels. - não é adequado a 3 jogadores e pessoalmente não gosto muito (leva muito tempo para o que é)

Enviei-te algumas recomendações por email (se não recebeste vê na pasta de spam/lixo).

Mais uma vez, obrigado a todos. Tenho tanto para investigar!! :smiley:

Espero depois tirar as dúvidas neste site fantástico.

Ainda bem não estamos no BGG wink

Antes de mais bem vindo. 

Olha, eu também tenho uma filha com 9 anos. Costumo jogar com ela e com a minha esposa, pelo que a nossa situação é semelhante. E, tal como referiste, os miúdos absorvem bem jogos para idades superiores. 

O meu conselho: 

De corridas é uma boa escolha, pois são sempre dos mais divertidos: 

Powerboats (excelente jogo, simples mas com uma mecânica inovadora e que permite controlar; recomendo); 

Snow Tails (corrida de trenós com base em cartas; aqui o fator sorte é muito reduzido; está brilhantemente concebido de modo que se conduz o trenó precisamente como pretendido; ambiente de corrida bem vivo); 

Formula Motor Racing (com cartas; os carros estão sempre num corredor com posições, mas as constantes ultrapassagens proporcionadas facultam momentos de diversão bem conseguidos); 

Elas encaixaram muito bem o Alhambra (é dos favoritos delas) e também gostam do Maharaja. Ambos à base de construção de palácios. 

A miúda também gosta do Pandemic, e os meus sobrinhos (com idades de 10 e 14 anos) gostam do Ticket to Ride - Europa. 

Por certo há muitos títulos que se encaixam aí na tua casa, mas eu reportei-me somente dentro dos que tenho e que foram muito bem aceites aqui com as minhas miúdas. 

Tenho alguns jogos muito bem cotados que eu pessoalmente gosto, mas elas nem vê-los, tais como o Puerto Rico, o Shogun, ou o Conquest of Empire. 

Se pretendes adquirir jogos para jogar com a mulher e o pequenote, então não optes por jogos muito complexos ou demorados, pois depois não vão querer jogar. Vão achá-los enfadonhos. Outro aspeto que tenho sempre em consideração é o fator de dependência da língua, pois os miúdos em particular não dominam o inglês o que dificulta muito a jogabilidade. 

Pessoalmente, evito adquirir os jogos no mercado que me parecem mais apelativos para o meu gosto, porque não irão encaixar no grupo em que pretendo inseri-los. Compro com base num equilíbrio da minha preferência com a delas. Para estarem na prateleira não vale a pena. 

Boas compras. 

Obrigado Joca. Pelo que já verifiquei esses jogos já têm uns anitos. Será fácil de comprar? Onde é que costumam comprar online os jogos?

O Ticke to Ride tenho no iPad e é muito bom. O Pandemic tenho que ver uns reviews/tutoriais, parece interessante.

Ontem à noite adquiro o Small World para o iPad (já tinha visto uns videos no youtube), e achei fantástico. Vou ver se hoje consigo explicar ao meu filhote o que já aprendi com o jogo. Eu cá achei 5 estrelas! Se ele conseguir "entrar" bem no jogo, esse será um dos que vou adquirir.

Sim… arranjam-se bem a maioria dos jogos:

Em Portugal:
Jogo na Mesa
Diver

Estrangeiro com entregas "baratas" para Portugal:
Planetongames - 7.8€ (Portes Max)
Más Que Oca - 9.95€ (Portes Max)
Philibert - 8€ (Portes Max)
La PCra - 9.74€ (Portes Max)

Não esquecer a Devir ainda em Portugal…:slight_smile:

E de fora, o Amazon.co.uk tem alguns jogos e faz portes à borla na maioria… O Bookdepository faz portes à borla também mas apenas tem jogos da FFG se não estou em erro.

Devir

Morapiaf 

Runadrake (não sei se fazem venda online)

MESAboardgames

o bookdepository tem jogos da FFG e da Wizards, pelo menos...

da Amazon nunca mandei vir jogos...